-
Neuroticismo/Extroversão/Franqueza/Afabilidade/Consciência.
-
Extroversão, estabilidade emocional, amabilidade (às vezes chamada de afabilidade), responsabilidade (às vezes chamada segurança) e abertura a novas experiências (às vezes chamada cultura ou intelecto) são as cinco grandes dimensões da personalidade segunda o "Big Five" (MORRIS, 2004)
-
Big Five refere-se em psicologia aos cinco fatores da personalidade descritos pelo método lexical, ou seja, baseado em uma análise linguística:
- Neuroticismo ou instabilidade emocional(ingl. neuroticism)
- Extroversão (extraversion)
- Sociabilidade (agreeableness)
- Escrupulosidade (conscientiousness)
- Abertura para a experiência (openness to experience)
Os traços de personalidade Big Five são as medidas de personalidade cientificamente mais aceitos e comumente mais utilizados e Têm sido extensivamente pesquisados. A técnica estatística utilizada para investigar esses traços por meio de questionário é o de Análise Fatorial, que é utilizada para reduzir uma quantidade grande de informações a um conjunto sintético e relevante.
O modelo Big Five é o resultado compreensivo, empírico e baseado em experimentos de pesquisas. Identificar os traços e estrutua da personalidade humana é uma das metas principais da psicologia. Os cinco fatores foram descobertos e definidos por diversos pesquisadores independentes. Esses pesquisadores começaram pela investigação de traços de personalidade conhecidos e então analisaram centenas de medidas desses traços(em questionários de auto-avaliação, avaliações de terceiros e experimentos) para encontrar os fatores primordiais de personalidade.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Big_Five_(psicologia)
-
O modelo dos Cinco Grandes Fatores (CGF) é uma versão moderna da Teoria de Traço que representa um avanço conceitual e empírico no campo da personalidade, descrevendo dimensões humanas básicas de forma consistente e replicável. Os cinco fatores não emergem apenas em instrumentos desenvolvidos com a finalidade de identificá-los. Embora haja consenso com relação a solução de cinco fatores, ainda persistem divergências com relação à denominação dos fatores e aos traços ou caracteristicas de personalidade agrupadas em cada dimensão.
O fator I geralmente tem sido chamado de Extroversão/Introversão. Este fator corresponde ao fator I (Extroversão) da Escala de Eysenck (1970) e ao fator "Atividade Social" do sistema de Guilford.
O fator II de Nível de Socialização, foi denominado originalmente usando o termo inglês agreableness, indicando uma tendência a ser socialmente agradável, caloroso, dócil.
O fator III geralmente tem sido denominado de Escrupulosidade. Outro termo frequentemente empregado tem sido Vontade (Will). Este fator agrupa traços ou características de personalidade que levam a responsabilidade, honestidade, ou, no outro extremo, negligência, irresponsabilidade.
O fator IV, comumente denominado Neuroticismo/Estabilidade Emocional, compreende um domínio da personalidade bem conhecido e descrito e que faz parte da maioria dos instrumentos de avaliação da personalidade Essencialmente, características de personalidade envolvendo afeto positivo e negativo, ansiedade, estabilidade emocional, etc., se agrupam neste fator.
Finalmente, o fator V, denominado Intelecto, diz respeito à percepção que a pessoa (ou os outros) tem de sua própria inteligência ou capacidade. Este fator, que também tem sido chamado de Abertura para Experiência, engloba características como flexibilidade de pensamento, fantasia e imaginação, abertura para novas experiências e interesses culturais.
-
Os cinco grandes fatores são:
Neuroticismo
Extroversão
Abertura (para novas experiências)
Amabilidade/Socialização
Consciência/Realização
A única assertiva que não trás um dos cinco fatores é a letra (e): tolerância.
-
é só associar o BIG FIVE ao termo ANCEA de ÂNSIA:
Abertura
Neuroticismo
Consciência
Extroversão
Amabilidade
-
O ruim de decorar o Big Five é a quantidade de traduções diferentes pra cada fator em português.