SóProvas


ID
649060
Banca
PaqTcPB
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

UMA AÇÃO NECESSÁRIA

O surgimento de várias empresas que produzem notícias para a internet provocou uma enorme distorção no mercado jornalístico brasileiro: surgiram portais que produzem e veiculam o conteúdo jornalístico, mas são administrados por empresas controladas por capital estrangeiro, algo expressamente proibido pela Constituição. O funcionamento desses portais foi motivo de um
pedido formal de investigação, encaminhado na semana passada à Procuradoria-Geral da República (PGR) pelas associações nacionais de Rádio e TV (Abert) e de Jornais (ANJ). As duas entidades exigem providências da PGR sobre essa atuação irregular e pedem explicações sobre quem deve fiscalizar e combater o descumprimento da Constituição na internet.
O artigo 222 da Constituição afirma que “a propriedade de empresa jornalística e de sons e de imagens é privativa de brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, ou de pessoas jurídicas constituídas no país”. A participação do capital estrangeiro fica limitada a 30 %. Na representação encaminhada à PGR, a Abert cita como exemplo de veículo virtual controlado por estrangeiros o portal Terra, que pertence ao grupo espanhol Telefónica. /.../ O advogado Luís Roberto Barroso, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, no seminário Cultura sustentável – Brasil: um caleidoscópio cultural, promovido pelo Senado, em
sua exposição, afirmou que a falta de tratamento isonômico às empresas dos mundos real e virtual é injusta, além de oferecer riscos à soberania do país. “Não se trata de reserva de mercado”, diz ele. “Nenhum país do mundo permite que suas empresas jornalísticas sejam controladas por estrangeiros”.
(Fonte: Isabel Clemente, In: Época, p. 70, 17 de maio de 2010)

A estrutura “do diretor”, em “a resposta do diretor”, funciona com valor de

Alternativas
Comentários
  • Não entendi. Coloquei letra "C", pois pensei em "resposta"como um substantivo abstrato, e do diretor como agente. Logo, adjunto adnominal. Não entendi por que o gabarito é complemento.

  • reposta do diretor.

    resposta = substantivo abstrato ativo = O diretor responde

    logo, é adjunto adnominal

  • Olá, pessoal!


    Essa questão não foi alterada pela Banca. Alternativa correta Letra A, conforme publicado no edital de Gabaritos no site da banca.


    Bons estudos!
    Equipe Qconcursos.com

  • Apesar de não ter sido anulada, entendo que esteja errada. Porque é o diretor quem responde, ele é ativo, não é passivo; portanto, não é complemento nominal. Questão claramente errada. . .

  • Absurdo total, saporra é adjunto adnominal.

  • A banca se equivocou aí... 

    "a resposta(subst. abstrato) do diretor (A.A)  // "A resposta foi dele, ele fez algo"



  • a)complemento.

    embora a resposta mais correta seja adjunto de adjunto adnominal. A menos que a banca tenha entrado no raciocinio que todo adjunto abstrato (resposta é abstrato) seja complemento nominal

  • Resposta Errada!

    "a resposta" (subst. abstrato) - Nesse caso pode ser tanto adjunto adnominal quanto Complemento Nominal.

    "do diretor" (é agente - o diretor quem deu a resposta) - Nesse caso é Adjunto Adnominal.

     

    Complemento Nominal - Completa o sentido de um Adjetivo, Adverbio ou Substantivo Abstrato - É paciente (recebe a ação).

    Adjunto Adnominal - Completa o sentido de um Substantivo Concreto ou Substantivo Abstrato - É agente (Pratica a Ação).

    Ex: A Mordida da Maça. --->  Mordida (Sub. Abstrato); da Maça (Complemento nominal - A maça é paciente, recebeu a ação, foi mordida).

    Ex: A mordida de Paulo Machucou o colega ---> Mordida (Sub. Abstrato); de Paulo (Adjunto Adnominal - paulo quem praticou a ação de morder)

     

    Força, Fé e Foco!

  • Nesse caso é Adjunto Adnominal.

  • parabéns para nós! estudamos tanto que, muitas vezes, sabemos mais que o elaborador!