SóProvas


ID
671374
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação à Teoria de Estilos de Liderança, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • “A liderança autocrática baseia-se numa liderança dominadora, agressiva, com centralização total das tomadas de decisão (decisão unilateral), não dando nenhuma liberdade aos subordinados. A liderança democrática é uma liderança mais participativa. O líder é comunicativo e consegue orientar e motivar a participação dos liderados nas decisões. O líder se utiliza do feedback para treinar e aperfeiçoar o desempenho dos liderados. A liderança liberal ou laissez-faire é quase uma ausência de líder. O próprio grupo toma as decisões. A liberdade aos liderados é total e a participação do líder é restrita a fornecer recursos e a responder quando é solicitado.”
     
    Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos
    Autores: Enrique Rocha, Karina da Rocha e Cristiana Duran
  • A teoria sobre estilos de liderança aborda sobre os estilos Autocrático e Democratíco.
    - Democratico (estilo orientado para as pessoas):
    Estilo pessoas;
    Liderança orientada para as pessoas;
    Liderança orientada para as relações humanas;
    Liderança orientada para a consideração ou para o grupo;

    - Autocratico (estilo orientado para a tarefa);
    Estio tarefa;
    Liderança orientada para a tarefa;
    Liderança orientada para a produção, para a produtividade ou eficiência;
    Liderança orientada para o planejamento e a organização.
  • Gabarito " A "
    Lider autocrático -> Enfâse no LÍDER
    Líder Democrático -> Enfâse no LÍDER/LIDERADOS
    Líder Liberal ( laissez-faire) -> Enfâse LIDERADOS
    Liderança carismática
    liderança carismática está associada ao carisma . Entre ascaracterísticas do líder carismático, House aponta confiança nos seguidores e a similaridade de crenças. Os liderados apresentam aceitação incondicional dos líderes, obediência espontânea, envolvimento emocional com a missão, alto nível de desempenho e crença na capacidade de contribuição. ( Flavio Pômpeo - Ponto dos Concursos ).
  • O professor Rodrigo Rennó explica,

    No estilo  autocrático,  o líder centraliza todas as decisões, sem pedir a participação dos seus subordinados. Este líder determina como o trabalho será feito, quem o fará, quando o fará, etc. A participação dos funcionários no processo de tomada de decisão é limitada! 
    O estilo democrático caracteriza-se pela delegação de autoridade aos subordinados, que são incluídos no processo de tomada de decisão pelo líder. A decisão então é tomada em conjunto pelo líder e seus liderados.
    Este estilo pode ser classificado como  consultivo, no qual o líder pede a opinião dos subordinados antes de tomar a decisão, ou participativo, em que os funcionários participam não só com a opinião, mas decidem conjuntamente com o líder. 
    Liberal ou “laissez-faire” é o estilo em que o líder dá total liberdade aos subordinados para decidirem como acharem melhor! O líder tem somente a função de responder as perguntas ou dúvidas dos funcionários e fornecer os recursos necessários para o trabalho
  • Teoria dos estilos
    Conforme o próprio nome, essa teoria destaca diferentes estilos de se liderar.
    Vejamos os tipos:
    Autocrática (autoritária; diretivo): significa “o poder para si próprio”. É típico de uma liderança exercida pelos monarcas, principalmente na época do absolutismo. As decisões do líder são tomadas de forma isolada, sem qualquer consulta ou participação de terceiros. Nesse aspecto, todas as rotinas, as divisões de tarefas, etc, são definidas unilateralmente. O líder é voltado para as tarefas.
    Liberal (rédea solta; laissez-faire, que significa “deixar fazer” ou “deixar passar”): é exatamente o extremo da autocrática. Aqui, o líder possui o mínimo de participação. É a equipe do líder (liderados) que detém autonomia nas decisões.
    Democrática (participativa; consultiva): a equipe é estimulada a participar, apesar de o líder agir ativamente, direcionando e estimulando os liderados na tomada de decisão. O gestor lidera voltado para as pessoas e não para as tarefas como faz o diretivo (autoritário).
    Gabarito: A
    Fonte: Prof. Vinícius O. Ribeiro - Especialidade Organizacional - Ponto dos Concursos
    Bons estudos

  • Quadro esquemático com os aspectos e os tipos de lideranças já definidos nos comentários anteriores:


    Imagem de 
    http://apostilaadministrativa.wordpress.com/2012/07/30/liderancas-autocratica-liberal-e-democratica/
  • A - certa

    B - Laissez-faire

    C - Autocrática

    D - Liderança transacional

  • Alguém pode comentar a letra C ?

  • A) o líder democrático se preocupa com o relacionamento entre as pessoas, fornece alguma estrutura, compartilha responsabilidade com os liderados, envolvendo-os no planejamento e execução das tarefas.

    B) o líder autocrático (liberal | laissez-faire) dá o mínimo de direção e o máximo de liberdade aos liderados.

    C) a estrutura permissiva (laissez-faire) (autocrática) tem como principal preocupação a realização das tarefas e a centralização do poder.

    D) a liderança carismática se caracteriza pelo reduzido fascínio exercido pelo líder em relação aos seus liderados.