-
Se X e Y são bens substitutos, o consumidor irá preferir aquele que tiver o menor preço. O enunciado não fala se o aumento do preço de Y tornará seu preço maior do que X, mas presume-se que sim. Sendo assim, a demanda pelo bem X irá aumentar, deslocando a curva de demanda para a direita. Tudo o mais constante(oferta de X inalterada), o preço de X aumentará.
Fica mais fácil visualizar ao desenhar as curvas de oferta e demanda do bem X.
-
Concordo plenamente que a demanda de X irá aumentar deslocando sua curva para a direita, mas não necessariamente haverá aumento de preço,principalmente coeteris paribus...
Alguém poderia me auxiliar?
.
-
Douglas,
desenha a curva de oferta e de demanda do bem X. Como a demanda por X vai aumentar, a curva desloca-se para a direita. Tudo o mais constante, ou seja, mantendo-se igual a oferta, a nova curva de demanda do bem X vai cruzar a curva de oferta em um novo ponto. Nesse novo ponto de equilíbrio a quantidade consumida de X será maior e o preço também será maior.
-
Corretissímo, kaka.
Da-se um novo preço de equilíbrio.
Muito Obrigado!!!
FÉ!
-
Se y é substituto de x, consequentemente, y aumentando seu valor, aumenta a demanda de x. Ja que reduzio a demanda de y.
Com o aumento de demanda a curva de x desloca para direita de sua posição original. Tendo uma demanda maior seu preço deve aumentar pois caso contrário não haverá bem suficiente para toda a demanda.
-
Teoria do Consumidor - Variaveis que afetam a curva da demanda
Essas variaveis são: preço do bem; preço dos bens substitutos e complementares, renda e outros
Sendo substitutos, elevação de preço de um; ocasiona o aumenta da demanda do outro e vice-versa é verdade.
Nesse caso, a curva da demanda do produto x aumentara, e a curva da demanda, quando elevada, se desloca para a direita e para cima.
Nesse caso bastaria essa informação para excluir todas as outras.
Ainda, o preço do produto x aumentara tambem, pois sua curva se desloca para cima e direita, porem o preço ainda será menor do que o preço y.
-
Leia abaixo, acompanhando pelos gráficos:
1) Em 1, o mercado do bem X está em equilíbrio ao preço de R$120 e quantidade Qx.
2) Em 2, ocorre contração da oferta do bem Y (deslocamento da curva Oy para a esquerda). O novo preço de equilíbrio é Py", e a nova quantidade demandada é Qy". Observe que o preço do bem Y ficou mais alto.
3) Considerando que os bens X e Y são substitutos, os consumidores com acesso a ambos os bens podem consumir qualquer um dos dois indiferentemente. Agora que o preço de Y ficou mais alto, os consumidores deixarão de consumi-lo para consumir o bem X.
4) Em 3, esse aumento da demanda pelo bem X desloca a curva de demanda para a direita, encarecendo-o.
Resposta: letra D.
-
Discordo do gabarito da banca e vejo que boa parte dos alunos tentam adequar a teoria à resposta da banca, sendo que a resposta da banca é que deveria se adequar a teoria(sim, é diferente... bem diferente!).
Como dito por um dos colegas, ceteris paribus não haverá aumento do preço nesse caso, apenas aumento da demanda(desloca-se A curva, e não AO longo da curva).
-
Alguém poderia explicar a alternativa "B"???
-
Barreto, no caso da letra "B" o aumento no preço de um bem Y (provoca queda no consumo) que tem o
bem Z como complementar (também tem seu consumo reduzido), faz a
curva de demanda do bem Z ser deslocada para a esquerda, o que
acarreta a diminuição do seu preço.
Para auxiliar desenhe a curva de oferta e demanda do bem "Z", que ficará mais fácil.
-
Importante ressaltar os fatores influenciam a curva da demanda, diferenciando aquele que provoca o deslocamento da curva dos demais que influem no deslocamento sobre a curva:
- Fator que provoca o deslocamento sobre a curva: preços (aumento/redução)
- Fatores que provocam o deslocamento da curva: renda; produtos substitutos (manteiga x margarina) e complementar (arroz x feijão); clima (inverno, verão); época do ano (ex: natal); publicidade.
Observe na questão a presença de um bem substituto envolvido (Y) cuja elevação de preços provocou o aumento do consumo do seu substituto (X). Quer dizer, o aumento de preços do bem Y, em função da redução da quantidade ofertada no mercado, provocou a elevação do consumo do bem X. Entendo que seja este o ponto nuclear da questão! Vamos um pouco mais a frente...
Diante da presença de bens substituto, conforme a questão apresenta, devemos de imediato concluir: o consumo de um bem substituto influi no consumo do outro. No caso, essa relação afeta diretamente a curva de demanda do bem substituto X, já que este passa a ser demandado devido o aumento de preços do bem Y. Decorrente disso, a curva da demanda do bem X (já mais demandado por conta do aumento dos preços do seu substituto, Y) sofre deslocamento para direita em relação ao seu ponto de origem influindo em aumento nos preços (alternativa D). Isso se dá devido a curva da demanda ser decrescente, descendente, negativa ou inclinada para baixo, expressa na seguinte função matemática: Qd = 1 - 2p.
-
Os bens
são substitutos quando eles podem ser facilmente trocados um pelo outro, por
exemplo: manteiga e margarina. Se o preço do bem Y, substituto de X, aumentar,
aumentará, também, a demanda por X, deslocando a curva de demanda para direita.
Passamos a
análise dos itens:
A)
ERRADO – O aumento
do preço de Y, substituto de X, desloca a demanda do bem X para a direita de sua
posição original e consequente aumento de seu preço, esta seria a redação
correta. Logo, o deslocamento seria da curva de demanda de X, e não da de
oferta do bem X.
B)
ERRADO – Se o bem Z é complementar a Y, o aumento de preço de Y deslocará a curva
de demanda por Z para a esquerda e para baixo e, consequentemente, diminuição do preço de Z. Por exemplo:
pão e manteiga, se a manteiga fica mais cara, complementar do pão, compramos
menos manteiga e, também, menos pão. Como as pessoas compram menos, os produtos
ficarão nas prateleiras e o preço reduzirá.
C)
ERRADO – Se o bem Z é complementar a Y, o aumento de preço de Y deslocará a
curva de demanda por Z para a esquerda
e para baixo e, consequentemente, diminuição do preço de Z. O raciocínio é
idêntico ao item “B", então a curva de demanda por Z seria deslocada para a
esquerda, e não para a direita.
D)
CERTO – Raciocínio idêntico à letra “A".
E)
ERRADO – A curva de oferta de X não se deslocará e a curva de demanda se
desloca para a direita da sua posição original.
Gabarito: Letra "D"
-
ACERTEI POR ACHAR O GAB D O MAIS CORRETO, OU, O MENOS ERRADO. Veja:
O preço de equilíbrio de mercado do bem X é R$ 120,00 a unidade. OCORRE(U) UMA ELEVAÇÃO DO PREÇO DO BEM Y, SUBSTITUTO DE X, em função de uma redução na sua quantidade ofertada no mercado. ESSE FATO, tudo o mais constante, PROVOC(OU)A O DESLOCAMENTO DA CURVA DE DEMANDA DO BEM X PARA A DIREITA de sua posição original e consequentemente aumento de seu preço.
A única coisa que ficou sem explicação, pra min, foi o aumento do preço do bem X.
Pois como sabemos: "O aumento no preço de um bem, aumenta a demanda pelo substituto deste", mas não aumenta seu preço! pois há "deslocamento da curva de demanda", e não "ao longo da curva de demanda".
Tive a mesma conclusão de "Raphael Azevedo", em um comentário abaixo.
-
a) Errado. A relação entre os bens substitutos afeta suas curvas de demanda. Nada tem a ver com as curvas de oferta.
b) Errado! Bens complementares são bens que são consumidos em conjunto. Essa característica faz com que a demanda dos bens complementares seja associada: as de um aumentar, a do outro também aumenta e vice-versa.
Portanto, se o bem Z é complementar ao bem Y e Y aumenta de preço, isso significa que a demanda de Y cairá e, como Z é complementar, a demanda de Z também cairá. O aumento de preço do bem complementar Y causa deslocamento para a esquerda da curva de demanda de Z e isso faz o preço cair (e não aumentar como a alternativa mencionou).
c) Errado. Vimos que a demanda pelo bem Z seria contraída, ou seja, se deslocaria para a esquerda.
d) Perfeito. O bem Y é concorrente de X. Se o preço do bem Y subiu, os consumidores passam a procurar mais por X, o que eleva a demanda de X. E sabemos que expansão da demanda eleva o preço.
e) Não mesmo. O movimento da curva de demanda por X seria para a direita.
Resposta: D