SóProvas


ID
626974
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os anônimos

   
 Na história de Branca de Neve, a rainha má consulta o seu espelho e pergunta se existe no reino uma beleza maior do que a sua. Os espelhos de castelo, nos contos de fada, são um pouco como certa imprensa brasileira, muitas vezes dividida entre as necessidades de bajular o poder e de refletir a realidade. O espelho tentou mudar de assunto, mas finalmente respondeu: “Existe". Seu nome: Branca de Neve.
     A rainha má mandou chamar um lenhador e instruiu-o a levar Branca de Neve para a floresta, matá-la, desfazer-se do corpo e voltar para ganhar sua recompensa. Mas o lenhador poupou Branca de Neve. Toda a história depende da compaixão de um lenhador sobre o qual não se sabe nada. Seu nome e sua biografia não constam em nenhuma versão do conto. A rainha má é a rainha má, claramente um arquétipo, e os arquétipos não precisam de nome. O Príncipe Encantado, que aparecerá no fim da história, também não precisa. É um símbolo reincidente, talvez nem a Branca de Neve se dê ao trabalho de descobrir seu nome. Mas o personagem principal da história, sem o qual a história não existiria e os outros personagens não se tornariam famosos, não é símbolo de nada. Ele só entra na trama para fazer uma escolha, mas toda a narrativa fica em suspenso até que ele faça a escolha certa, pois se fizer a errada não tem história. O lenhador compadecido representa dois segundos de livre-arbítrio que podem desregular o mundo dos deuses e dos heróis. Por isso é desprezado como qualquer intruso e nem aparece nos créditos.
     Muitas histórias mostram como são os figurantes anônimos que fazem a história, ou como, no fim, é a boa consciência que move o mundo. Mas uma das pessoas do grupo em que conversávamos sobre esses anônimos discordou dessa tese, e disse que a entrada do lenhador simbolizava um problema da humanidade, que é a dificuldade de conseguir empregados de confiança, que façam o que lhes for pedido.


(Adaptado de Luiz Fernando Verissimo, Banquete com os deuses) 

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um elemento do texto em:

Alternativas
Comentários

  • c) Toda a história depende (precisa, necessita)  da compaixão (2º parágrafo) = toda a narrativa suscita (causa, sugere, provoca) um compadecimento.(Que se compadece; que sente compaixão; compadecedor.)

    d) É um símbolo reincidente (2º parágrafo) = simboliza uma reiteração. (reincidente e reiteração são quase sinônimos perfeitos, porém reiterar quer dizer repetir com objetivo de reafirmar, relembrar. E reincidente significa mais recair, repetir erros e crimes. Palavra muito comun no processo penal.)
  • RESPOSTA: alternativa E


    só entra na trama para fazer uma escolha (2 º parágrafo) =

    não participa do enredo senão para assumir uma opção.
  • A expressão "de bajular o poder" equivale a cortejar a instância superior não é isso? O que invalida a assertiva é a última parte. Se eu estiver equivocado, me corrigam!
  • Açodar: preciptar, apressar...  portanto, em nada assemelha-se a dividir
    Bajular: puxar saco...  enquanto cortejar é cumprimentar alguém
    suscitar: provocar, causar...
    reiterar: repetir... enquanto reincidente diz respeito a algo que se repete
  • a) "dividida entre as necessidades" é diferente de "açodada (APRESSADA) pelos desejos"

    b) "de bajular o poder e de refletir a realidade" é diferente de "de cortejar a instância superior e obliterar (APAGAR) o real" 

    c)"Toda a história depende da compaixão" é diferente de "toda a narrativa suscita um compadecimento", já que a primeira coloca a história como dependente da compaixão. Enquanto a segunda coloca o compadecimento como algo que surge/nasce a partir da narrativa. Lembrando que, no contexto, história não é o mesmo que narrativa.

    d)"reincidente" é diferente de "reiteração". O primeiro dá ideia de um fato que eacontece novamente. O segundo dá ideia de algo que é repetido, explicado, visando a memorização.

    E) certinho.