SóProvas


ID
643258
Banca
FCC
Órgão
TCE-PR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A mudança acontece, sempre aconteceu e acontecerá. Ela está hoje acontecendo mais depressa do que nunca. Para ajudar as organizações a reagir às iniciativas de mudança, processos de mudança e mudanças de cultura, os gerentes de linha e os profissionais de RH precisam dominar tanto a teoria quanto a prática desses processos. Como campeões de mudança, os gerentes de linha devem se responsabilizar pela realização de quatro metas que são:

1. Ajustar a cultura interna à desejada identidade de mercado.
2. Compreender o processo para a criação de uma mentalidade comum. 3. Possuir um modelo de mudança que seja utilizado em toda a empresa.
4. Manter a pressão sobre a empresa para que esta reaja à mudança.

Em relação à 4a meta, isso deve ocorrer mesmo em meio a

Alternativas
Comentários
  • Alguém me explica isso?
  • Também não faço a menor idéia de onde surgiu essa questão...
  • Galera, realmente a questao esta correta, mas meio estranha...

    Segue um achado do artigo:
    Os campeões de Recursos Humanos inovando para obter os melhores resultadosfonte: http://pt.shvoong.com/business-management/management/1680167-os-campe%C3%B5es-recursos-humanos-inovando/

    Depois de analisada e identificadas as divergências, pode-se criar uma nova mentalidade. Quando os profissionais de RH ajudam os executivos a passar por esses fatores de sucesso, devem elaborar um plano de ação para implementar a mudança. A gestão de mudança da cultura tornou-se um dos novos conjuntos de expectativas sustentadas em relação aos profissionais de RH. As práticas de RH tradicionais (como, por exemplo, contratação, treinamento) devem hoje ser complementadas por práticas que garantam a mudança de cultura, já é hora de formar confiança na nova compreensão de que a mudança de cultura pode ocorrer e de fato ocorre. Ela é importante. Pode ser definida. Pode acontecer. Quando os profissionais de RH passarem a ser agentes de mudança, a conceber e administrar tanto a capacidade de mudança, quanto à mudança de cultura, precisarão dominar tanto a teoria quanto à prática desse processo.
    Em particular, como campeões da mudança, os gerentes de linha devem se responsabilizar pela realização das seguintes metas:
    · Ajustar a cultura interna à desejada identidade de mercado.
    · Compreender o processo para a criação de uma mentalidade comum.
    · Possuir um modelo de mudança que seja utilizado em toda a empresa.
    · Manter a pressão sobre a empresa para que esta reaja à mudança, mesmo em meio à criação de novas estratégias.

    Espero ter ajudado..
  • Alguém poderia me explicar como se estuda para Gestão de Pessoas?
    Sinceramente... quanto mais estudo nessa matéria, erro mais!
    E outra... essa disciplina me parece a coisa mais "senso comum" que existe. A impressão que eu tenho é que determinada questão (se é que isso pode ser chamada de uma questão) simplesmente brotou da cabeça de alguém...
    Para mim, se existe matéria que não deveria ser cobrada em concurso é essa... :S

    Mas fica o pedido de ajuda: coma estudar para isso? Comprando livro do Chiavenato? Acho que nem assim, hein?
  • Cara, o jeito de estudar é fazendo questões e lendo TODOS os teóricos da área.
    No caso da FCC você tem que ler publicações em blogs e monografias de conclusão de curso e torcer pro examinador não sofrer de nenhum surto psicótico... :D
  • Alternativas (A), (B), (D); (E): essas variáveis extrapolam o escopo de atuação dos gerentes de linhas. Por exemplo, um gerente de linha não tem influência direta nas transformações acionárias e não poderá responsabilizar-se pelas mudanças em meio à uma transformação acionária, e assim sucessivamente para as demais. Errada!
      (C) criação de novas estratégias: chamamos de agente de mudança a pessoa de dentro ou fora da organização que conduz ou guia o processo de mudança em uma situação organizacional e detém o papel de quem inicia o processo e ajuda a fazer a mudança acontecer, independente da criação de novas estratégias. Os gerentes de linha estão se tornando agentes de mudanças dentro das organizações, e para se tornarem facilitadores desse processo devem incentivar as etapas de descolgelamento,mudança e recongelamento.

    Ponto dos concursos - Professoras Angélica e Mariana
  • Bem-vindo ao Clube, Bruno!
    O conteúdo de gestão de pessoas é simplesmente intangível, ele brota da cabeça de alguém que provavelmente nunca trabalhou e se embasa em trabalhos de conclusão de curso como disse o amigo, é simplesmente absurdo como se criam verdades e afirmações sobre os assuntos mais subjetivos do mundo. O jeito é fazer muitas questões.
  • Ola,

    Bruno

    Compre as aulas de gestao de pessoas da Professora Adreia ribas do Site www.estudioaulas.com.br, ela vai te direcionar o que estudar, voce vai acertar a maioria das  questoes..



  • Isso é uma piada...Eles tiram linhas de qualquer artigo ou texto publicado e querem que saibamos exatamente a palavra que foi utilizada.
    Bruno, não adianta estudar Chiavenato. A resposta para essa questão esdrúxula está em um artigo! As letras A e B também seriam totalmente certas, qual o erro delas, por exemplo?
    Muito complicado.....
  • Já estou começando a perder a paciência com essa total preguiça dos examinadores da FCC ao elaborar as questões de Gestão de Pessoas. Eles usam as fontes mais esdrúxulas e obtusas que existem só para derrubar o candidato. Isso pra mim não é avaliar conhecimento. Isso é ser sacana.

    Abraços!
  • SIMPLESMENTE UM LIXO DE DISCIPLINA! NINGUÉM GOSTA DESSA MERDA!
  • Amigos, tenho de concordar com as vossas revoltas. Enquanto não haver leis rígidas que regulamentem os concursos, infelizmente, temos que nos submeter a esses constrangimentos. Essa matéria é muito subjetiva e para completar são adotados vários autores, até mesmo aqueles desconhecidos.

    Um abraço e não dexista!
  • Roberta,

    ótima dica do site www.estudioaulas.com.br , especiaficamente a aula da professora Andreia.


    Obrigada!
  • Pessoal, a questão está mal formulada sim. Mas vejamos as estatísticas, praticamente 60% das pessoas acertaram a questão. Como? Eliminando as alternativas que nada tem a ver com o enunciado.

    A criação de novas estratégias (resposta da questão) já é uma reação à mudança. Com isso a pergunta fica muito confusa e subjetiva. Mas forçando a amizade é possível sim acertar.
  • Já me disseram que FCC significa Fundação Copiou Colou, mas eu não sabia que chegava a esse nível.
  • Essa questão mereceria ser anulada. A jsutificativa dos professore, citada pela Usciara não sustenta a exclusão das demais alternativas. Vejamos:
    1) Algum autor teórico elaborou uma quatro metas que devem ser seguidas pelos gerentes de linha. E esse autor não citou nenhum ambiente ou situação em que essas metas não sejam aplicáveis. Em seguida ele cita apenas um reforço (mesmo que occorra algo  - neste caso, criação de novas estratégias). Ora, se não foi citada nenhuma situação específica, essas metas devem ser buscadas pelos gerentes de linha MESMO QUE ocorra uma infinidade de coisas, inclusive as cinco alternativas citadas em cada letra. A justificativa que teria sido dada pelas professoras do ponto não se justifica porque a criação de novas estratégia, via de regra, não é papel de um gerente de linha. Este faz o planejamento operacional, em geral. Além disso, todas as outras alternativas são situação que representam, na prática, mudanças de estratégias. Por exemplo, se ocorre trasnformações no comando maior, provavelmente há mudanças nas estratégias.

    A FCC ganhou um monte de dinheiro para fazer um ctrl+c ctrl+v de um trecho de um artigo e apresentar para milhares de pessoas que se matam demandando tempo e dinheiro.  Acho um absurdo isso. Só dando com um gato morto na cara do autor dessa questão.
  • Que bom que acertei esta questão!!
  • Escreverei a um deputado, a quem tenho acesso, que elabore um projeto de lei proibindo “sacanagem em concurso” (noções de recursos humanos, materiais, etc), a não ser que a disciplina seja indispensável para o exercício do cargo (psicólogo, administrador, etc); e que seja obrigatória a disciplina História do Brasil. Seja lá que cargo for, faz se necessário saber sobre o país.
  • Não concordo com a opinião de que a matéria é subjetiva. Só vejo questões SUBJETIVAS da FCC dessa matéria.  Isso é culpa sim dos examinadores dessa banca que fazem questões no contexto de artigos acadêmicos e monografias. E tem diferença em basear-se nos livros de CHIAVENATO ou em Monografias de acadêmicos??  Tem sim e muita. Primeiro, é que os acadêmicos se baseiam no mestres, e, segundo, porque é a DOUTRINA predominantemente aceita pelos especialistas da área. 

    Qual a viabilidade de se estudar artigos e monografias??? São milhares no ano e cada um teoriza mediante sua pesquisa. 

    Portanto, se querem utilizar outras fontes, diferentes da DOUTRINA consagrada, devem ser citadas no edital.

    Essa questão é simplismente ridícula, pois a alternativa "A", "B" e "C" podem ser enquandradas no contexto exposto na questão. Agora se essas alternativas não forem enquadradas no artigo todo, azar!!!!!!!! Não temos o artigo na sua íntegra !!!  
  • Eu até entendo a imbecilidade do examinador da FCC de ir buscar em um artigo, que com certeza, ninguém deveria conhecer (hipótese ingênua) ou que só alguns selecionados, apadrinhados ou candidatos que compraram a vaga sabiam (é o que parece).

    Mesmo na melhor das hipóteses (ninguém conhecer e ninguém ter comprado uma vaga nesse concurso e já ir sabendo deste bendito artigo) é absurdamente ridículo a banca se basear em um artigo e mais absurdamente ridículo ainda a banca COPIAR o mesmo. Beleza, se baseia lá no mais improvável do mundo, mas pelo menos elabora algo que não uma cópia do mesmo.

  • Ainda bem que eu não sou a única pessoa que não entende esse TROÇO!!! u.u É extremamente frustrante!

  • Srs,

    Concordo que a banca viaja muito nas questões, mas se a gente der uma lida com calma e pensar direitinho como uma empresa 

    se comporta, podemos resolver esta questão. O enunciado dá pistas tácitas de como ocorrem os processos  

    mundo dos negócios. Vejam só: 

    "A mudança acontece, sempre aconteceu e acontecerá." (Aspectos Tecnológicos, Econômicos, Culturais, Políticos, Ambientais, Administrativos etc).



    "Ela está hoje acontecendo mais depressa do que nunca." (No meu ponto de vista esse aspecto está voltado mais às novas 

    tecnologias que surgem hoje no mundo. Pensem na revolução que houve  quando surgiu o 

    SmartPhone! Você vai à uma loja com esses produtos e quase impossível você encontrar um aparelho que tenha teclado físico 

    ainda). 


    "Para ajudar as organizações a reagir às iniciativas de mudança, processos de mudança e mudanças de cultura, os gerentes 

    de linha e os profissionais de RH precisam dominar tanto a teoria quanto a prática desses processos." (Aqui eu vejo que os 

    profissionais de RH não devem ser meros gestores de novas praticas de gerir recursos humanos, mas também conhecedores de 

    como uma mudança em outra área da organização poderá afetar as suas metodologias de trabalho. Imagine você  gestor 

    de RH e que o gerente de linha de produção informe que vai precisar de técnicos em telefonia celular especializados em  

    SmartPhone e que te passe uma lista de critérios técnicos que os novos funcionários precisam ter e saber. Você , claro, terá que 

    saber indagar as questões e saber identificar as qualificações que aqueles candidatos possuem, ter conhecimento dos cursos 

    por já realizados relacionados ao cargo e demais informações estritamente técnicas para saber se esse camarada será ou não 

    selecionado).



  • continuando....

    "Como campeões de mudança, os gerentes de linha devem se responsabilizar pela realização de quatro metas que são:" (Esta 

    parte da questao confirma o que eu descrevi lá em cima, com relação às rapidas mudanças que ocorrem no mundo tecnológico. 

    Este trecho da questão parece interligar ao que ela diz sobre " A mudança acontece, sempre aconteceu e acontecerá. Ela 

    esta hoje mais depressa do que nunca". Ora, a mudança que acontece hoje mais rapido do que nunca é mudança tecnológica.

  • Continuando... =}

    1. Ajustar a cultura interna à desejada identidade de mercado. 

    2. Compreender o processo para a criação de uma mentalidade comum. 

    3. Possuir um modelo de mudança que seja utilizado em toda a empresa. 

    4. Manter a pressão sobre a empresa para que esta reaja à mudança. ( Vejo aqui que,  a forte influência de quem opera algum processo da empresa pode muito bem estar mais ligado às mudanças que ocorrem fora da empresa do que aqueles que estão na cúpula.

  • Esse não é um ponto de vista generalizado, mas reparem uma coisa: Antigamente os diagnósticos feitos nos carros não eram eletronicos. O mecânico levantava o carro e, verificando suspenção, parte elétrica, mecânica, hidráulica etc, ele dava o diagnóstico dos possíveis problemas que ocorriam no veículo.



  • Continuando...

    Hoje, com os avanços tecnológicos, os diagnósticos são realizados por um sistema computadorizado. Não precisa levantar o carro. Mal precisa abrir o capô, pois tem carro que você conecta o aparelho no habitáculo dos passageiros. Com isso, os mecânicos podem reivindicar a aquisição desses equipamentos eletrônicos, visto que irão melhorar significativamente o atendimento ao cliente, agilizando o processo e proporcionando uma economia de escala super relevante - por exemplo, deixando de gastar energia eletrica com os elevacars.

    No meu ponto de vista, esta seria a pressão para que os diretores da empresa nunca deixem de atender à quem vai relatar problemas táticos e operacionais relativos ao dia a dia do trabalho, pois sem essa pressão, alguns processo podem ficar desatulizados, desregulados e atrasados com relação aos outros concorrentes. Por favor não me interpretem mal, pois esse foi apenas um ponto de vista que busquei raciocinar na hora de fazer a questão e acertei. Tente observar nestas questões de Gestão de Pessoas atos e fatos que podem surgir ou já surgiram na empresa que você trabalhou. Assistir o programa Pequenas Empresas e Grandes Negocios também me ajudou na questão, rs...)

  • matéria muito complicada!!cada vez que leio um artigo é um pensamento!!!a unica questão  q  fazia sentido era a c.mas foi no chute!!

  • Quando se fala em mudanças em uma organização, pensamos o que pode alterar a estrutura dela, uma mudança de estratégia
  • Aos não assinantes:

    GABARITO: C

    Mas a questão é bastante polêmica como podem ver pelos comentários abaixo. 

  • Se vc nunca estudou adminiostração no livro específico que a questão pede (ou deve pedir) e apenas tenta resolver com lógica e conhecendo a língua portuguesa e o serntido dos termos usados, ou como funciona uma empresa...não há gabarito certo pra essa questão. 

     

    A questão diz que uma das metas de determinada organização ( Manter a pressão sobre a empresa para que esta reaja à mudança) DEVE OCORREr MESMO QUE...e cita 5 opções. Todas as opções são transformações na organização (de tecnologia, de comando, de estratégia...). Ou seja, a reação à mudançã OBVIAMENTE deve ocorrer em todas estas opções. Qual a correta? não há uma mais correta. SALVO se o examinador escolheu alguma teoria específica ou doutrinador específico.

     

  • Na explicação da professora Angélica de Carvalho sobre essa questão, ela analisou as alternativas seguindo as competências do GERENTE DE LINHA.

    ---

    Perceba que o enunciado traz: Como campeões de mudança, os gerentes de linha devem se responsabilizar pela realização de quatro metas ...

    ---

    Achei uma boa sacada. 

    Nessa lógica, as alternativas (A), (B), (D); (E) trazem variáveis que extrapolam o escopo de atuação dos gerentes de linhas. "Por exemplo, um gerente de linha não tem influência direta nas transformações acionárias e não poderá responsabilizar-se pelas mudanças em meio a uma transformação acionária, e assim sucessivamente para as demais."

    ---

    Tratando-se de Gestão de Pessoas, onde tudo pode cair, a gnt tem que se agarrar em alguma coisa que sabe. rs

    Espero ter ajudado. 

    Bons estudos e FORÇA!

  • A resposta é letra C.

     

    Se formos por eliminação, temos que: opção de novas tecnologias, revisão das operações no mercado, alterações de comando e transformações acionárias (a qual você poderia ter dúvida na hora de marcar) em todas elas podem acontecer mudanças mais em setores específicos. O que não acontece com a criação de novas estratégias, pois quando a organização implanta novas estratégias há uma mudança em toda a empresa e nesse caso pode haver resistências por partes de alguns funcionários. Logo, os agentes de mudanças tem que manter a pressão sobre a empresa, ou seja, em toda a organização, para que a mudança realmente a conteça. Entendido? Leiam mais sobre os tipos de mudanças - assunto muito recorrente em provas atuais.

     

    Comentário de Eudivan Pinheiro.

  • Bruno, sinto-me na mesma situação q vc.