SóProvas


ID
630787
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

As sequências de figuras T, R e C são cíclicas, ou seja, repetem-se após determinado número de elementos e seguem indefinidamente repetindo, cada uma delas, o seu próprio ciclo de maneira completa e sempre na mesma ordem. A sequência T é formada por ciclos de dez figuras diferentes, cada uma delas obtida por meio da translação de um quadrado. A sequência R é formada por ciclos de oito figuras diferentes, cada uma delas obtida por meio da rotação de um quadrado congruente ao usado na sequência T. A figura inicial da sequência T e a figura inicial da sequência R são iguais, ou seja, o quadrado está exatamente na mesma posição.

A figura inicial da sequência C é igual à figura inicial das outras duas sequências, e as demais figuras de C são obtidas pela composição dos movimentos de translação e de rotação que acontecem nas outras duas sequências. Por exemplo, a 2a figura da sequência C é uma figura composta pelo movimento de translação efetuado na obtenção da 2a figura da sequência T e pelo movimento de rotação efetuado na obtenção da 2a figura da sequência R, e assim sucessivamente, cada elemento de C compondo os movimentos correspondentes das sequências T e R.

Observando essa lei de formação da sequência C, pode-se concluir que a 5a figura do ciclo da sequência R realizará composições, para formar figuras de C, com

Alternativas
Comentários
  • Começando pelo final dos ciclos:
      T  |  R
          ...
      5  |  5  (quinto ciclo de R)
          ...
      8  |  8
      9  |  1  (reinicia o ciclo de R)
    10  |  2
      1  |  3  (reinicia o ciclo de T)
      2  |  4
      3  |  5  (quinto ciclo de R mais uma vez)
     
    Ou seja, já vimos que o quinto ciclo de R já bate com o quinto e o terceiro de T. Já é suficiente parar por aqui, pois somente a alternativa D apresenta essas opções.
     
  • Usei outro raciocínio :
    Na verdade, como R rotaciona e conclui seu ciclo em 8 etapas, temos que, a cada 2 etapas de R temos figuras iguais, pois um quadrado rotacionado é igual a um outro sem rotacionar.
    Portanto, as 1°, 3° ,5° ,7° e 9° figuras de R são iguais e podem, portanto, combinar com as 1°, 3° ,5° ,7° e 9° figuras de T p/ formarem as figuras respectivas de C.
  • Jorget, o segredo dessa quesrão é ter mais imagiação que o Walt Disney rs
    Você tem de perceber que, apesar do texto ser muito longo, o que importa é o seguinte: as figuras giram simultaneamente, e no começo isso é tranquilo: a casa 1 de T corresponde à casa 1 de R, a casa 2 de T à 2 de R e assim sucessivamente...
    O problema é que
    T tem 10 figuras e R tem apenas 8, então quando chegar à 9ª figura de T essa corresponderá à 1ª figura de R novamente. Aí é só você botar no papel e ver que a casa 5 de R, justamente por ter menos casas que T, vai cair nas casas 1, 3, 5, 7 e 9 de T antes de voltar ao ciclo normal e começar tudo novamente.


    Gabarito: D