SóProvas


ID
65005
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da microfilmagem, da gestão de documentos eletrônicos
e digitalização de documentos arquivísticos, julgue os itens a
seguir.

A tecnologia da informação induz o arquivista a reinterpretar o princípio da proveniência, transformando-o em um paradigma metodológico que focaliza uma ordem intelectual em vez de uma ordem física.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    ordem intelectual, ou seja, voltada para o vínculo com o produtor arquivístico neste caso. Mas a redação ficou meio estranha, pegadhinnhas CESPE!!

  • Viajei nessa questão kkkkk -.-' 

  • Achei esquisito 

  • Eu acho massa esse tipo de questão. Kkkkkkkkkkkkk top correto
  • Pois, pra mim, o princípio da proveniência sempre teve foco na ordem intelectual e não na ordem física.

  • Gente... que questão que é essa?! O consiste em deixar agrupados, sem misturar com outros, os arquivos provenientes de uma administração, de um estabelecimento ou de uma pessoa física ou jurídica. Posso estar enganada, mas quando se pensa em ordem intelectual dos documentos, eu associo à ordem original, à naturalidade de produção dos documentos, bem como com à organicidade dos mesmo, mas não com a proveniência. Por isso, marquei errada.

  • Na prova eu iria de E, porque essa questão pode ter dois gabaritos, a banca pode justificar ambos. Mas...

    Proveniência possui duas Camadas - o respeito aos fundos e a ordem original (Intelectual e não material - que deriva da organicidade).

    Ao aplicar a proveniência, também deve-se aplicar, em seguida, a organicidade documental.

    Principio da proveniência: Fixa a identidade do documento relativamente a seu produtor. Por esse princípio, os arquivos originários de uma pessoa devem manter a individualidade, dentro do seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados, no arquivo, a outros de origem distinta. (BELLOTTO).

  • Eu sei que a questão parece estranha. Mas a banca tirou ela todinha do livro de Bellotto:

    "A tecnologia da informação induz o arquivista a reinterpretar o princípio da proveniência, transformando-o em um paradigma metodológico que passa a focalizar uma ordem intelectual em vez de uma ordem física."

    Fonte: Livro Arquivos Permanentes (ed 4, pág 169)