Segundo NBC TA 500
A53. O auditor pode decidir que será mais apropriado examinar toda a população de itens que constituem uma classe de transações ou saldo contábil (ou um estrato dentro dessa população). É improvável um exame de 100% no caso de testes de controles; contudo, é mais comum para testes de detalhes. Um exame de 100% pode ser apropriado quando, por exemplo:
a população constitui um número pequeno de itens de grande valor;
há um risco significativo e outros meios não fornecem evidência de auditoria apropriada e suficiente; ou
a natureza repetitiva de um cálculo ou outro processo executado automaticamente por sistema de informação torna um exame de 100% eficiente
quanto aos custos.
Gabarito: c
"It's under high pressure that diamonds are made."
Letra A: Falso. A amostragem não é obrigatória, é apenas mais uma opção de ferramenta para coleta de evidências. Se for viável, o auditor pode decidir examinar 100% dos itens.
Letra B: Falso. O item A53 da NBC TA 500 assim aponta... É improvável um exame de 100% no caso de testes de controles; contudo, é mais comum para testes de detalhes.
Letra C: Verdadeiro. Transcrição literal de trecho do item A53 NBC TA 500. Uma das razões que inviabilizam o exame de 100% é o custo x benefício. Mas se há um sistema informatizado capaz de examinar todas as operações temos aí uma excelente relação custo benefício. Temos uma segurança maior uma vez que são avaliadas eletronicamente todas as operações e ao mesmo tempo sem necessidade de incorrer em custos ou tempo adicionais.
Letra D: Falso. Populações grandes inviabilizam o exame de 100%.
Letra E: Falso. Se outros meios fornecem evidência confiável, qual a razão em utilizar o mais dispendioso? Nenhuma.
Resposta C