SóProvas


ID
671161
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

As questões de números 15 a 20 baseiam-se no texto seguinte.

A biosfera, o nome que a ciência dá à vida, parece algo enorme, que se espalha por toda parte, que nos cerca por cima, por
baixo, pelos lados, andando, voando e nadando. Pois toda essa única maravilha se espreme por sobre uma camada ínfima do
planeta. Quão ínfima? Toda a vida da Terra está contida em 0,5% de sua massa superficial. Metade de 1%. O restante é rocha estéril
recobrindo o núcleo de ferro incandescente. Imagine uma metrópole do tamanho de São Paulo ou de Nova York totalmente deserta,
quente demais ou fria demais para manter formas de vida, exceto por um único quarteirão.
A vida, ou a biosfera, torna-se uma reserva ainda mais enclausurada e única, quando se sabe que nenhuma forma de vida,
mesmo a mais primitiva, jamais foi detectada fora dos limites da Terra. Se toda a biosfera terrestre se mantém em uma parte ínfima do
planeta, este por sua vez é um grão de areia. Sem contar o Sol, a Terra responde por apenas 1/500 da massa total do sistema solar.
Essa bolhinha azul e frágil que vaga pelo infinito recebe agora seu habitante número 7 bilhões, reavivando a imorredoura questão
sobre até quando a população mundial poderá crescer sem produzir um colapso nos recursos naturais do planeta.
A questão se impõe porque o crescimento no uso desses recursos forma uma curva estatística impressionante. A estimativa é
de que, em 2030, será necessário o equivalente a duas Terras para garantir o padrão de vida da humanidade. As perspectivas mais
sombrias sobre a sustentabilidade do planeta não levam em conta a extraordinária capacidade de recuperação da natureza - e a do
próprio ser humano - para superar as adversidades. A Terra já passou por cinco grandes extinções em massa e a vida sempre voltou
ainda com mais força. Enquanto se procuram soluções para o equilíbrio entre crescimento populacional e preservação de recursos, a
natureza manda suas mensagens de socorro. A espaçonave Terra é uma generosa Arca de Noé, mas ela tem limites.

(Filipe Vilicic, com reportagem de Alexandre Salvador. Veja, 2 de novembro de 2011. p.130-132, com adaptações)

A concordância verbal e nominal está inteiramente respeitada em:

Alternativas
Comentários
  • a) Os níveis alarmantes de poluição da água no planeta, resultante da atividade humana, está dando sinais de que ela poderá faltar em boa parte do globo terrestre, que já sofre com sua escassez. ERRADO (Os níveis alarmantres...estão...)

    b) A proporção entre número de habitantes e oferta de recursos naturais estão em descompasso, levando à necessária redução no consumo desses recursos que garantem a vida no planeta. ERRADO (A proporção... está)

    c) Ambientalistas já alertam para os perigos à sobrevivência da humanidade, caso os habitantes do planeta continue a consumir de modo irresponsável os recursos naturais, muitos dos quais já escassos.ERRADO (...os habitantes do planeta continuem).

    d) Existe programas de conscientização da população mundial que busca divulgar formas de consumo sustentável dos recursos naturais e respeito ao ritmo da natureza, para permitir que ela o reponham. ERRADO (Existem programas).

     e) É necessário que haja medidas que busquem controlar o consumo predatório dos recursos da natureza que, cada vez mais escassos, estão sujeitos a uma lenta reposição. CORRETO (sujeito oracional, verbo obrigatório no singular.)  . 
       .  

  • Muito bom o comentário da colega.
    E para aqueles que ainda não sabem da regra, verbo haver no sentido de existir é impessoal e deve permancer na terceira pessoa do singular. E caso venha acompanhado por auxiliar, aquele transmite sua impessoalidade a este.

    e) É necessário que haja medidas que busquem controlar o consumo predatório dos recursos da natureza que, cada vez mais escassos, estão sujeitos a uma lenta reposição.

    Abraços!
  • A maldade da questão está na letra (C) e (E). :-)

    Na (C), o "e" no sujeito "A proporção entre número de habitantes e oferta de recursos naturais" pode levar o candidato a achar que o núcleo é "numero" e "oferta" e, desta forma, o "estão" estaria correto!

    Na (E), como bem disse o colega, o "haja" no sentido de "existir" é impessoal. A banca quer que pensemos que o "medidas" é o sujeito e, portanto, deveria ser "hajam"! Mas "medidas" é objeto direto do "haja".

    []s

  • Caros,

    Essa questão deverá ser anulada, pois há duas respostas. A preposição B também esta correta:

    A regra de concordância verbal é clara ao dizer que o verbo deverá sempre concordar com o sujeito.

    SUJEITO: A proporção entre número de habitantes e (A) oferta de recursos naturais

    SUJEITO COMPOSTO (MAIS DE UM NÚCLEO):

    Proporção e Oferta - Pode estar difícil de visualizar, já que a questão maliciosa retirou o artigo antes do substantivo OFERTA.

    A concordância do verbo ser nesse caso deverá ser no plural.

    OBS: Há exceções quanto a concordância do verbo ser, pois este também pode concordar com o predicativo do sujeito, porém como o Bechara diz: - PODE. Nesse caso a estilística e o bom censo serão fundamentais para realizar concordância.


    A proporção entre número de habitantes e (A) oferta de recursos naturais estão em descompasso, levando à necessária redução no consumo desses recursos que garantem a vida no planeta.

    A disposição!
  • Caro Frede,
    Tive o mesmo entendimento da questão, pois a alternative (b) para mim também está correta por apresentar dois núcleos do sujeito ( A proporção e oferta )
  • Caro yuri,

    você se equivocou no comentário

    na frase "A proporção entre número de habitantes e oferta de recursos" é a proporção entre alguma coisa e outra,

    PROPORÇÃO É O NÚCLEO DO SUJEITO, por isso deve concordar com o verbo "está".
  • na frase "A proporção entre número de habitantes e oferta de recursos"


    A proporção está... agora se eu falasse

    A proporção e A oferta..... eu teria sujeto composto, sendo assim estão...
    Na frase não temos sujeito composto e sim um sujeito simples com um especificador
  • SOMENTE VISANDO O ACRÉSCIMO DO 1º COMENTÁRIO:d) ExisteM programas de conscientização da população mundial que BUSCA divulgar formas de consumo sustentável dos recursos naturais e respeito ao ritmo da natureza, para permitir que ela o reponham. ERRADO (Existem programas). ORA, SE O VERBO EXISTIR CONCORDA COM O SUJEITO (PROGRAMAS), LOGO OS PROGRAMAS BUSCAM DIVULGAR FORMAS DE CONSUMO.
  • caros,

    com relação à "b". A assertiva, para  mim, parece-me incorreta, visto que há desrespeito notório de concordância verbal.

    A oração: A proporção entre número de habitantes e oferta de recursos naturais estão em descompasso, levando à necessária redução no consumo desses recursos que garantem a vida no planeta." De cara, procuremos o sujeito para o verbo "estão": o que está em descompasso? a proporção (...). Daí concordar-se-á o verbo estar com o sujeito "proporção". A questão veio tão simples, que veio na forma direta: sujeito + complemento verbal.

    A letra "e", "é" veio no singular visto que há caso evidente de sujeito oracional (verbo na 3 pessoa do singular). "Estão" está no plural, visto que, anteriormente, temos a presença de um pronome relativo que concorda com seu antecedente "recursos".
  • GABARITO: E

    Corrigindo as demais alternativas:
    (A) Os níveis (núcleo do sujeito) alarmantes de poluição da água no planeta, resultante da atividade humana, estão (verbo) dando sinais de que ela poderá faltar em boa parte do globo terrestre, que já sofre com sua escassez.

    (B) A proporção (núcleo do sujeito) entre número de habitantes e oferta de recursos naturais está (verbo) em descompasso, levando à necessária redução no consumo desses recursos que garantem a vida no planeta.

    (C) Ambientalistas já alertam para os perigos à sobrevivência da humanidade, caso os habitantes (núcleo do sujeito) do planeta continuem (verbo) a consumir de modo irresponsável os recursos naturais, muitos dos quais já escassos.

    (D) Existem (verbo) programas (núcleo do sujeito) de conscientização da população mundial que busca divulgar formas de consumo sustentável dos recursos naturais e respeito ao ritmo da natureza, para permitir que ela (sujeito) o reponha (verbo).
  • parece que a banca, em questões do enunciado tipo:
    "A concordância verbal e nominal está inteiramente respeitada em:",
    faz você ler todas as alternatidas e sempre coloca o gabarito na ultima questão (alternativa E)
    a luta também é contra o relógio no dia da prova.

  • a) resultantes / estão;

    b) está;

    c) continuem;

    d) existem / buscam / os reponha.

  • a) Os níveis (...) ESTÃO

    b) A proporção (...) ESTÁ

    c) caso os habitantes do planeta CONTINUEM

    d) EXISTEM programas / HÁ programas

    e) gabarito