SóProvas


ID
626968
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os anônimos

   
 Na história de Branca de Neve, a rainha má consulta o seu espelho e pergunta se existe no reino uma beleza maior do que a sua. Os espelhos de castelo, nos contos de fada, são um pouco como certa imprensa brasileira, muitas vezes dividida entre as necessidades de bajular o poder e de refletir a realidade. O espelho tentou mudar de assunto, mas finalmente respondeu: “Existe". Seu nome: Branca de Neve.
     A rainha má mandou chamar um lenhador e instruiu-o a levar Branca de Neve para a floresta, matá-la, desfazer-se do corpo e voltar para ganhar sua recompensa. Mas o lenhador poupou Branca de Neve. Toda a história depende da compaixão de um lenhador sobre o qual não se sabe nada. Seu nome e sua biografia não constam em nenhuma versão do conto. A rainha má é a rainha má, claramente um arquétipo, e os arquétipos não precisam de nome. O Príncipe Encantado, que aparecerá no fim da história, também não precisa. É um símbolo reincidente, talvez nem a Branca de Neve se dê ao trabalho de descobrir seu nome. Mas o personagem principal da história, sem o qual a história não existiria e os outros personagens não se tornariam famosos, não é símbolo de nada. Ele só entra na trama para fazer uma escolha, mas toda a narrativa fica em suspenso até que ele faça a escolha certa, pois se fizer a errada não tem história. O lenhador compadecido representa dois segundos de livre-arbítrio que podem desregular o mundo dos deuses e dos heróis. Por isso é desprezado como qualquer intruso e nem aparece nos créditos.
     Muitas histórias mostram como são os figurantes anônimos que fazem a história, ou como, no fim, é a boa consciência que move o mundo. Mas uma das pessoas do grupo em que conversávamos sobre esses anônimos discordou dessa tese, e disse que a entrada do lenhador simbolizava um problema da humanidade, que é a dificuldade de conseguir empregados de confiança, que façam o que lhes for pedido.


(Adaptado de Luiz Fernando Verissimo, Banquete com os deuses) 

O autor do texto levanta a seguinte hipótese para justificar o modo pelo qual personagens como o lenhador são anônimos em muitas histórias: eles seriam vistos como responsáveis por

Alternativas
Comentários
  • uma escolha pessoal e independente = o lenhador compadecido representa 2 segundos de livre-arbítrio;
    não deixa de afrontar uma instância superior já estabelecida = que podem desregular o mundo dos deuses e dos heróis.

    Alternativa "A".
  • Alternativa A

    No trechos: Toda história depende da compaixão de um lenhador. O lenhador compadecido representa dois segundos de livre-arbítrio :deixa clara a ideia de uma escolha pessoal e independente.
    No trecho: Ele só entra na trama para fazer uma escolha, mas toda narrativa fica em suspenso até que ele faça a escolha certa, pois se fizer a errada não tem história: Deixa explícito que a escolha não deixa de afrontar uma instância superior já estabelecida. Pois trata -se de uma escolha supostamente pré definida, mas com superficial direito de escolha.

    Portanto altenativa A.



  • Por que não poderia ser a letra C ???
  • A letra C foge ao texto; decisões éticas, justiça terrena, vontade divina....Viagem pura!

    Quando o autor cita " desregular o mundo dos deuses e dos heróis" é só para dar ênfase a
    ideia de que a decisão do lenhador não poderia contrariar uma condição estabelecida.
  • Vontade divina - Deuses !!!

    Justiça terrena -  Heróis

    Marquei a letra " C" por causa disso ! 

    Mas realmente não parece haver nenhuma decisão ética.

    Interpretação ,,, sempre difícil !

    Abc,
  • O que há de errado com a letra "e" ?
  • Vamos lá!

    A) Muito bem observada pelos colegas, a resposta está no trecho "O lenhador compadecido representa dois segundos de livre-arbítrio que podem desregular o mundo dos deuses e dos heróis". Percebemos que se trata de uma escolha pessoal porque estamos falando de livre-arbítrio! E o que é o livre-arbítrio senão o poder de decidir? Mas veja só, gente, é também apenas uma coisa de dois segundinhos. É algo independente da história, percebem? É uma participação especial! Aí, para fechar a alternativa e não dar margem para recursos, a banca coloca uma ressalva: participação especial, sim, mas uma participação chave, que pode desregular a vida da protagonista inteira! Assim a alternativa fica certinha, certinha.

    B) A banca colocou palavras que "significam" rebeldia para induzir o candidato a associar a desobediência do lenhador para com a Bruxa Má com a anarquia, além de dar uma razão para o que ele fez: agradar aos deuses. Daí você pensa: poxa, esta teoria faz até sentido, não faz? Só que a alternativa está errada! Errada porque não é uma hipótese levantada pelo autor! Quando foi que ele levantou esta possibilidade?

    C) Quando você vê "decisão ética", você até diz: "Opa! Pode ter ter algo aí"... mas não tem não. O lenhador se viu diante de um dilema que envolve a ética, mas em primeiro lugar não há como deduzir que a questão divina estava na jogada; em segundo lugar ele não procurou conciliar as coisas não. Ele decidiu. Ou ele matava ou ele salvava a Branca de Neve. Não teve conciliação nenhuma! Em terceiro lugar, quando foi que o autor levantou esta hipótese, que nem está pedindo na questão? ERRADA!

    D) Irracional, minha gente? Tudo bem que foram dois segundos, mas irracional? Não vou nem discutir isto porque é outra coisa que o autor nem menciona no texto!

    E) Pelo contrário! No texto diz: "A narrativa fica em suspenso até que ele faça a escolha certa, pois se fizer a errada não tem história.". A reação do lenhador impossibilita uma sequência lógica? Não! Pelo contrário! Possibilita que a história aconteça. O autor deixa claro que se o lenhador não fizesse a escolha certa, não haveria história. Viu como o danado do lenhador é importante?
  • Eu não discordo da linha de pensamento de quem marcou a assertiva "C" pois, o enunciado da questão diz: "Personagens como o lenhador", ou seja, não necessariamente o lenhador, marquei a letra "A" porque a junguei como a mais correta, sendo que, a assertiva "C" fala em "decisões éticas" o que realmente foge ao assunto.
  • A) Uma escolha pessoal e independente (dois segundos de livre-arbítrio), que nao deixa de afrontar uma instância superior já estabelecida ( A Rainha)

    c)decisões éticas ( até que ele faça a escolha certa) basicamente preocupadas em conciliar a justiça terrena e a vontade divina ( o lenhador compadecido representa dois segundo de livre arbítrio que podem desregular o mundo dos deuses e dos herois - logo não concilia a justiça terrena e a vontade divida e sim gera a possibilidade de desregul-a-los)