SóProvas


ID
64906
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da teoria e prática de arranjo em arquivos permanentes,
julgue os itens subseqüentes.

O fator norteador da constituição do fundo de arquivo é o valor dos documentos: primário ou secundário.

Alternativas
Comentários
  • Fundo: conjunto de documentos de uma mesma proveniência.O fator norteador da constituição de cada fundo é o princípio da proveniência (Provenienzstelle (1)), na medida em que a origem do documento em um dado órgão gerador permitirá determinar sua função no contexto administrativo. O princípio da proveniência (respect des fonds) constitui a pedra angular da ciência arquivística, na medida em que essa proveniência define a posição do documento no seu fundo de arquivo.
  • Um fundo de arquivo compreende papéis gerados e/ou recolhidos por uma entidade pública ou privada necessários a sua criação, ao seu funcionamento e ao exercício das atividades que justificam a sua existência. Nesse sentido, os documentos de uma determinada unidade administrativa não devem ser separados para efeitos de organização. O fator norteador da constituição do fundo é a origem do documento: o que ele representa no momento da sua criação, como instrumento que possibilitará a conservação de uma atividade dentro de uma função que cabe ao órgão gerador no contexto administrativo no qual atua.
  • FUNDO DE ARQUIVO'O fundo abarca papéis gerados/recebidos por entidades físicas ou jurídicas, necessários à sua criação, ao seu funcionamento e ao exercício das atividades que justifiquem a sua existência, descartando-se, a sim, a caracterização de coleção (papéis reunidos por razões científicas, artísticas, de entretenimento ou quaisquer outras que não as administrativas).Os documentos pertencentes a um mesmo fundo guardam relação orgânica entre si, constituindo uma unidade distinta, como frisa Schellenberg, não podendo seus componentes ser separados, vindo a constituir outros agrupamentos aleatórios.A noção de fundo está estritamente ligada ao próprio órgão gerador dos documentos.':)
  • Fundo de arquivo - conjunto de documentos de uma mesma proveniência. Retrata as funções e a estrutura do órgão gerador.  

  • fundo--> fator norteador é a organicidade e não o valor primário ou secundário

  • Segundo a professora Heloísa Liberalli Bellotto, "O fator norteador da constituição de cada fundo é o princípio da proveniência, na medida em que a origem do documento em um dado órgão gerador permitirá determinar sua função no contexto administrativo"

     

    Fonte: Arquivos Permanentes - Tratamento documental

    Editora FGV

  • FUNDO – Conjunto de documentos de uma mesma proveniência. Termo que equivale a arquivo.

     

    Fonte: Dicionário de Terminologia Arquivística – 2005.

     

     

    Quanto ao conceito de fundos, concebido como o conjunto de documentos provenientes de um órgão, deve-se atentar para duas classificações  constantes da Teoria Arquivística. Ela diz que o fundo pode ser fechado ou aberto:

     

    1. Fundo Fechado: quando o órgão gerador da documentação não mais produz ou acumula documentos em virtude geralmente da cessação de suas atividades. Por exemplo, uma instituição governamental que deixou de funcionar e foi extinta. Ou uma pessoa física que faleceu.

    2. Fundo Aberto: quando o organismo produtor e acumulador da documentação ainda se encontra em atividade, continuando a gerar documentos arquivísticos. Por exemplo, o arquivo da Rede Globo de T elevisão é considerado um fundo aberto.