-
A visão holística da Teoria Neopatrimonialista
Não é possível implementar modelos, novas estratégias de gestão e, principalmente, metodologias de custeamento de produtos e serviços se não houver um comprometimento de todos os agentes que compõem as organizações.
Vivemos uma verdadeira revolução na área do conhecimento. Tudo o que valia como verdade passa ater valor relativo em virtude das mutações, da forma de agir, da forma de se organizar, do pensar e do executar.
Resposta A
-
Segundo Baily et al. (2000), as razões para o crescimento da participação de compras na tomada de decisões estratégicas são as seguintes:
- As compras passaram a ser vistas como uma área de agregação de valor.
- A rápida inovação dos produtos exige equipes integradas, que adotem uma abordagem de processo em vez de funcional.
- A necessidade da visão holística em relação à integração de fluxos de materiais e de informações, tanto interna quanto externamente.
- O envolvimento ativo do fornecedor pode reduzir custos.
- Empenho com os custos estratégicos de suprimentos em vez de com os preços a custo prazo.
- Benchmarking em relação às empresas japonesas que, por longo tempo, viram a atividade como importante fator estratégico.
- Crescimento do gasto em materiais e do potencial de lucro das compras
-
-
Comentários:
Holístico ou holista é um adjetivo que classifica alguma coisa relacionada com o holismo, ou seja, que procura compreender os fenômenos na sua totalidade e globalidade. A palavra holístico foi criada a partir do termo holos, que em grego significa "todo" ou "inteiro".
Lembra do que estumamos sobre a área de compras?
A função compras é de fundamental importância à gestão de materiais e tem por finalidade suprir as necessidades de materiais ou serviços, planejá-las quantitativamente e satisfazê-las no momento certo com as quantidades corretas, verificar se recebeu efetivamente o que foi comprado e providenciar armazenamento. Para atingir tal finalidade, a área de compras precisa desenvolver e manter fontes de suprimentos adequadas: a chamada cadeia de suprimentos (supply chain). Apesar de ser um subsistema orientado para fora da empresa – isto é, voltado para os fornecedores externos -, a área de compras interage internamente com vários setores da empresa, como produção, planejamento e controle da produção (PCP), engenharia de produto, controle de qualidade, controle de estoques, área financeira, etc.
Gabarito: A