Camadas do Fibre Channel
O modelo do Fibre Channel define uma arquitetura de múltiplas camadas para o transporte dos dados pela rede. No total são cinco camadas, numeradas de FC-0 a FC-4. A camada superior estabelece a interface entre o Fibre Channel e aplicativos de nível superior. O FC-3 está em desenvolvimento e poderá incluir funções para criptografia e compressão de dados. A camada FC-2 define como os blocos de dados enviados dos aplicativos de nível superior serão segmentados em uma seqüência de quadros para serem repassados para a camada de transporte. Essa camada inclui ainda classes de serviços e mecanismo para controle de fluxo. As camadas inferiores, FC-1 e FC-0, concentram-se no real transporte dos dados através da rede. O FC-1 é responsável pela codificação e decodificação de dados para que seja transmitida a velocidade gigabits e define a estrutura de comandos para o acesso do meio. FC-0 estabelece padrões para vários tipos de meios, extensão permitida, e sinalização
Classes de Serviços
Para assegurar um transporte de dados apropriado, aplicações podem requer diferentes tipos de garantia de entrega, largura de banda disponível e conectividade entre dois pontos comunicantes.
Classe 1 é um serviço de conexão dedicada entre dois pontos comunicantes com confirmação de entrega do quadro, acknowledgment (ACK).
Classe 2 é um serviço onde a conexão não é dedicada entre os pontos comunicantes, mas é confirmada a entrega do quadro.
Classe 3 é um serviço onde a conexão não é dedicada e nem é confirmada a entrega do quadro.
Classe 6 é um serviço multicast, transmissão simultânea para várias estações de trabalho, com acknowledgment.
Classe F é usada em comunicações switch-to-switch ou switch-to-bridge.
iSCSI
O Internet SCSI (iSCSI) é um Protocolo de Transporte SCSI e que foi desenvolvido para facilitar a comunicação de blocos de dados entre origem-destino através de redes TCP/IP.
Como o FCP no Fibre Channel, a tarefa básica do iSCSI é encapsular os comandos SCSI, estados, e os dados. A transação entre os clientes e alvos no iSCSI e bastante similar a transação do FCP.
O Que É SAN?
Um storage area network (SAN) é um rede de dispositivos que conectam vários clientes e dispositivos de armazenamentos. Portanto, no SAN existem vários caminhos disponíveis para o transporte de dados entre dois pontos.
Fonte: http://www.gta.ufrj.br/grad/08_1/san/san_a.html