SóProvas


ID
664387
Banca
FCC
Órgão
TRE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A classificação arquivística prioriza, como critério de arranjo,

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA A

    ARRANJO é constituído dos documentos provinientes de uma mesma fonte geradora de arquivos, ou seja, prioriza as funções e atividades do órgão de origem.
  •     De acordo com a terminologia arquivística, arranjo é o processo que consiste na ordenação, de forma estrutral ou funcional, dos documentos em fundos. Conforme Carolina Teixeira, "fundo é a principal unidade de arranjo estrutural nos arquivos permanentes, constituída dos documentos provenientes de uma mesma fonte geradora de arquivos."
        
        O trabalho de arranjo é uma atividade típica nos arquivos permanentes, pois este recebe documentos dos diversos órgãos e, pelo princípio da procedência, esses documentos devem ser mantidos em um mesmo fundo. O arranjo tem como principais objetivos a análise dos documentos em relação a sua forma, origem funcional e conteúdo; e a "colocação de papéis nas galerias, estantes, sua empacotação, colocação das etiquetas, etc."

  • Arranjo é ordenação de documentos em fundos / ordenação séries dentro dos fundos.
  • Preciso de ajuda...
    Posso dizer que "as funções e atividades do órgão de origem" são o princípio da proveniência?
    Isto é, a classificação arquivística prioriza este princípio como critério do arranjo?
  • Letra a  CORRETA

    PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA

    Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras.

    A classificação arquivistica prioriza esse princípio, pois este princípio é o primeiro que define um conjunto de documentos como arquivo.
    o conjunto de documentos que forma o arquivo se faz num processo natural de acumulação, a partir do fluxo da sua produção/recepção por um único sujeito, seja uma entidade coletiva ou uma pessoa. Os documentos são acumulados à medida que são produzidos em decorrência de atividades que são necessárias para a realização da missão do seu produtor.
  • Segundo o Dicionário de Terminologia Arquivística (2005), citado no livro Arquivologia Facilitada (João Tiago e Leonardo Reis), arranjo é a sequência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido.
  • arranjo

    Sequência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido

     

    arranjo estrutural

    Arranjo que tem por eixo a estrutura administrativa da entidade produtora do arquivo

     

    arranjo funcional

    Arranjo que tem por eixo as funções desempenhadas pela entidade produtora do arquivo

  • Considerando que os documentos arquivísticos são produtos de atividades administrativas, a classificação dos mesmos utiliza como critério de estruturação suas funções, atividades e tarefas. Dessa maneira, deve ser espelhado no plano de classificação o modo como as instituições operam, ou seja, realizam suas atividades para atingir seus objetivos.

    Gabarito do professor: Letra "A"
  • todas as atividades arquivísticas levam em consideração as funções e as atividades do órgão. Isso acontece porque deve-se levar em conta a organicidade dos documentos para que ele continue fazendo sentido dentro do seu conjunto documental.

    Resposta: A