A questão do azarrado!
Não precisa das quantidades, mas somente as profissões.
Se você tem 1, 2, 3, 4 profissões, até 8 escolhas você não pode garantir que tem 3 funcionários de cada pois podem vir 2 de cada, num extremo azar.
Agora, se você tirar mais um (no total de 9 funcionários), obrigatoriamente terá um de cada.
advogados 2
contadores 2
administradores 2
economistas 2
------
8 + 1 = 9
No mínimo, 9 funcionários.
Enunciado mal formulado.
"Em um setor público com 24 funcionários, 10 são advogados, 8 são contadores, 4 são administradores e 2 são economistas. Um grupo de trabalho deverá ser formado com estes funcionários, sabendo-se que nenhum deles possui mais de uma formação. Escolhendo aleatoriamente funcionários deste setor, o número mínimo de funcionários que se deve escolher para ter certeza de que pelo menos três possuem a mesma formação é:"
Se eu, como a questão pede, escolher aleatoriamente funcionários do setor, de modo a ter certeza de que 3 indivíduos da comissão têm a mesma profissão, posso acabar escolhendo, por exemplo, 10 advogados, depois 8 contadores e, o que vier depois, me garantirá as 3 distintas formações. Assim, ficaria 10 + 8 + 1 = 19. Essa seria a resposta da questão formulada da maneira que está.
Contudo, essa não é a resposta. Como explicou Renato Oliveira, deve-se escolher essa comissão de modo ordenado, ou seja: Primeiro, escolhe-se um Advogado, depois um Contador, depois um Administrador e, por fim, um Economista. Assim, 9 será o número de funcionários escolhidos ordenadamente que me dará certeza de que tenho 3 funcionários com a mesma formação em cada equipe.
Um errinho no enunciado e a ideia muda completamente.