-
Fonte: www.cfc.org.br/sisweb/sre/docs/RES_1203.doc
A52. Em decorrência das limitações inerentes de uma auditoria, há um risco inevitável de que algumas distorções relevantes das demonstrações contábeis não sejam detectadas, embora a auditoria seja adequadamente planejada e executada em conformidade com as normas de auditoria.
-
O enunciado diz:
o fato do Auditor não ter tomado conhecimento de eventos futuros ou condições adicionais que possam interromper a continuidade da entidade, demonstra que.
Por quais motivos o auditor não tomou conhecimento de eventos futuros?
Que há riscos inevitaveis sabemos, porém é necessário saber se houve omissão de informações por parte da direção da empresa ou se na fase de planejamento houve inércia do auditor em não detectar as informações relevantes sobre esses eventos.
No caso o enunciado não é claro, pode ser a alternativa (a)
-
Interessante o enunciado por completo (http://www.oas.org/juridico/portuguese/mesicic3_bra_res1203.pdf)
A52. Em decorrência das limitações inerentes de uma auditoria, há um risco inevitável de que algumas distorções relevantes das demonstrações contábeis não sejam detectadas, embora a auditoria seja adequadamente planejada e executada em conformidade com as normas de auditoria. Portanto, descoberta posterior de uma distorção relevante das demonstrações contábeis, resultante de fraude ou erro, não indica por si só, uma falha na condução de uma auditoria em conformidade com as normas de auditoria.
Contudo, os limites inerentes de uma auditoria não são justificativas para que o auditor se satisfaça com evidências de auditoria menos que persuasivas. Se o auditor executou ou não uma auditoria em conformidade com as normas de auditoria é determinado pelos procedimentos de auditoria executados nas circunstâncias, a suficiência e adequação das evidências de auditoria obtidas como resultado desses procedimentos e a adequação do relatório do auditor com base na avaliação dessas evidências considerando os objetivos gerais do auditor.
-
Só para complementar os estudos !
O que seria o risco de distorção relevante ?
Resposta : é o risco de que as demonstrações contábeis contenham distorção relevante ANTES DA AUDITORIA. Em outras palavras, são os riscos que independem da ação do auditor.
Fonte : Auditoria - Teoria e Exercicios comentados - 3° ed. rev., atual. e ampl. Davi Barreto, Fernando Graeff. ( pg 53)
-
Letra C.
Complementando: Devido às limitações inerentes à auditoria,existe risco inevitável de que as distorções relevantes resultantes de fraude e, em menor grau, de erro possam deixar de ser detectadas.