-
Questão muito mal elaborada, forçando uma opinião pessoal sem revelar seu fundamento. Se é pra fazer uma afirmação irrealista, podia pelo menos citar o autor que defende essa ideia para tornar a questão certa. Ao dizer que algo não pode ser feito, significa negar qualquer possibilidade de qualquer pessoa do mundo ter feito ou vir fazer.
-
De acordo com o site da Consulplan, recurso foi julgado precedente, o que transforma o item A como o CORRETO
"RECURSO PROCEDENTE – Gabarito alterado para alternativa A.
O item III afirma existir uma relação entre liderança e aspectos físicos e intelectuais, o que não se sustenta nas teorias sobre liderança na atualidade, ou conforme Hersey & Blanchard.
Fonte: HERSEY/ BLANCHARD. Psicologia para Administradores: a teoria e as técnicas da liderança situacional. São Paulo : EPU, 1986, p. 103-105. "
-
Se a resposta dada como II e III corretas e com a anulação da questão como a alternativa I correta então o gabarito deveria ser letra D não?
-
Olá, pessoal!
O gabarito foi atualizado para "A", conforme edital publicado pela banca e postado no site.
Justificativa da banca: O item III afirma existir uma relação entre liderança e aspectos físicos e intelectuais, o que não se sustenta nas teorias sobre liderança na atualidade, ou conforme Hersey & Blanchard.
Fonte: HERSEY/ BLANCHARD. Psicologia para Administradores: a teoria e as técnicas da liderança situacional. São Paulo : EPU, 1986, p. 103-105.
Bons estudos!
-
IDALBERTO CHIAVENATO EM GESTAO DE PESSOAS
Teoria sobre lideraça - Abordgem dos traços - Traços: físicos e intelectuais.
Quem é esse Autor Zé que nunca ouvi falar!!!
-
A questão é mesmo mal formulada, porém a alternativa III gera o erro afirmando que o fenômeno da liderança guarda relação com aspectos físicos e intelectuais. De fato isso existiu no começo das teorias sobre liderança, a exemplo da teoria do "grande homem". Porém como o próprio Chiavenatto explica no TGA que existem divergências. Suas críticas são:
v Não ponderam a importância relativa de cada uma das várias características e traços de personalidade que realçam os aspectos de liderança;
v Ignoram a influência e a reação dos subordinados;
v Não fazem distinção entre os traços válidos quanto ao alcance de diferentes tipos de objetivos. Em certas missões, alguns traços de personalidade são importantes do que outros.
v Ignoram a situação em que a liderança se efetiva.
v Dentro dessa abordagem simplista, uma pessoa dotada de traços de liderança é sempre líder, durante todo o tempo e em toda e qualquer situação, o que não ocorre na realidade.
Ou seja, existem casos e casos, ela não se aplica em sua totalidade. Por isso está errada.
-
Pra mim, todas estão corretas. Explico:
I. A liderança é uma habilidade que pode ser aprendida com a observação dos padrões de comportamento humano.
Aqui encontra-se respaldo nas teorias comportamentais e contingenciais de liderança, tudo bem, sem muitas polêmicas.
II. A liderança ser bem-sucedida guarda relação com a maturidade psicológica dos liderados.
Aqui remete à teoria da liderança situacional de Hersey e Blanchard, onde o foco é a maturidade do indivíduo. Ok, sem muitos segredos também.
III. O fenômeno da liderança guarda relação com aspectos físicos e intelectuais.
Esse item está CORRETO de acordo com a teoria dos traços, a qual explica como os traços de personalidade, físicos e intelectuais pode ou não determinar um lider.
Gente, todos os itens estão corretos, não concordo com o gabarito. Se a banca tivesse colocado "De acordo com as teorias contingenciais de liderança", aí tudo bem. Agora a banca não especificou em cima de qual teoria ela queria que julgasse os itens, portanto, todas são aceitas (Teoria dos traços, as comportamentais e contingenciais de liderança)
Essa é a minha humilde opinião. Bons estudos e vamos que vamos!
-
Concordo em absoluto com o comentário de Juarez. Todas as afirmativas estão corretas. A questão sequer fala se o conceito que se quer de liderança é o conceito atual. A alternativa III é um tipo de liderança (traços da personalidade) e seu conceito está correto. Como vou adivinhar qual linha que a banca quer que eu siga para anlisar liderança?
-
É óbvio que a banca quer o conceito atual, pois se quisesse outro, explicitaria dizendo: classico, cientifico, humanistico...
-
Teoria dos traços de liderança:
Os líderes são identificados com base em seus traços de personalidade, focando qualidades e características pessoais, traços físicos, intelectuais e etc.
Teoria não validada cientificamente o que invalida a alternativa III.
-
Bom seria se todos os lideres tivessem maturidade psicologica.....rs
-
A banca usa um livro de 1986 pra justificar o entendimento ATUAL
-
A liderança ser bem-sucedida guarda relação com a maturidade psicológica dos liderados....... concordo com a colega Talitha Jacob....rsrsrs....Desde os remotos tempos temos notícias de líderes que beiram a insanidade, temos até aqueles que de tão insano quase chegam a ser....Tirano..... Mas.....nossa banca é pragmática.....(vamos aos estudos)
-
Bem, o que podemos esperar dessa banca pro TRE?
-
o enunciado entao deveria ter falado q queria "de acordo com as teorias atuais", pq nao especificando nada, a III esta correta!!
-
A definição de liderança muda conforme o tempo. Na época em que existia somente a teoria dos traços (1920), era normal acreditar que a liderança estava relacionada a fatores físicos, natos e materiais tais como: ser homem, alto, vir de família rica, entre outras características. Porém, com novas pesquisas, descobriu-se que a liderança não estava ligada ao físico nem a fatores de natalidade uma vez que poderia ser aprendida por qualquer pessoa. Logo, o conceito de liderança mudou desde então e continua sofrendo adaptações.
Essa questão é muito específica, os livros didáticos do Maximiano e Stephen Robbins não se aprofundam tanto. É algo visto em artigos científicos que estudam a teoria dos traços na perpesctiva de Kirkpatrick e Lockhart.
-
Discordo do gabarito pois cada enunciado (i, ii, iii) corresponde a um estilo de liderança, o comando da questão deveria ter especificado o que desejava.