SóProvas


ID
644818
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em um setor público com 24 funcionários, 10 são advogados, 8 são contadores, 4 são administradores e 2 são economistas. Um grupo de trabalho deverá ser formado com estes funcionários, sabendo-se que nenhum deles possui mais de uma formação. Escolhendo aleatoriamente funcionários deste setor, o número mínimo de funcionários que se deve escolher para ter certeza de que pelo menos três possuem a mesma formação é

Alternativas
Comentários
  • Você escolhe 4...digamos que saiu um de cada curso!

    você escolhe mais 4....digamos que saiu um de cada curso novamente! (obs: não temos mais graduados em economia para escolhermos!)


    Na próxima escolha....com certeza teremos no mínimo três da mesma graduação!


    reposta letra C


    bem simples, bem lógico!


    até mais!

    ;)
  • A questão do azarrado!

    Não precisa das quantidades, mas somente as profissões.
    Se você tem 1, 2, 3, 4 profissões, até 8 escolhas você não pode garantir que tem 3 funcionários de cada pois podem vir 2 de cada, num extremo azar.
    Agora, se você tirar mais um (no total de 9 funcionários), obrigatoriamente terá um de cada.

    advogados                 2
    contadores                2
    administradores       2
    economistas              2
                                     ------
                                     8 + 1 = 9


    No mínimo, 9 funcionários.


     

  • "Essa questão é resolvida com o Princípio da Casa dos Pombos. A resposta é 2 + 2 + 2 + 2 + 1 = 9.
    Se houvesse no setor 8 funcionários, não haveria a possibilidade de garantir que existiam 3 de uma mesma formação (poderiam ser 2 de cada formação). Mas, acrescentando mais 1, a gente tem certeza!!"
  • ALEATÓRIA É UMA COISA CAUSAL, QUE DEPENDE DA SORTE.
    PORTANTO, SE ESCOLHER ALEATORIAMENTE, DEPENDENDO DA SORTE, POSSO ESCOLHER 03 ADVOGADOS, 1 CONTADOR, 1 ADM., E 1 EC.
    FORMAREI O GRUPO COM 06 PESSOAS.
    A QUESTÃO DEVERIA EXPLICAR QUE A ESCOLHA É DE UM A UM, DE CLASSES DIFERENTES, ALTERNADAMENTE E NÃO ALEATORIAMENTE. ALEATÓRIO NÃO DEPENDE DE SEQUÊNCIA, PODERIA ESCOLHER TRÊS DE UMA CLASSE, SEM ALTERNAR, E UM DE CADA OUTRA CLASSE E FORMARIA O GRUPO COM NO MÍNIMO 06 PESSOAS.
    ENUNCIADO MAL FORMULADO. O CANDIDATO TEM QUE COLOCAR A MENTE PARA FUNCIONAR E TENTAR ADIVINHAR O QUE A BANCA QUER.
    ALEATÓRIO É BEM DIFERENTE DE ALTERNADO. DE ACORDO COM A RESPOSTA, O QUE A QUESTÃO PEDIU, REALMENTE, FOI A ALTERNÂNCIA NA ESCOLHA E NÃO A ESCOLHA ALEATÓRIA.
  • Prezados Dilmar e Izabela,
    O enunciado da questão pede o número mínimo de funcionários que se deve escolher para ter certeza de que pelo menos três possuem a mesma formação. Como foi colocado por um de vocês, com 6 pessoas pode ocorrer tal fato, mas também pode não ocorrer... e a questão fala em certeza. Portanto, a certeza de que pelo menos três tenham a mesma formação só teremos a partir da nona escolha.

    Bons estudos!
  • Pessoal,
    1) Conforme comentado a questão se refere ao princípio da casa dos pombos, mas vou comentar aqui e escrever de uma maneira que talvez seja mais simples:
    O princípio da casa dos pombos afirma que se tivermos [;n;] casas para acomodar [;n+1;] pombos, então podemos afirmar que existe uma casa com pelo menos [;2;] pombos.
    2) Escolhendo aleatoriamente no pior caso para ter CERTEZA que pelo menos 3 funcionários possuem a mesma formação:
    Advogado, contador, administrador, economista,Advogado, contador, administrador, economista, Advogado
    Portanto, o número mínimo de funcionários que se deve escolher para ter certeza de que pelo menos 3 possuem a mesma formação é igual a 9.
    abs.
  • Enunciado mal formulado.

    "Em um setor público com 24 funcionários, 10 são advogados, 8 são contadores, 4 são administradores e 2 são economistas. Um grupo de trabalho deverá ser formado com estes funcionários, sabendo-se que nenhum deles possui mais de uma formação. Escolhendo aleatoriamente funcionários deste setor, o número mínimo de funcionários que se deve escolher para ter certeza de que pelo menos três possuem a mesma formação é:"

     

    Se eu, como a questão pede, escolher aleatoriamente funcionários do setor, de modo a ter certeza de que 3 indivíduos da comissão têm a mesma profissão, posso acabar escolhendo, por exemplo, 10 advogados, depois 8 contadores e, o que vier depois, me garantirá as 3 distintas formações. Assim, ficaria 10 + 8 + 1 = 19. Essa seria a resposta da questão formulada da maneira que está.  

    Contudo, essa não é a resposta. Como explicou Renato Oliveira, deve-se escolher essa comissão de modo ordenado, ou seja: Primeiro, escolhe-se um Advogado, depois um Contador, depois um Administrador e, por fim, um Economista. Assim, 9 será o número de funcionários escolhidos ordenadamente que me dará certeza de que tenho 3 funcionários com a mesma formação em cada equipe.

    Um errinho no enunciado e a ideia muda completamente.