SóProvas


ID
630880
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No âmbito da convergência de redes de comunicação, o IETF (Internet Engineering Task ForceI) define a Emulação Pseudowire ponto-a-ponto como um mecanismo que emula os atributos essenciais de serviços

Alternativas
Comentários
  • Segundo a definição do Internet Engineering Task Force (IETF), a emulação pseudowire ponto-a-ponto (PWE3) é um mecanismo que emula os atributos essenciais de serviços como ATM, Frame Relay ou Ethernet sobre uma rede comutada de pacotes (PSN).

     

    As funções que devem ser desempenhadas para esta emulação incluem o encapsulamento dos serviços específicos (PDU’s – Protocol Data Unit) que chegam por uma porta de acesso à rede e são então direcionados através de um trajeto específico ou um túnel virtual criado para a conexão.

  • Emulação Pseudowire, que permite que serviços ditos legados TDM, Frame Relay e ATM sejam transportados por uma conexão virtual ponto-a-ponto através de um mesmo circuito em redes IP/Ethernet até seus assinantes. 
  • O que é pseudowire TDM?

    A emulação pseudowire (PW) é um método para transmissão de qualquer protocolo de Camada 2 sobre redes comutadas por pacotes. Ele permite conexão perfeita entre dois elementos de rede criando links lógicos, ou túneis virtuais, através da rede de pacotes. No pseudowire TDM, os fluxos de transmissão para E1, T1, E3, ou T3 são encapsulados em pacotes ao entrarem na rede e, então, reconstruídos na saída do pseudowire, onde a informação de relógio também é regenerada. Como resultado, tráfego em tempo real é transportado transparentemente sem distorção, evitando as complexidades de traduzir dados de sinalização e, ao mesmo tempo, assegurando que os critérios de sincronização foram atendidos.

    Fonte: http://portuguese.rad.com/20/12434/

  • Belos comentários acima explicando o que é Pseudowire. Porém, quando fui responder, eu não fazia ideia do que seria.

    Então, como resolver? Usando a lógica!

    A partir do momento que você sabe que ATM, Frame Relay e Ethernet utilizam a comutação por pacotes não há motivo para chutar outra coisa
  • Caro Bruno, discordo de você pois o ATM utiliza a comutação por células. Agora o que é posto na questão é que o Pseudowire emula o ATM, Frame Relay e Ethernet sobre uma rede comutada de pacotes.
    Se você continuar chutando achando sempre que o ATM e o Frame Relay utilizam a comutação por pacotes sempre irá errar esse tipo de questão. Acertou essa por pura coincidência.

    Boa sorte à todos!
  • Discordo da colega Mari Carvalho , pois ATM, Frame Relay e Ethernet utilizam a comutação por pacotes conforme descrito pelo Bruno. No caso do ATM o PDU é comutação por células.

    ha dois tipos de Comutação - Por Circuito e por Pacotes

    Na comunicação de dados por meio de comutação de circuitos, há a formação de uma conexão dedicada entre quaisquer dois pontos da rede que se estão comunicando. Exemplo o servico de telefonia (PSTN).

    Na comutação de pacotes, a comunicação pode ser via datagramas(sem conexao) ou circuitos virtuais(orientaodo a conexao).

    Na comunicação via circuito virtual,a rota é estabelecida antes de cada mensagem ser enviada, e pacotes de uma mesma mensagem seguem necessariamente a mesma rota.

    Na comunicação via datagramas, durante uma conexão, os pacotes podem seguir diferentes rotas até o destino.

    ATM , Frame Relay e MPLS utilizam comutação de pacotes com comunicação por circuitos virtuais(orientaodo a conexao).OBS: Nao confundir circuitos virtuais com comutacao por circuitos.

    PDUs - ATM (comutação por células)

               - Frame Relay (comutação por pacotes)

               - MPLS (Label ou Rotulo)

    Fonte Professor walter cunha do provasdeti.com.br 

  • Pseudowire é o mecanismo que emula varios serviços de telecom numa rede comutada por pacotes do tipo Ethernet, IP ou MPLS. Os serviços emulados podem incluir o frame relay, ATM, TDM e o próprio Ethernet: https://tools.ietf.org/html/rfc3985

    a) de redes de pacotes IP e MPLS/IP sobre uma rede comutada de circuitos.

     b) como ATM, Frame Relay ou Ethernet sobre uma rede comutada de circuitos.

     c) de redes de pacotes IP e MPLS/IP sobre redes ATM, Frame Relay ou Ethernet. O contrário, redes ATM, Frame Relay e Ethernet sobre redes IP ou MPLS

     d) como ATM, Frame Relay ou Ethernet sobre uma rede comutada de pacotes.

     e) como ATM, Frame Relay ou serviços de redes como MPLS/IP sobre redes comutadas de circuitos ou de pacotes.