SóProvas


ID
649444
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Nos meses de junho e julho de 2011, verificou-se no parlamento estadunidense disputa política pela aprovação de norma que elevasse o nível de endividamento daquela União federal. Acerca das normas constitucionais brasileiras relativamente a essa matéria, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • CF 88
    Art. 48. Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, não exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, dispor sobre todas as matérias de competência da União, especialmente sobre:

    XIV - moeda, seus limites de emissão, e montante da dívida mobiliária federal.

    Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal:

    IX - estabelecer limites globais e condições para o montante da dívida mobiliária dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;

  • Essa questão não é de direito tributário, é Direito Financeiro!
  • Creio que esta questão é tema de Direito Constitucional, uma vez que as assertivas encontram respaldo, no capítulo referente ao Poder Legislativo, portanto se relacionando à Organização dos Poderes. Diante disso, é questão materialmente constitucional , sendo melhor classificada assim.
  • Gabarito: "D"

    A quem interessar: a lei federal que trata da dívida mobiliária da União é a Lei Complementar 101/2000 (LRF); a Resolução do Senado que trata da dívida mobiliária dos Estados e dos Municípios é a Resolução nº 43/2001.
  • GAB.: D .

    LIMITE DA DÍVIDA MOBILIÁRIA:

    UNIÃO: Competência CN - Lei Federal (Art. 48, XIV, CF/88)

    EST./DF/MUN.: Competência PRIVATIVA Senado Federal - Resolução (Art. 52, IX, CF/88)

  • limite da dívida mobiliária federal: competencia da união com a edição de uma lei federal dispondo sobre o tema, que depende de sanção do presidente da republica.

    limite da divida mobiliaria dos estados, DF e municípios é competencia do senado federal com a edição de uma resolução do prorpio senado.

  • Gabarito letra d).

     

    Antes de resolver a questão, deve-se saber as seguintes informaçãoes:

     

    1) As competências exclusivas do Congresso Nacional (CF, Art. 49) são formalizadas por Decreto Legislativo;

     

    2) As competências do Congresso Nacional que dependem de sanção presidencial (CF, Art. 48) são formalizadas por Lei;

     

    3) As competências privativas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal (CF, Art. 51 e 52) são formalizadas por Resolução;

     

    4) A sanção presidencial não é exigida para as competências dos Artigos 49, 51 e 52, conforme é explicitado no caput do Artigo 48 da CF.

     

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL

     

    Art. 48. Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, não exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, dispor sobre todas as matérias de competência da União, especialmente sobre:

     

    XIV - moeda, seus limites de emissão, e montante da dívida mobiliária federal.

     

    * FORMALIZADA POR LEI (Art. 48).

     

     

    Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal:

     

    IX - estabelecer limites globais e condições para o montante da dívida mobiliária dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

     

    * FORMALIZADA POR RESOLUÇÃO (Art. 52).

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Divida Mobiliária: LEI para a União (art. 48, XIV, CF); RESOLUÇÃO do Senado Federal para os Estados, DF e Municípios (art. 52, IX, da CF);

    Dívida Consolidada: RESOLUÇÃO do Senado Federal para a União, Estados, DF e Municípios (art. 52, VI, da CF);

  • Para ficar mais fácil a visualização dos erros de cada alternativa:

    A)O limite da dívida mobiliária dos estados e dos municípios é matéria de lei federal, enquanto o limite da dívida mobiliária da União é matéria de resolução do Senado Federal.

    ERRADA - O limite da dívida mobiliária dos estados e dos municípios é matéria de Resolução do Senado Federal (art. 52, IX, CF)

    B)O limite da dívida mobiliária da União, dos estados e dos municípios é matéria de resolução do Senado Federal. ERRADA - O limite da dívida mobiliária da União é veiculada por meio de lei federal (art. 48, XIV, CF)

    C)O limite da dívida mobiliária da União, dos estados e dos municípios é matéria de lei federal.

    ERRADA - mesmos fundamentos das alternativas anteriores

    D)O limite da dívida mobiliária da União é matéria de lei federal, e o limite da dívida mobiliária dos estados e dos municípios é matéria de resolução do Senado Federal.

    CORRETA

    E) O limite da dívida mobiliária da União e dos estados é matéria de lei federal, e o limite da dívida mobiliária dos municípios é matéria de resolução do Senado Federal.

    ERRADA - mesmo fundamento das alternativas anteriores.

    Conclusão

    Dívida mobiliária da União é veiculada por LEI FEDERAL

    Fundamentação legal - Art. 48. Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, não exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, dispor sobre todas as matérias de competência da União, especialmente sobre: XIV - moeda, seus limites de emissão, e montante da dívida mobiliária federal

    Dívida mobiliária dos estados, Municípios e DF é veiculada por RESOLUÇÃO DO SENADO FEDERAL

    Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal: IX - estabelecer limites globais e condições para o montante da dívida mobiliária dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

    Como pontuou o André:

    OBS: a sanção presidencial não é exigida para as competências dos Artigos 49, 51 e 52, conforme é explicitado no caput do Artigo 48 da CF.

  • O art. 48 da CF estabelece matérias de competência do Congresso Nacional com a sanção do Presidente da República, com isso tratadas por lei federal, . No inciso XIV temos: moeda, seus limites de emissão, e montante da dívida mobiliária federal.

    Já o art. 52 estabelece matérias de competência privativa do Senado Federal, logo, tratadas por meio de resolução. Assim temos no inciso IX : estabelecer limites globais e condições para o montante da dívida mobiliária dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;