SóProvas


ID
662164
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Considere as seguintes assertivas:

I. A Reserva Legal é obrigatória e poderá deixar de ser constituída se o seu saldo acrescido do saldo das reservas de capital exceder a 30% do capital social integralizado.

II. A Reserva de Contingência é constituída para atender aos prováveis processos trabalhistas contra a empresa.

III. A Reserva de Lucros a Realizar é constituída em função de a empresa não apresentar lucro líquido no período.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I - RESERVA LEGAL:

    Art. 193, Lei 4320/64. Do lucro líquido do exercício, 5% (cinco por cento) serão aplicados, antes de qualquer outra destinação, na constituição da reserva legal, que não excederá de 20% (vinte por cento) do capital social. § 1º A companhia poderá deixar de constituir a reserva legal no exercício em que o saldo dessa reserva, acrescido do montante das reservas de capital, exceder de 30% (trinta por cento) do capital social.   § 2º A reserva legal tem por fim assegurar a integridade do capital social e somente poderá ser utilizada para compensar prejuízos ou aumentar o capital.

    II - RESERVA DE CONTINGÊNCIAS: 

    Art. 195, Lei 4320/64. A assembléia-geral poderá, por proposta dos órgãos da administração, destinar parte do lucro líquido à formação de reserva com a finalidade de compensar, em exercício futuro, a diminuição do lucro decorrente de perda julgada provável, cujo valor possa ser estimado.  § 1º A proposta dos órgãos da administração deverá indicar a causa da perda prevista e justificar, com as razões de prudência que a recomendem, a constituição da reserva.  § 2º A reserva será revertida no exercício em que deixarem de existir as razões que justificaram a sua constituição ou em que ocorrer a perda.

    III - RESERVA DE LUCRO A REALIZAR: 

      Art. 197, Lei 4320/64. No exercício em que o montante do dividendo obrigatório, calculado nos termos do estatuto ou do art. 202, ultrapassar a parcela realizada do lucro líquido do exercício, a assembléia-geral poderá, por proposta dos órgãos de administração, destinar o excesso à constituição de reserva de lucros a realizar.  § 1o ..., considera-se realizada a parcela do lucro líquido do exercício que exceder da soma dos seguintes valores:   I - o resultado líquido positivo da equivalência patrimonial (art. 248); e  II – o lucro, rendimento ou ganho líquidos em operações ou contabilização de ativo e passivo pelo valor de mercado, cujo prazo de realização financeira ocorra após o término do exercício social seguinte.  § 2o A reserva de lucros a realizar somente poderá ser utilizada para pagamento do dividendo obrigatório. Serão considerados como integrantes da reserva os lucros a realizar de cada exercício que forem os primeiros a serem realizados em dinheiro.