SóProvas


ID
645358
Banca
AOCP
Órgão
BRDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre Modelos de Processo de Softwares, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Um Modelo de Processo de Software é uma representação simplificada de um processo de software.

II. O Modelo de Processo de Software, Modelo em Pirâmide, considera as atividades fundamentais do processo de especificação, desenvolvimento, validação e evolução.

III. Desenvolvimento incremental é um Modelo de Processo de Software baseado na existência de um número significativo de componentes reusáveis. O processo de desenvolvimento do sistema concentra-se na integração desses componentes em um sistema já existente em vez de desenvolver um novo sistema a partir do zero.

IV. O Modelo em cascata foi o segundo Modelo de Processo de Software a ser publicado, ele foi derivado de processos mais gerais da engenharia de sistemas (ROYCE, 1970). Por causa do encadeamento entre uma fase e outra, esse modelo possui o nome „ Modelo rotativo.

Alternativas
Comentários
  • F: II. O Modelo de Processo de Software, Modelo em Pirâmide, considera as atividades fundamentais do processo de especificação, desenvolvimento, validação e evolução. 
     
    Nunca vi falar em processo “Modelo em Pirâmide”.
     
    F: Desenvolvimento incremental é um Modelo de Processo de Software baseado na existência de um número significativo de componentes reusáveis.
     
    No desenvolvimento incremental, o software vai sendo evoluído de forma incremental.. O RUP, por exemplo, preconiza o desenvolvimento iterativo e "incremental".
     
    IV. O Modelo em cascata foi o segundo Modelo de Processo de Software a ser publicado, ele foi derivado de processos mais gerais da engenharia de sistemas (ROYCE, 1970). Por causa do encadeamento entre uma fase e outra, esse modelo possui o nome „ Modelo rotativo. 
     
    O modelo em cascata, até onde sei foi o primeiro modelo para desenvolvimento de Software. Mas não foi ai que peguei o erro.... quando ele tocou em “Modelo rotativo”... Não tem nada haver!
  • III. Modelo incremental:  Abordagem intermediária que combina as vantagens do modelo em cascata e o desenvolvimento evolucionário. Nesse modelo
    o cliente identifica, em linhas gerais, os serviços a serem fornecidos pelo sistema.

    IV. Modelo em cascata foi o primeiro modelo de processo de software publicado.  
  • II - Não existe Modelo de Processo de Software denominado Pirâmide. Os modelos de processo de software que existem são Cascata, Incremental (Modelo Incremental e RAD), Evolucionário (Prototipação e Espiral) e Concorrente. De acordo com Sommerville, o desenvolvimento baseado em resúso também é um modelo de processo de software.

    III - Descreveu o modelo de processo baseado em componentes, ou engenharia de software baseado no reúso.

    IV - O Modelo em Cascata foi o primeiro modelo de processo a ser publicado.
  • Sobre a assertiva II, eu já ouvi falar sobre "Estrutura em Pirâmide", que é uma técnica utilizada no levantamento de requisitos.

    Mais info: http://www.devmedia.com.br/artigo-engenharia-de-software-introducao-a-engenharia-de-requisitos/8034

  • I. Um Modelo de Processo de Software é uma representação simplificada de um processo de software. CORRETO (Um modelo de processo de desenvolvimento de software, ou simplesmente modelo de processo, pode ser visto como uma representação, ou abstração dos objetos e atividades envolvidas no processo de software. Além disso, oferece uma forma mais abrangente e fácil de representar o gerenciamento de processo de software e consequentemente o progresso do projeto.)

    II. O Modelo de Processo de Software, Modelo em Pirâmide, considera as atividades fundamentais do processo de especificação, desenvolvimento, validação e evolução. (Não existe tal modelo)

    III. Desenvolvimento incremental é um Modelo de Processo de Software baseado na existência de um número significativo de componentes reusáveis. O processo de desenvolvimento do sistema concentra-se na integração desses componentes em um sistema já existente em vez de desenvolver um novo sistema a partir do zero. (Descreve o processo baseado em componentes ou reuso) 

    IV. O Modelo em cascata foi o segundo Modelo de Processo de Software a ser publicado, ele foi derivado de processos mais gerais da engenharia de sistemas (ROYCE, 1970). Por causa do encadeamento entre uma fase e outra, esse modelo possui o nome „ Modelo rotativo. (Modelo em cascata foi o primeiro, não existe modelo rotativo) . A origem do termo cascata é frequentemente citado como sendo um artigo publicado em 1970 por W. W. Royce; ironicamente, Royce defendia um abordagem iterativa para o desenvolvimento de software e nem mesmo usou o termo cascata. Royce originalmente descreve o que é hoje conhecido como o modelo em cascata como um exemplo de um método que ele argumentava ser um risco e um convite para falhas.