-
Não sei porque OS torna-se ambiguo. Pois percebe-se que OS é em relação a OS DADOS e não "aos fatos investigados".
"Os torna nebulosos" é a consequencia do fato, dele não ter detalhado no depoimento "os dados já oferecidos".
Ao não detalhar no depeimento os dados que já havia oferecido os torna mais nebulosos. O resto é uma oração intercalada.
-
Eu não entendi a II. Alguém pode me explicar qual fato vem primeiro e o qual o fato passado ocorrido?
-
I. A expressão "É evidente" indica a atitude daquele que produziu a frase: ele cria para o interlocutor o dever de crer no que foi afirmado, dificultando, assim, contestação à sua assertiva.
Ele esta dizendo que a expressão "É evidente" é um apelo ao leitor, pois diante dos fatos expostos, ele induz o leitor a concluir o fato que é exposto na frase.
II. A expressão "havia oferecido" denota fato passado ocorrido anteriormente ao outro fato também ocorrido no passado.
Se trata de uma locução verbal que equivale a um pretérito mais que perfeito, onde é feito uma referência a um fato no passado que ocorreu antes de outro fato que ocorreu no passado. (pense no "Past perfect" do inglês (foi de onde tirei a minha referência para esta questão.))
Basicamente, para se falar de um fato, que ocorreu no passado, em relação à outro fato que ocorreu no passado, a forma "havia + <participio>" evidência qual fato ocorreu primeiro.
III. O emprego do pronome "os" produz ambiguidade, que seria dissolvida se o segmento os torna fosse substituído por "torna estes" ou "torna aqueles", alternativa definida pelo sentido que se deseja atribuir à frase.
o pronome os pode se referir a "os dados", ou a "dos fatos investigados". Dessa forma, um jeito de eliminar essa ambiguidade está em usar o elemento anafórico de coesão "este" para o termo mais próximo (dos fatos investigados), e "aquele" para o termo mais distante
-
Na I, ele induz ao leitor crer que a afirmação seja verdadeira. Porém, não cria um dever para o leitor. Mesmo induzido, o leitor pode pensar diferente.
-
II. A expressão havia oferecido denota fato passado ocorrido anteriormente ao outro fato também ocorrido no passado.
Eu procurei gravar da seguinte forma:
Havia está no pretérito imperfeito do indicativo + outro verbo no infinitivo = mais que perfeito do indicativo (que é um passado retomando outro passado)
*sempre que tiver essa formação seja com o verbo HAVER ou TER mais um infinitivo, estará se referindo a um verbo no tempo composto do pret. mais que perfeito que a depender do primeiro verbo (haver ou ter) estará no subjuntivo ou indicativo.
espero que tenha ajudado a esclarecer!
Bons estudos a todos nós... pq essa prova tá tensa hein!!
-
Voltando a exercitar português novamente! Vamos nessa, galerinha!
Que provinha complicada essa! Pelo menos essa questão dá pra respirar um tico.
Muito bom o comentário do jorge f cho. Esclareceu tudo!
Apenas um detalhe: o "havia oferecido" é tempo composto. Formam-se com os auxiliares TER ou HAVER acompanhados do verbo principal no particípio passado. No exemplo, temos os tempo composto mais-que-perfeito do indicativo => auxiliar no imperfeito do indicativo. Convenhamos que ninguém, no dia a dia, conjuga o mais-que-perfeito, não é? Todos usamos, sempre, sua reescritura no tempo composto.
Anota debaixo do braço e não esquece mais: este é o único tempo composto que reescreve seu tempo simples.
Daí a frase fica assim:
É evidente que, ao não detalhar no depoimento os dados que já oferecera, e que permitiriam a elucidação dos fatos investigados, os torna mais nebulosos.
Belizia,
[fato primeiro] o réu durante as investigações informou algo para os investigadores.
[fato seguinte] Depois, no depoimento, não quis detalhar mais as informações que havia oferecido (=oferecera) no fato primeiro.
[]s
-
Kecia,
seguindo seu raciocínio as duas orações são intercaladas, não apenas uma. Note as vírgulas e o "ao".
É evidente que, ao não detalhar no depoimento os dados que já havia oferecido, e que permitiriam a elucidação dos fatos investigados, os torna mais nebulosos.
Por exemplo, o seu entendimento possibilita entender que é referente a "dados". Eu entendo que é referente a "fatos". E o autor da frase? Por isso a ambiguidade.
Usando pronomes demonstrativos que têm como uma de suas funções "situar " no texto seu antecedente. "Este" para o mais próximo; "aquele" para o mais distante.
[]s
-
Explicação da Profª Cleuza Cecato:
I. A expressão É evidente indica a atitude daquele que produziu a frase: ele cria para o interlocutor o dever de crer no que foi afirmado, dificultando, assim, contestação à sua assertiva.
CORRETO - Ao usar a palavra "evidente" o autor da frase está praticamente coagindo o interlocutor a concordar com a afirmação.
II. A expressão havia oferecido denota fato passado ocorrido anteriormente ao outro fato também ocorrido no passado.
CORRETO - Forma perifrástica (perífrase do pretérito mais que perfeito, ou seja, ocorreu antes do pretérito perfeito).
III. O emprego do pronome os produz ambiguidade, que seria dissolvida se o segmento os torna fosse substituído por “torna estes” ou “torna aqueles”, alternativa definida pelo sentido que se deseja atribuir à frase.
CORRETO - Há mais de um antecedente masculino plural, não ficando claro a qual deles o pronome "os" se refere, o que seria resolvido utilizando os pronomes demonstrativos.