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ID
645256
Banca
AOCP
Órgão
BRDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                Condenados à tradição
                                        O que fizeram com a poesia brasileira

                                                                                                                                    Iumna Maria Simon

     Por um desses quiproquós da vida cultural, a tradicionalização, ou a referência à tradição, tornou-se um tema dos mais presentes na poesia contemporânea brasileira, quer dizer, a que vem sendo escrita desde meados dos anos 80.
     Pode parecer um paradoxo que a poesia desse período, a mesma que tem continuidade com ciclos anteriores de vanguardismo, sobretudo a poesia concreta, e se seguiu a manifestações antiformalistas de irreverência e espontaneísmo, como a poesia marginal, tenha passado a fazer um uso relutantemente crítico, ou acrítico, da tradição. Nesse momento de esgotamento do moderno e superação das vanguardas, instaura-se o consenso de que é possível recolher as forças em decomposição da modernidade numa espécie de apoteose pluralista. É uma noção conciliatória de tradição que, em lugar da invenção de formas e das intervenções radicais, valoriza a convencionalização a ponto de até incentivar a prática, mesmo que metalinguística, de formas fixas e exercícios regrados.
     Ainda assim, não se trata de um tradicionalismo conservador ou “passadista", para lembrar uma expressão do modernismo dos anos 20. O que se busca na tradição não é nem o passado como experiência, nem a superação crítica do seu legado. Afinal, não somos mais como T. S. Eliot, que acreditava no efeito do passado sobre o presente e, por prazer de inventar, queria mudar o passado a partir da atualidade viva do sentimento moderno. Na sua conhecidíssima definição da tarefa do poeta moderno, formulada no ensaio “Tradição e talento individual", tradição não é herança. Ao contrário, é a conquista de um trabalho persistente e coletivo de autoconhecimento, capaz de discernir a presença do passado na ordem do presente, o que, segundo Eliot, define a autoconsciência do que é contemporâneo.
     Nessa visada, o passado é continuamente refeito pelo novo, recriado pela contribuição do poeta moderno consciente de seus processos artísticos e de seu lugar no tempo. Tal percepção de que passado e presente são simultâneos e inter-relacionados não ocorre na ideia inespecífica de tradição que tratarei aqui. O passado, para o poeta contemporâneo, não é uma projeção de nossas expectativas, ou aquilo que reconfigura o presente. Ficou reduzido, simplesmente, à condição de materiais disponíveis, a um conjunto de técnicas, procedimentos, temas, ângulos, mitologias, que podem ser repetidos, copiados e desdobrados, num presente indefinido, para durar enquanto der, se der.
     Na cena contemporânea, a tradição já não é o que permite ao passado vigorar e permanecer ativo, confrontando-se com o presente e dando uma forma conflitante e sempre inacabada ao que somos. Não implica, tampouco, autoconsciência crítica ou consciência histórica, nem a necessidade de identificar se existe uma tendência dominante ou, o que seria incontornável para uma sociedade como a brasileira, se as circunstâncias da periferia pós-colonial alteram as práticas literárias, e como.
     Não estou afirmando que os poetas atuais são tradicionalistas, ou que se voltaram todos para o passado, pois não há no retorno deles à tradição traço de classicismo ou revivalismo. Eles recombinam formas, amparados por modelos anteriores, principalmente os modernos. A tradição se tornou um arquivo atemporal, ao qual recorre a produção poética para continuar proliferando em estado de indiferença em relação à atualidade e ao que fervilha dentro dela.
     Até onde vejo, as formas poéticas deixaram de ser valores que cobram adesão à experiência histórica e ao significado que carregam. Os velhos conservadorismos culturais apodreceram para dar lugar, quem sabe, a configurações novas e ainda não identificáveis. Mesmo que não exista mais o “antigo", o esgotado, o entulho conservador, que sustentavam o tradicionalismo, tradição é o que se cultua por todos os lados.
     Na literatura brasileira, que sempre sofreu de extrema carência de renovação e variados complexos de inferioridade e provincianismo, em decorrência da vida longa e recessiva, maior do que se esperaria, de modas, escolas e antiqualhas de todo tipo, essa retradicionalização desculpabilizada e complacente tem inegável charme liberador.

                                                                                                                   Revista Piauí, edição 61, 2011.


Nos fragmentos abaixo, extraídos do texto, a colocação pronominal foi alterada. Assinale a única alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • ) Ou que voltaram-se todos para o passado (6.º parágrafo) QUE- FATOR DE ATRAÇAO PRÓCLISE OBRIGATÓRIA ERRADA b) Maior do que esperaria-se (último parágrafo)  QUE- FATOR DE ATRAÇAO PRÓCLISE OBRIGATÓRIA ERRADA c) Tradição é o que cultua-se por todos os lados. (7.º parágrafo)  QUE- FATOR DE ATRAÇAO PRÓCLISE OBRIGATÓRIA ERRADA d) E seguiu-se a manifestações antiformalistas (2.º parágrafo) NÃO POSSUI FATOR DE ATRAÇÃO - ENCLISE (CORRETA) e) Não trata-se de um tradicionalismo conservador (3.º parágrafo) NÃO- FATOR DE ATRAÇAO PRÓCLISE OBRIGATÓRIA ERRADA
  • A) pronome relativo => próclise
    B) conjunção subordinativa => próclise
    C) conjunção subordinativa => próclise
    D) correta
    E) palavra negativa => próclise
  • Para resolvermos esta questão basta lembrarmos que a conjunção integrante QUE, contidas nas alternativas A, B e C, atraem a próclise, vejamos.
    a) Ou que voltaram-se todos para o passado (errado)
         Ou que se voltaram todos para o passado.
    b) Maior do que esperaria-se (errado)
         Maior do que se esperaria.
    c) Tradição é o que cultua-se por todos os lados. (errado)
       Tradição é o que se cultua por todos os lados. 
    Toda e qualquer palavra negativa atraem a próclise, por exemplo:
    (não, nunca, jamais, nada, ninguém, nem, de modo algum)
    e) Não trata-se de um tradicionalismo conservador (errado)
       Não se trata de um tradicionalismo conservador.
    Letra D.
  • Nos fragmentos abaixo, extraídos do texto, a colocação pronominal foi alterada. Assinale a única alternativa correta.
    d) E seguiu-se a manifestações antiformalistas (2. parágrafo)correto- não há elementos que atraiam a próclise (conj./pron rel. que, adv de negação etc)- portanto deve-se usar o padrão da língua: ênclise.
  • A alternativa D trata de um caso de ênclise. Além dos comentários feitos acima, o pronome oblíquo átono "se" não pode ser usado antes do verbo.
    Assertiva D correta.

    Conhecimento + dedicação + equilíbrio = sucesso.
  • pessoal, nessa questao é so lembrarmos de que devemos usar "Próclise" depois da particula "que" pronome relativo (letras a,b e c)
    e com "particulas atrativas" de negação (letra c)

    nos restando a alternativa correta Letra: D
    pois todas as outras estao erradas, pois nao obedecem  à "Próclise"
    e a letra D é "enclise" de forma correta  

    bons estudos
  • Os erros das alternativas A,B,C e E já foram explicados pelos colegas. Mas acho interessante ressaltar a regra gramatical que torna a alternativa D correta:

    E seguiu-se a manifestações antiformalistas.”

    A conjunção aditiva “E” torna a colocação pronominal facultativa, ou seja, poderemos usar próclise ou ênclise.

    A fraseE se seguiu a manifestações antiformalistastambém está correta, tanto que no texto ela está escrita com próclise. Dizer que é caso exclusivo de ênclise seria um erro.

    Bons estudos! =)
  • c) tradição é o que cultua-se...
    esse que não seria um pronome demonstrativo?
    os casos de próclise, não são somente os pronomes substantivos (indefinidos, relativos e interrogativos)?
  • CAP = conjunção, advérbio e pronome
    são fatores de atração!!!!!
    Repeti isso 100 vezes, acho que já guardei!!!
    Bons estudos

  • Usa-se Próclise nos seguintes casos:
    1) Com palavras ou expressões negativas: não, nunca, jamais, nada, ninguém, nem, de modo algum;
    2) Advérbios;
    3) Pronomes relativos, demonstrativo e indicativo;
    4) Com conjunções subordinativas;
    5) Frases interrogativas, exclamativas ou optativas;
    6) Com verbo no gerúndio antecedido de preposição EM;
    7) Com formas verbais proparoxítonas
    A opção "A" apresenta o pronome relativo "QUE", portanto deveria ser com próclise;
    As opções "B" e "C" apresentam a Conjunção Subordinativa "que", deveriam ser próclise também.
    A opção "E" tem a palavra negativa "não", mais uma vez deveria ser próclise;
    Única opção correta "D"

  • Palavras atrativas (obrigatoriamente vai ter próclise)

    1º valor de negação = ninguém, não ...

    ex: Não se preocupe ( próclise)

    Não, preocupa-se (ênclise) - Veja que foi colocada uma vírgula após o "Não", por isso a palavra negativa não atrai. A vírgula é como se fosse uma barreira impedindo a atração. Não se admite pronome átono apos uma vírgula, ponto e vírgula.

    2º advérbio

    3º conjunções subordinativas - Neste caso o pronome átono fica antes do verbo

    4º pronome interrogativo, pronome relativo... os pronomes em geral são atrativos

    EM+ SE+ GERÚNDIO ex: EM SE TRATANDO...

    Frases optativas (aquela que exprime desejo)

    Ex: Deus te guie!

    Bons ventos o levem!

    * De maneira alguma pode iniciar uma frase com pronome átono

    Ex: Benza-o Deus!

    Deus o abençoe!

    PARA+ INFINITIVO (Pode ter próclise ou ênclise) É FACULTATIVO

    EX: PARA SE ESTUDAR...

    PARA ESTUDAR-SE...

    PARA NÃO SE ESTUDAR (Mesmo tendo palavra atrativa é facultativo)

    obs: Não existe pronome átono após o verbo no particípio

    Ex: Tenho me informado disso (Certo)

    Tenho infomado-me disso (Errado)

    Espero tê-los ajudado!

  • a) Ou que voltaram-se todos para o passado (6.º parágrafo)

        Ou que se voltaram todos para o passado

    b) Maior do que esperaria-se (último parágrafo)

        Maior do que se esperaria

    c) Tradição é o que cultua-se por todos os lados. (7.º parágrafo)

        Tradição é o que se cultua por todos os lados

    d) E seguiu-se a manifestações antiformalistas (2.º parágrafo)

              correta

    e) Não trata-se de um tradicionalismo conservador (3.º parágrafo)

        Não se trata de um tradicionalismo conservador

  • Letras a, b e c próclise obrigatória, QUE atrativo!

    d = gabarito

    Letra e = (Não) é atrativo, por isso deve-se usar a próclise.

  • No item "a", o pronome indefinido "todos" pode gerar alguma dúvida, eis que tal classe gramatical também se insere no rol de palavras atrativas.

    Ocorre que, de acordo com o professor Fernando Pestana, fatores proclíticos só devem ser assim considerados quando anteriores ao verbo.

    Desse modo, "todos" não atrai o clítico.

  • cap= conjunção, advérbio e pronome são fatores de próclise