SóProvas


ID
639889
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Assinale a opção correta com relação a aspectos de forma, segundo as normas de comunicação oficial.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a alternativa (A) apontada como correta está equivocada pois no Manual de Redação da Presidência da República diz:
    2.2. Fechos para Comunicações
    O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. Os modelos para fecho que vinham sendo utilizados foram regulados pela Portaria no 1 do Ministério da Justiça, de 1937, que estabelecia quinze padrões. Com o fito de simplificá-los e uniformizá-los, este Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial:

    a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República:
    Respeitosamente,
    b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior:
    Atenciosamente,
     
    Ficam excluídas dessa fórmula as comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito e tradição próprios, devidamente disciplinados no Manual de Redação do Ministério das Relações Exteriores.


    OU SEJA, NÃO SÃO APENAS RESPEITOSAMENTE E ATENCIOSAMENTE QUE SE UTILIZAM NOS FECHOS DAS REDAÇÕES OFICIAIS, EXISTEM OS CASOS ESPECÍFICOS ELABORADOS PELO MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES!!!
    ALGUEM SABE EXPLICAR ISSO??
    •  a) Nas mais diversas comunicações oficiais, empregam-se apenas dois tipos de fecho: Respeitosamente e Atenciosamente. ---------->  Correta.
    •  
    •  b) O texto das correspondências oficiais deve ser dividido em duas partes: introdução e conclusão -----> Incompleta, existem três documentos que se diferenciam pela finalidade: aviso, ofício e memorando embora tenham finalidades diverças possuem formas indênticas. Todo o documento oficial tem que ter uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão.  
    •  c) Não se emprega, atualmente, a formatação da correspondência oficial conforme o padrão ofício. Errada ----> são as formas de diagramação ------>       Os documentos do Padrão Ofício
    •  d) A identificação do signatário é obrigatória nas correspondências oficiais assinadas por toda e qualquer autoridade.----> A mensagem, como os demais atos assinados pelo Presidente da República, não traz identificação de seu signatário. Errada
    •  e) As mensagens enviadas por correio eletrônico devem seguir a mesma padronização rígida de forma e estrutura das mensagens impressas -------> Errada -----> Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.
  • Galera,
    Particularmente, não concordo com o gabarito.

    Há o requerimento, correspondência oficial onde o fecho é Nesses termos pede deferimento, podendo inclusive valer-se de sua forma reduzida: NTPD.

    Mas é o CESPE, né?
  • Prezados, neste caso é a regra geral, as exceções colocadas pelos Srs., como falamos de CESPE, o que está incompleto é correto.
  •  E como você explicaria a Q70766?

    O fecho das comunicações é obrigatório em qualquer tipo de documento oficial e restringe-se a apenas dois: Respeitosamente e Atenciosamente, a depender da relação hierárquica existente entre o remetente e o destinatário.

     Gabarito CESPE: ERRADA!]

    Ou seja, a CESPE considerou o que foi dito acima: há o relatório, o parecer, o requerimento, a ata e muitos outros que não seguem esses padrões. Acredito que não se possa falar: "Nesse caso é regra geral". Qual seria o ESSE CASO?

      Acontece que a CESPE é indecisa em relação a isso. E isso sim é que é ERRADO!!!

  •  
    Lorena, não necessariamente a estrutura é introdução, desenvolvimento e conclusão. Veja:
     
    O aviso, o ofício e o memorando devem conter as seguintes partes:
    (..)
    (..)
    (..)
    e) texto: nos casos em que não for de mero encaminhamento de documentos, o expediente deve conter a
    seguinte estrutura:
    – introdução,(..);
    –  desenvolvimento, (..);
    – conclusão, (..);
     
    Já quando se tratar de mero encaminhamento de documentos a estrutura é a seguinte:
    – introdução, (..);
    – desenvolvimento, (..)
    Ou seja, nesse caso, NÂO tem conclusão!
     
    O erro da questão tá em afirmar q 'deve ser dividido'; o correto seria 'pode'.
    Fonte: MRPE
  • Segue o trecho do manual de redação da presidência da república

    2.2. Fechos para Comunicações

    O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. Os modelos para fecho que vinham sendo utilizados foram regulados pela Portaria no 1 do Ministério da Justiça, de 1937, que estabelecia quinze padrões. Com o fito de simplificá-los e uniformizá-los, este Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial:
    a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República:
                                   Respeitosamente,
    b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior:
                                   Atenciosamente,
                    Ficam excluídas dessa fórmula as comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito e tradição próprios, devidamente disciplinados no Manual de Redação do Ministério das Relações Exteriores.

    Sendo assim questão A) correta.
  • Concordo que a alternativa 'A' esteja correta, mas acho que a opção 'D' também está, pois a identificação do signatário é obrigatória nas correspondências oficiais assinadas por toda e qualquer autoridade. Segundo o Manual da Redação:

     
    Identificação do Signatário

            Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura. 

    OU SEJA: até a Presidenta da República assina, o que não terá especificado será o cargo dela.

  • Pessoal o examinador pecou nesta questão, aparti do momento que restrigiu a letra "A", e no meu ponto de vista a letra "D" está correta.

    Bons Estudos!!!
  • Caro colega Caco,
    a Q70766 está errada pois diz que o fecho das comunicações é obrigatório em qualquer tipo de documento oficial. Uma ata, por exemplo, não necessita de fecho. Como regra geral temos apenas dois tipos de fecho - atenciosamente e respeitosamente.
  • Para mim a alternativa A está incorreta, pois existem mais tipos de fechos e o "fecho saudação" que só pode ser atenciosamente ou respeitosamente variando de acordo com a hierarquia.
  • A questão apresenta cinco diferentes alternativas.

    A letra (B) está incorreta porque o texto é dividido em introdução, desenvolvimento e conclusão (em texto de Padrão Ofício).

    Em (C) "não deve haver abuso no uso de negrito, itálico, sublinhado, letras maiúsculas, sombreado, sombra, relevo, bordas ou qualquer outra forma de formatação que afete a elegância e a sobriedade do documento". Na verdade, se emprega a formatação sim, porém sem haver abusos.

    Em (D) "excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura". Apenas os documentos assinados pelo Presidente da República não são contemplados com a identificação do signatário.

    Em (E), a verdadeira informação é "um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial".


    A resposta correta é a letra (A).
  • Só quem pode assinar é o Presidente da República!

    Focado e com Fé!