SóProvas


ID
630892
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre redes SAN, considere:
I. O modelo do Fibre Channel define uma arquitetura de cinco camadas para o transporte dos dados pela rede, cabendo às camadas inferiores, FC-1 e FC-0, o real transporte dos dados através da rede.

II. Fibre Channel pode trabalhar com várias classes de serviço, entre as quais, um serviço de conexão dedicada entre dois pontos com confirmação de entrega do quadro e outro onde a conexão não é dedicada e não há confirmação de entrega do quadro.

III. Como o FCP no Fibre Channel, a tarefa básica do iSCSI é encapsular os comandos SCSI, estados, e os dados, tornando a transação entre os clientes e alvos no iSCSI bastante similar à transação do FCP.

IV. O SAN é uma rede de dispositivos que conectam vários clientes e dispositivos de armazenamento, através de múltilplos caminhos que protegem contra falha de um caminho entre cliente e um dispositivo de armazenamento.
É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Pelo visto questão tirada daqui : http://www.concursopedia.com/Arquitetura_de_Armazenamento.


    Eu masquei a resposta A, porque na questao IV ele fala "conectam vários clientes", mas não seriam servidores ?  Se alguém puder confirmar, agradeço.
  • Isaú, o termo "clientes" e "servidores" no cenário descrito na questão são sinônimos e tanto um quanto outro pode ser usado sem problemas.

    Em questões de concurso, quase sempre (infelizmente) somos obrigados a abstrair os detalhes.
  • Marquei a letra A, por entender que para ser SAN não precisa ser através de múltiplos caminhos como é o caso da topologia Ponto a Ponto. Isso é o que dá em procurar chifre em cabeça de cavalo.    Em nenhum momento, a questão afirmou que para existir SAN precisa ter caminhos múltiplos.
  • Quais as camadas do Fibre Channel que fazem o transporte através da rede. Em alguns lugares texto vi que é da FC0 a FC2 e aqui diz que é apenas a FC0 e FC1.
    Alguém saber dizer se é o entendimento da banca ou a teoria é essa mesmo.

    Desde já agradeço pela ajuda.
  • Na verdade, a questão foi tirada do site:  http://www.gta.ufrj.br/grad/08_1/san/index.html
  • Camadas do Fibre Channel
    O modelo do Fibre Channel define uma arquitetura de múltiplas camadas para o transporte dos dados pela rede. No total são cinco camadas, numeradas de FC-0 a FC-4. A camada superior estabelece a interface entre o Fibre Channel e aplicativos de nível superior. O FC-3 está em desenvolvimento e poderá incluir funções para criptografia e compressão de dados. A camada FC-2 define como os blocos de dados enviados dos aplicativos de nível superior serão segmentados em uma seqüência de quadros para serem repassados para a camada de transporte. Essa camada inclui ainda classes de serviços e mecanismo para controle de fluxo. As camadas inferiores, FC-1 e FC-0, concentram-se no real transporte dos dados através da rede. O FC-1 é responsável pela codificação e decodificação de dados para que seja transmitida a velocidade gigabits e define a estrutura de comandos para o acesso do meio. FC-0 estabelece padrões para vários tipos de meios, extensão permitida, e sinalização
    Classes de Serviços
    Para assegurar um transporte de dados apropriado, aplicações podem requer diferentes tipos de garantia de entrega, largura de banda disponível e conectividade entre dois pontos comunicantes.
    Classe 1 é um serviço de conexão dedicada entre dois pontos comunicantes com confirmação de entrega do quadro, acknowledgment (ACK).
    Classe 2 é um serviço onde a conexão não é dedicada entre os pontos comunicantes, mas é confirmada a entrega do quadro.
    Classe 3 é um serviço onde a conexão não é dedicada e nem é confirmada a entrega do quadro.
    Classe 6 é um serviço multicast, transmissão simultânea para várias estações de trabalho, com acknowledgment.
    Classe F é usada em comunicações switch-to-switch ou switch-to-bridge.
    iSCSI
    O Internet SCSI (iSCSI) é um Protocolo de Transporte SCSI e que foi desenvolvido para facilitar a comunicação de blocos de dados entre origem-destino através de redes TCP/IP.
    Como o FCP no Fibre Channel, a tarefa básica do iSCSI é encapsular os comandos SCSI, estados, e os dados. A transação entre os clientes e alvos no iSCSI e bastante similar a transação do FCP.
    O Que É SAN?
    Um storage area network (SAN) é um rede de dispositivos que conectam vários clientes e dispositivos de armazenamentos. Portanto, no SAN existem vários caminhos disponíveis para o transporte de dados entre dois pontos.
     
    Fonte: http://www.gta.ufrj.br/grad/08_1/san/san_a.html

  • FC4 – Protocol-mapping layer, in which application protocols, such as SCSI, IP or FICON, are encapsulated into a PDU for delivery to FC2.

    FC3 – Common services layer, a thin layer that could eventually implement functions like encryption or RAID redundancy algorithms; multiport connections;

    FC2 – Network layer, defined by the FC-PI-2 standard, consists of the core of fibre channel, and defines the main protocols; port to port connections;

    FC1 – Data link layer, which implements line coding of signals;

    FC0 – PHY, includes cabling, connectors etc.;