a) Art 6 Às pessoas portadoras de deficiência serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas.
b) Art. 172. O servidor que responder a processo disciplinar só poderá ser exonerado a pedido, ou aposentado voluntariamente, após a conclusão do processo e o cumprimento da penalidade, acaso aplicada.
d) Art 133 § 2o A comissão lavrará, até três dias após a publicação do ato que a constituiu, termo de indiciação em que serão transcritas as informações de que trata o parágrafo anterior, bem como promoverá a citação pessoal do servidor indiciado, ou por intermédio de sua chefia imediata, para, no prazo de cinco dias, apresentar defesa escrita, assegurando-se-lhe vista do processo na repartição, observado o disposto nos arts. 163 e 164
- Independentemente da conclusão do processo administrativo-disciplinar, o servidor público poderá requerer a sua exoneração.
Errado.
O servidor público que responder a processo administrativo-disciplinar só poderá ser exonerado a pedido, ou aposentado voluntariamente, após sua conclusão e o cumprimento da penalidade, caso aplicada.
- A advertência verbal ou escrita, a suspensão, a demissão, a cassação de aposentadoria ou disponibilidade e a destituição de função de confiança ou cargo em comissão são penas disciplinares a serem impostas a servidores regidos pelo RJU/ES.
Certo.
O item apresenta, corretamente, as penalidades disciplinares descritas no Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Espírito Santo.
Art. 231 - São penas disciplinares:
I – advertência verbal ou escrita;
II – suspensão;
III – demissão;
IV – cassação de aposentadoria ou disponibilidade; e
V – destituição de função de confiança ou de cargo em comissão.
- Em inquérito administrativo, tipificada a infração disciplinar, elaborada a peça de instrução do processo, com a indiciação do servidor, este será citado para apresentar defesa escrita, no prazo de dez dias, o qual será contado em dobro se houver dois ou mais indiciados.
Errado.
A questão contraria o Artigo 265 da LC nº 46/1994.
Observe:
Art. 265 - Tipificada a infração disciplinar, será elaborada a peça de instrução do processo, com a indiciação do servidor público.
§ 1º - O indiciado será citado por mandado expedido pelo presidente da comissão para apresentar defesa escrita, no prazo de dez dias, assegurando-se-lhe vista do processo na repartição.
§ 2º - Havendo dois ou mais indiciados, o prazo será comum.
A Lei não fala nada em contar em dobro o prazo para defesa no caso de haver 02 (dois) ou mais indiciados, mas fala, somente, que o prazo será comum.