SóProvas


ID
639919
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Al Qaeda, organização que se notabilizou pelos ataques de 11 de setembro de 2001 aos Estados Unidos da América, caracteriza-se

Alternativas
Comentários

  • Correta letra D!!!!

    O grupo usa de violência terrorista em todo o mundo e contra civis, se notabilizou com o ataque de 11 de setembro ás torres gêmeas.

    Formado principalmente por muçulmanos e árabes, a organização Al Qaeda (a base, em árabe) foi criada nos anos 80 para defender o território do Afeganistão contra a ocupação das tropas russas que instauraram o regime socialista no país.
     
    Os Estados Unidos, que lideravam o bloco capitalista, forneciam ajuda financeira à organização para expulsar as tropas. Sob a liderança de Bin Laden, a Al Qaeda passou a recrutar guerrilheiros muçulmanos para dar continuidade à luta armada.
     
    O rompimento com os Estados Unidos aconteceu depois da invasão norte-americana à Arábia Saudita, durante a guerra contra o Iraque, nos anos 90. Bin Laden foi expulso da Arábia Saudita pelo governo e passou a investir em ataques organizados contra os Estados Unidos. Em 1998, a organização assumiu a autoria da explosão de duas embaixadas americanas na África oriental (224 mortos) e, em 2001, foi responsável pelo ataque aéreo que derrubou as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, e parte do Pentágono, nas proximidades de Washington.
  • Formado principalmente por muçulmanos e árabes, a organização Al Qaeda (a base, em árabe) foi criada nos anos 80 para defender o território do Afeganistão contra a ocupação das tropas russas que instauraram o regime socialista no país.

    Os Estados Unidos, que lideravam o bloco capitalista, forneciam ajuda financeira à organização para expulsar as tropas. Sob a liderança de Bin Laden, a Al Qaeda passou a recrutar guerrilheiros muçulmanos para dar continuidade à luta armada.

    O rompimento com os Estados Unidos aconteceu depois da invasão norte-americana à Arábia Saudita, durante a guerra contra o Iraque, nos anos 90. Bin Laden foi expulso da Arábia Saudita pelo governo e passou a investir em ataques organizados contra os Estados Unidos. Em 1998, a organização assumiu a autoria da explosão de duas embaixadas americanas na África oriental (224 mortos) e, em 2001, foi responsável pelo ataque aéreo que derrubou as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, e parte do Pentágono, nas proximidades de Washington.

  • É muito fácil COPIAR E COLAR e nem ao menos exibir a fonte da matéria.
    Fonte dos dois comentários acima: educacao.uol.com.br/historia

    Eu falo mesmo!

     

  •      A Al Qaeda,cujo significado é "A base",pode ser descrita como uma organização terrorista global de fundamentalismo islâmico,sendo seu fundador Usama Bin Laden.
          Atualmente,os objetivos principais da Al Qaeda são:difundir ideias islâmicas,acabar com diversos regimes nos países muçulmanos e destruir os poderes,especialmente Ocidentais,que tentam infiltrar-se no mundo muçulmano.Atentados como o 11 de setembro e aos trens de Madrid são provas de como a Al Qaeda age e como tem conseguido espalhar o medo pelo mundo.
         A Al Qaeda é um grupo terrorista que possui um líder e alguns membros com maior autoridade em sua "cúpula".
         Existem também diversos tipos de agentes,sendo a principal divisão entre "agentes sofisticados"(lidam com dados de informação militar,escolhem alvos,cuidam da segurança e fazem bombas) e os "bons muçulmanos"(não são especialistas em nada,sendo a melhor coisa que oferecem ao grupo é seu conhecimento do idioma e costumes onde o atentado será aplicado).Estes últimos,geralmente rapazes identificados nas mesquitas,são descartáveis e recrutados para agir somente na fase de implementação de um ataque,raramente se juntando formalmente ao grupo.
         (Retirado de um artigo de Gilberto Sarfati e Gabriela Toutin-Fundação Álvares Penteado).

           Então,a alternativa correta é a alternativa D que diz que é uma prática sistemática de violência e indiscriminada em diversos atentados.
           Bom,espero que  tenha ajudado você que está assim como eu na luta de passar em um concurso público concorrido com o objetivo de ter uma vida de qualidade e estabilizada.BONS ESTUDOS!!!!!

        

  • Excelente comentário Débora. Ajudou bastante! Obrigada!
  • Al-Qaeda é uma organização fundamentalista islâmica internacional, constituída por células colaborativas e independentes que visariam, SUPOSTAMENTE, a reduzir a influência não-islâmica sobre assuntos islâmicos.

    Formada por militares fundamentalistas islâmicos, em vários países,  criada por Osama Bin Laden em 1989, um saudita que lutava contra a invasão Soviética no território do Afeganistão. Osama Bin Laden era o grande responsável pela captação de recursos financeiros e recrutamento. A resistência dos afegãos tinha o apoio dos Estados Unidos, que forneciam armas e treinamentos para os militares locais.

     


    Motivado pela ideia de que os Estados Unidos realizava uma política de opressão aos muçulmanos, Bin Laden intensificou sua campanha terrorista contra os ocidentais, em especial os Estados Unidos. O grande “marco” de autoria da Al-Qaeda foram os atentados de 11 de setembro de 2001, em Nova Iorque e Washington. Imediatamente, ocorreu a intervenção estadunidense no Afeganistão. Porém, nessa ocasião, Bin Laden, “estranhamente” não foi encontrado, e a organização continuava a operar clandestinamente.


    O fato é que, os Estados Unidos utilizam a Al-Qaeda para justificar uma série de intervenções militares em outros países, como por exemplo, no Afeganistão, quando na verdade, trata-se de estratégias geopolíticas. Somente após quase uma década da invasão no Afeganistão, Bin Laden foi capturado e morto por um comando especializado da Marinha dos Estados Unidos na cidade de Abbottabad, próximo a Islamabad, capital do Paquistão, conforme pronunciamento do atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

     

    No entanto, quando o exército estadunidense se propôs a capturar Saddam Hussein, rapidamente a missão obteve êxito. Portanto, essa relação histórica entre Estados Unidos e Al-Qaeda necessita de uma análise criteriosa e, não somente, de concepções formadas através de meios de comunicação tendenciosos.


    #Ficaadicacompanheiros.

    Fonte: 
    http://www.brasilescola.com/geografia/al-qaeda.htm
  • Eu já cai nessa questão três vezes e sempre respondo pela alternativa D.
  • O que eu acho mais repugnante aqui são pessoas que copiam de sites como ponto, EVP, etc. ou mesmo matérias e colocam como se tal comentário lhes pertencesse. Citem suas fontes amigos, afinal, só estão enganando a vocês mesmos.

  • Pelo que já li a respeito, vou tentar argumentar porque as outras alternativas estão erradas. Se eu me equivocar, corrijam-me por favor. 

    a) Errada.  
     As ações da Al Qaeda não são dirigidas exclusivamente contra países ocidentais. Se pesquisarem a respeito, verão que essa organização terrorista já cometeu atos de violência contra países até de sua própria região geográfica. 
     b) Errada. 
     As ações da Al Qaeda têm conotações políticas e ideológicas sim. 
     c) Errada. 
     Alvos civis não são poupados. 
     d) correta. 
     e) Errada. 
     Não há nenhuma legitimação nos atos terroristas da Al Qaeda.