SóProvas


ID
664321
Banca
FCC
Órgão
TRE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: A questão abaixo baseia-se no texto
seguinte.

O tempo não perdoa o que se faz sem ele, costumava dizer Ulysses Guimarães, citando Joaquim Nabuco. Desse modo ensinava a importância na política do apropriado discernimento do momento oportuno. Não é fácil a identificação desse momento, pois, entre outras coisas, requer conjugar o tempo individual de um ator político com o tempo coletivo de um sistema político e de uma sociedade. Além disso, o tempo flui e é instável no seu movimento, e não só na política. É o caso do tempo na meteorologia, cada vez menos previsível por obra das mudanças climáticas provocadas pela ação humana. 

A vasta reflexão dos pensadores, dos poetas e cientistas sobre o estatuto do tempo e seu entendimento aponta para uma complexidade que carrega no seu bojo o desafio de múltiplos significados, cabendo lembrar que a função da orientação é inerente à busca do saber a respeito do tempo. Assim, uma coisa é conhecer o tempo do relógio, que molda o mensurável de uma jornada de trabalho. Outra coisa é lidar com a não mensurável duração do tempo vivido, que perdura na consciência, e não se confunde, por sua vez, com o tempo do Direito, que é o tempo normatizado dos prazos, dos recursos, da prescrição, da coisa julgada, da vigência das leis e do drama cotidiano da lentidão da Justiça.

A busca do saber sobre o tempo tem, como mencionei, uma função de orientação. Neste século XXI, é preciso parar para pensar a vertiginosa instantaneidade dos tempos e os problemas da sua sincronização, que a revolução digital vem intensificando.

A tradicional sabedoria dos provérbios portugueses diferencia o tempo do falcão e o tempo da coruja. O tempo do falcão é o da rapidez e da violência. É este o tempo que nos cerca. O tempo da coruja é o da sabedoria − a sabedoria que nos falta para lidar com a estrutura de possibilidades do tempo no mundo em que estamos inseridos.  

(Celso Lafer. Trecho, com adaptações, de artigo publicado em O Estado de S. Paulo, 20 de novembro de 2011. A2, Espaço Aberto) 




A vasta reflexão dos pensadores, dos poetas e cientistas sobre o estatuto do tempo e seu entendimento aponta para uma complexidade ...

Nas frases seguintes, considere o emprego do verbo grifado acima:

I. O assessor encarregado pelo Ministro de analisar o processo apontou-lhe as dificuldades em conseguir um acordo satisfatório entre as partes.

II. O desempenho de um dos membros do Conselho Administrativo levou os demais a apontarem-no, de forma unânime, para dirigir a empresa.

III. O Presidente, diante da insatisfação gerada por medidas impopulares, apontou à frente dos manifestantes, tentando acalmar os ânimos.

Está correta a regência do verbo apontar em

Alternativas
Comentários
  • I. O assessor encarregado pelo Ministro de analisar o processo apontou-lhe as dificuldades em conseguir um acordo satisfatório entre as partes.  APONTAR FUNCIONANDO COMO VTI.

    II. O desempenho de um dos membros do Conselho Administrativo levou os demais a apontarem-no, de forma unânime, para dirigir a empresa. VERBO TERMINADO COM M, USAMOS O A PRPOSIÇÃO EM MAIS O PRONOME.  

    APRENDI ESSA AGORA COM O COMENTÁRIO DE UM COLEGA, SE ALGUÉM PUDER MELHORAR A EXPLICAÇÃO FICAREI FELIZ



    III. O Presidente, diante da insatisfação gerada por medidas impopulares, apontou à frente dos manifestantes, tentando acalmar os ânimos. APONTAR =  SENTIDO DE SURGIR, FAZER PONTA EM.



  • Eu creio que na

    "I. O assessor encarregado pelo Ministro de analisar o processo apontou-lhe as dificuldades em conseguir um acordo satisfatório entre as partes. "
    "apontar" no sentido de "mencionar, citar" seja VTDI.
    "lhe" = OI.
    "as dificuldades em conseguir um acordo satisfatório entre as partes" = OD.

    "II. O desempenho de um dos membros do Conselho Administrativo levou os demais a apontarem-no, de forma unânime, para dirigir a empresa. "
    "apontar" no sentido de "designar com a voz ou com o gesto" seja VTD.
    "no" = OD.

    "III. O Presidente, diante da insatisfação gerada por medidas impopulares, apontou à frente dos manifestantes, tentando acalmar os ânimos. "

    "apontar" no sentido de "Aparecer, mostrar-se, deixar-se ver" seja VI.
    O michaelis cita outros dois exemplos:
    O presidente apontara à porta do palácio.
    A aurora aponta no horizonte.


    []s

  • I. O assessor encarregado pelo Ministro de analisar o processo apontou-lhe as dificuldades em conseguir um acordo satisfatório entre as partes. ( apontou a alguém, no caso ao ministro: VTI.  Os principais verbos que, quando TI, não aceitam LHE/LHES como complemento, estando em seu lugar a ele (a/s) - aspirar, visar, assistir (ver), aludir, referir-se, anuir.)
  • No meu entendimento a alternativa II) está errada.
    LEVOU OS DEMAIS A APONTAREM-NO???? OU LEVOU OS DEMAIS A APONTÁ-LO.
    NO MEU ENTENDIMENTO O CORRETO SERIA:
    SEU DESEMPENHO LEVOU OS DEMAIS A APONTÁ-LO, DE FORMA UNÂNIME, PARA DIRIGIR A EMPRESA????
  • Acredito que o item II seja VTDI, já que quem aponta, aponta alguém PARA alguma coisa.... "...levou os demais a apontarem-NO, de forma unânime, PARA dirigirir a empresa."
  • Nas frases seguintes, considere o emprego do verbo grifado acima:

    considerando que o verbo do enunciado é VTI, as únicas acertivas que possuem VTI são as: I e III.

    a acertiva II é VTD.

    Apesar de as 3 acertivas estarem perfeitas quanto à regência, entrei com recurso para aterar o gabarito desta questão para a letra D, pois o enunciado pede para considerar o emprego do verbo grifado ( VTI ). Foi baseado nisso que no dia da prova marquei a letra D, mesmo sabendo que todos os itens estavam com a regência dos verbos certos.
  • Concordo o comentário acima. A questão pede  " considere o emprego do verbo grifado acima: "


    O verbo em questão é VTI. Pois então a resposta correta deveria ser a alternativa D. Corrijam-me caso eu esteja errada por favor ! 
  •  A quesão está correta. Não cabe recurso.

    A banca mencionou o que está de acordo (aquilo que está correto) referete ao VERBO e não referente a REGENCIA DO VERBO acima.

    Tomem cuidado na interpretação.

    Abs;
  • I. APONTAR no sentido de: INDICAR (VTDI), atentem-se pois o LHE também pode ser empregado como pronome possessivo. EX. Compraram-lhe o livro = Compraram o livro dele.

    ii. APONTAR no sentido de EXPOR, EVIDENCIAR (VTD), logo o 'no' representa o objeto direto. Nesse sentido cumpre destacar que palavrar terminadas em ditongos nasais (am, em) utiliza-se o NO, NA (S). Quando terminados em R, S, Z utliza-se o LO, LA (s).

    III. APONTAR no sentido de APARECER, COLOCAR-SE DIANTE (VI), não exige a proposição 'a', a crase usada na frase indica a locução adverbial que introduz um adjunto adverbial de modo.


  • ... sobre o estatuto do tempo e seu entendimento aponta para uma complexidade - VTDI - sentido de indicar


    I- O assessor encarregado pelo Ministro de analisar o processo apontou-lhe as dificuldades em conseguir um acordo satisfatório entre as partes. VTDI-sentido de indicar

    II- O desempenho de um dos membros do Conselho Administrativo levou os demais a apontarem-no, de forma unanime, para dirigir a empresa. VTDI-sentido de indicar

    III- O Presidente, diante da insatisfação gerada por medidas impopulares, apontou a(com crase- meu teclado tá com problema) frente dos manifestantes, tentando acalmar os ânimos. VTI- sentido de surgir, despontar


    Letra correta é a E. Todas as três alternativas estão corretas do ponto de vista da regência, mas só a terceira é que muda a regência de acordo com o enunciado.
  • ENTENDIMENTO, CONFORME A BANCA:A VASTA REFLEXÃO (VTD) dos pensadores, dos poetas e cientistas sobre o estatuto do tempo e seu entendimento aponta PARA UMA COMPLEXIDADE ... (VTI)Nas frases seguintes, CONSIDERE O EMPREGO DO VERBO GRIFADO acima: I. O assessor encarregado pelo Ministro de analisar o processo apontou-LHE (VTI) AS DIFICULDADES...(VTD) II. O desempenho de um dos membros do Conselho Administrativo levou os demais a apontarem-NO (VTD), de forma unânime, PARA DIRIGIR A EMPRESA (VTI)III. O PRESIDENTE(VTD), diante da insatisfação gerada por medidas impopulares, APONTOU À FRENTE DOS MANIFESTANTES (VTI), tentando acalmar os ânimos.CONFORME A REGÊNCIA A ESSES VERBOS DEVERIAM TER SIDO ATRIBUÍDOS OUTROS SIGNIFICADOS, PORÉM A FCC , COMO EM DIVERSAS QUESTÕES, VEM CONSIDERANDO ADJ. ADVERBIAL COMO OBJ. INDIRETO E DEVEMOS ESTAR ATENTOS A ISSO.SEGUE ABAIXO A REGÊNCIA DO VERBO APONTAR NAS ALTERNATIVAS EM COMENTO:I. apontar" no sentido de "mencionar, citar" seja VTDI. Quem menciona, menciona algo (OD) a alguém(OI)II."apontar" no sentido de "designar com a voz ou com o gesto" seja VTD¨. Quem designa, designa algo ou alguém (OD), o mesmo significado do verbo chamar.III. "apontar" no sentido de "Aparecer, mostrar-se, deixar-se ver" seja VI.O michaelis cita outros dois exemplos, inclusive, muito bem colocado pelo Luciano.O presidente apontara (VI)à porta do palácio.(ADJ. ADV. DE LUGAR)A aurora aponta (VI) no horizonte.(ADJ. ADV. DE LUGAR)A final quem aparece, aparece( sentido completo) ,não tem sentido, atribuir a pergunta:Quem mostra, mostra algo a alguém, até parece o sujeito da oração, na verdade é objeto.Enfim, se desejamos um bom resultado nas provas da FCC, especialmente português, visto que esta é a disciplina que mais reprova em concursos teremos que nos adaptar ao seu entendimento, ainda que este seja equivocado.
  • FCC me quebrou as pernas nessa II rs 
    Mas depois de pensar bem da para ver que no II o verbo APONTAR nao esta como VTI e sim como VTD, pois nao apontou nada a ninguem. =/
  • No enunciado da questão, "A vasta reflexão " é o núcleo do sujeito;
    No itém II, "para dirigir a empresa" não é objeto, e sim adjunto adverb.
    Abaixo segue texto comentando a questão, retirado do "Portal do Portugês" http://jpportugues.com/category/questoes-fcc-comentadas/
     
    I. O assessor encarregado pelo Ministro de analisar o processo apontou-lhe as dificuldades em conseguir um acordo satisfatório entre as partes.
    II. O desempenho de um dos membros do Conselho Administrativo levou os demais a apontarem-no, de forma unânime, para dirigir a empresa.
    III. O Presidente, diante da insatisfação gerada por medidas impopulares, apontou à frente dos manifestantes, tentando acalmar os ânimos.
    Resposta:
    I. Utilizado no sentido de “mostrar algo a alguém”, “apontar com o dedo”, o verbo APONTAR é bitransitivo e utilizado tal qual na frase acima. “Lhe” é OI e “as dificuldades” é OD. A frase está correta.
    II. No sentido de “indicar para cargo ou função”, o verbo APONTAR é VTD. Logo, “no”, na frase, é OD.
    III. Por fim, no sentido de “aparecer”, o verbo APONTAR é intransitivo. Assim ele foi usado na frase III, que está correta.
     
    Logo, todas as frases estão corretas, e a resposta da questão é letra E!
     
    RESPOSTA: letra E.

     
  • no item II: no lugar de apontarem-no eu poderia colocar: ... levou os demais a APONTÁ-LO para digirir a empresa???
  • Pior do que a questão é a péssima explicação do professor, ou seja, NENHUMA

  • Ainda não entendi essa  questão.

    Por que a III tem a mesma regência?

    AFSS !!!

  • Tem que trocar esse professor de PORGUÊS do QC pq pelo amore.

    Melhor os comentários dos colegas ao dele!!