SóProvas


ID
67399
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma adequada compreensão do tema 'processo decisório' implica ter como corretas as seguintes afi rmações, exceto:

Alternativas
Comentários
  • a tomada de decisão em equipe é preferível à tomada de decisão individual.
  • Nem sempre a tomada de decisão em equipe é preferível à tomada de decisão individual, especialmente em casos de extrema urgência, riscos eminentes,...
  • Não concordo com a colega acima, pq a tomada de decisão é PREFERÍVEL em equipe sempre, mas nem sempre será possivel devido urgência e outros motivos.
    Sinceramente desconheço o motivo da resposta.
  • O processo decisório tem caráter contingencial, por tal motivo, é impossível conceber um meio de ação como absoluto.

    Façamos uma comparação entre a tomada de decisão individual e a grupal:

    INDIVIDUAL
    - Para decisões mais ágeis (pois dispensa a negociação e o consenso entre as partes);
    - Quando se necessita de um responsável único pela decisão;
    - É mais eficiente, portanto, pois necessita de menos recursos (tempo e pessoas).

    GRUPAL
    - Para decisões que não sejam urgentes, pois demanda um processo de discussão e análise de possibilidades entre os membros do grupo;
    - Costuma ser mais eficaz, pois congrega um grande número de posicionamentos, impressões e pontos de vista;
    - Mais adequado quando se espera uma decisão mais rica em argumentos.

    Sendo assim, é errado afirmar que a tomada de decisão em equipe é sempre preferível à individual. Gabarito, portanto, é a letra D.
  • Comentários do professor Rodrigo Rennó:
    A --> está correta, pois quando não existe solução possível para um problema ele está, na prática, “resolvido”, ou seja, não há o que fazer. B -->correta; podemos ter somente alternativas “ruins” ao nosso alcance. Nestes casos, teríamos de escolher a “menos” negativa.
    C --> correta; mesmo em um processo racional de tomada de decisões, nunca temos todas as informações. Assim, a subjetividade sempre está presente, mesmo que em um grau pequeno.
    D --> errada; uma tomada de decisão individual pode ser mais indicada em casos em que temos pouco tempo, por exemplo.
    E --> correta; um problema pode ser visto como simples para uma pessoa e muito complexo para outra, dependendo de sua experiência, conhecimentos, etc..
  • Onde foi que leram "sempre" na alternativa D?
    Da mesma forma que nem sempre a decisão grupal é preferível, a melhor decisão nem sempre acarreta resultados desastrosos... se o "X" da questão for esse, eu discordo.

    Está mal elaborada...
  • Para mim, tanto B quanto D estão erradas! A "d", conforme dito, na teoria contingencial nao tem melhor maneira para se decidir. 
    Mas é correto dizer que a teoria não admite o conceito de "melhor decisão" e sim a mais oportuna, logo, deveria estar incorreta tbm!!!
  • Minha análise da questão B foi a seguinte: em situações de crise, as alternativas postas são todas desastrosas, no entanto, a melhor opção então nesse caso é a menos desastrosa. Portanto, a melhor decisão acarretará um resultado desastroso, porém menos desastroso que as outras opções. Já que a opção A relembra um adágio popular: "o que não tem remédio, remediado está.", a opção B seria "se ficar o bicho come, se correr o bicho pega."
  • Tentarei ajudar os que estão com dúvidas na questão:

    Resposta: d)

    a) Um problema que não possuímos meios para resolve-lo está por sí só encerrado.

    b) Para compreender esta alternativa, é necessário ter em mente que para o processo decisório racional limitado não existe a solução perfeita. Existem apenas soluções satisfatórias. Partindo desse ponto, podemos entender que em um cenário cujas alternativas sejam as piores possíveis, a melhor decisão poderá acarretar danos, desastrosos ou mínimos, apesar de ser a melhor opção entre as disponíveis.

    c) Precisa explicar?

    d) Para a teoria dos processos de tomada de decisão, não existem alternativas perfeitas, existem apenas aquelas que proporcionam melhores resultados. Logo, seria impossível determinar que em qualquer situação a escolha de um grupo será melhor que a escolha de um indivíduo.

    e) Mais uma alternativa a respeito da subjetividade humana.


    Com isso espero ter facilitado a vida de todos por aqui.
  • Nos comentários está ocorrendo uma mudança na ordem das alternativas, então só para colocar a resposta aqui:
    Gabarito: e) a tomada de decisão em equipe é preferível à tomada de decisão individual.

    Bons estudos.
  • Estou viajando na maionese ou vocês estão discutindo outra questão? Vou me resportar então à questão colocada aqui. Pois muitos trocaram a ordem das alternativas ou mesmo o conteúdo.

    Uma adequada compreensão do tema 'processo decisório' implica ter como corretas as seguintes afi rmações, exceto:

    A QUESTÃO PEDE A ALTERNATIVA ERRADA.

    •  a) um problema cuja solução não dispõe de alternativas já está, por si só, resolvido. OK
    •  b) um único problema pode ser percebido de formas diferentes por diferentes indivíduos. OK
    •  c) o processo racional de tomada de decisão não exclui o uso da subjetividade. OK
    •  d) mesmo a melhor decisão pode acarretar um resultado desastroso. OK
    •  e) a tomada de decisão em equipe é preferível à tomada de decisão individual. ERRADO.
    • No contexto do processo decisório, uma decisão individual PODE ser preferível à tomada de decisão em equipe. MAS ISSO DEPENDE MUITO DA SITUAÇÃO. Em casos em que há urgência, uma decisão individual é necessária. Mas há situações mais complexas, que demandam a participação da equipe. Por exemplo, no processo de implementação de políticas públicas, sabemos que as decisões passam por um contexto de "arenas políticas" = múltiplos atores.
    Espero ter contribuído para compreensão da questão.
  • O Processo decisório é o processo de escolher o caminho mais adequado à empresa, em uma determinada circunstância. Esse processo decisório pode ser individual ou em equipe. A tomada de decisão individual é mais rápida, envolve menos custos e a responsabilidade é facilmente identificada e localizada na figura do administrador que tomou a decisão.


  • Segundo Schein, os tipos de tomada de decisão preferíveis são decisão por votação (maioria) e decisão pelo consenso (a decisão final não é necessariamente unânime, mas da maioria).

    Não vi em nenhum lugar da teoria onde se diz que "um problema cuja solução não dispõe de alternativas já está por si só resolvido." Isso mais me parece coisa do senso comum "o que não tem remédio, remediado está".


  • e) a tomada de decisão em equipe é preferível à tomada de decisão individual. (INCORRETO)
    Pois, há situações em que o melhor tipo de decisão é a individual, tendo em vista a necessidade de celeridade (rapidez) na
    resolução. Decisões estratégicas ou extremamente técnicas, nesses casos, as decisões coletivas não são as melhores soluções.

  • "um problema cuja solução não dispõe de alternativas já está por si só resolvido." E as decisões não-programadas? As alternativas não estão prontas, mas podem ser elaboradas. 

  • Alternativa A: "Um problema cuja solução não dispõe de alternativas já está, por si só, resolvido." 

    A alternativa também não estaria incorreta pelo fato de haver casos em que não há solução e, dessa forma e utilizando o mesmo raciocíonio do item, o problema continuaria "por si só" não resolvido? Acredito que é absurdo dizer que, pelo fato de um problema não dispor de alternativas, ele já estar "resolvido". Um caso é você só poder resolver o problema de uma forma (aí sim, ok), outro caso é não poder resolver de forma alguma...

  • Adolfo, entendo que na alternativa A, pelo uso do pronome "cuja", pode ser interpretada no sentido de que há uma solução e esta não dispõem de alternativas, ou seja, já é a única solução possível, e por isto esta alternativa estaria correta e não seria o gabarito:

    a) um problema cuja solução não dispõe de alternativas já está, por si só, resolvido.

    Mas mesmo na possibilidade que citastes do problema não ter nenhuma solução, a única alternativa seria não fazer nada, deixar como está para ver como é que fica, e assim também já estaria resolvido o que se deveria fazer (nada, nesse caso)

     

  • O QC mesclou essa questão com outra idêntica que só mudava a ordem das alternativas. Por isso está havendo uma confusão dos comentários antigos que concluíam que a letra correta era a D, quando na verdade agora é a letra E, que diz "a tomada de decisão em equipe é preferível à tomada de decisão individual." (Essa alternativa que é a ERRADA, as outras estão CERTAS)

    Portanto, gabarito: Letra E. 


  •  a) um problema cuja solução não dispõe de alternativas já está, por si só, resolvido.

     

    Nesse caso, o problema tem apenas uma solução, logo já está resolvido. Retomando o pronome relativo cuja: " A solução do problema não dispõe de alternativa".

     

     e) a tomada de decisão em equipe é preferível à tomada de decisão individual.

     

    Concordo,  a liderança democrática é aquela que produz melhor qualidade de trabalho e considerada o melhor tipo de liderança. Numa liderança democrática, as decisões em equipe são constantes, portanto de certa maneira preferíveis. Em algumas situações, a decisão individual é a melhor, principalmente nas que demandam tempo e  conhecimento específico. O que tornou a alternativa complexa foi o adjetivo preferível que pode ser interpretado de duas formas: decisão mais sugestiva ou melhor decisão.

     

    Para mim, deveria ser anulada.   

  • "um problema cuja solução não dispõe de alternativas já está, por si só, resolvido."

    É sério que a ESAF considerou isso certo? Pqp...

     

    Se não dispõe de alternativas, não necessariamente já está resolvido. Se não há alternativas, elas podem ser criadas, agora ou no futuro. 

    Atualmente não existe tecnologia (não há alternativas) para mineiradoras furarem as camadas mais fundas para retirar minerais, então o problema está resolvido?! Claro que não, e pode aparecer uma alternativa daqui a 1 minuto ou amanhã, depois de amanhã, daqui a 5, 10, 100 anos...

    A ESAF elaborando questões da Receita Federal e a sua mania de criar questões lixo. É foda, desanima qualquer um...

     

  • Eu também anularia essa questão sem noção. Mas , em todo caso, eis a explicação:

    " A primeira alternativa está correta, pois quando não existe solução possível para um problema ele está, na prática, “resolvido”, ou seja, não há o que fazer.

    A letra B também está certa e é bem intuitiva, não é mesmo? Um problema pode ser visto como simples para uma pessoa e muito complexo para outra, dependendo de sua experiência, conhecimentos etc.

    Mesmo em um processo racional de tomada de decisões, nunca temos todas as informações. Assim, a subjetividade sempre está presente,
    mesmo que em um grau pequeno.

    No caso da letra D, podemos ter somente alternativas “ruins” ao nosso alcance. Nestes casos, teríamos de escolher a “menos” negativa. Já
    a letra E está incorreta e é o nosso gabarito. Uma tomada de decisão individual pode ser indicada em casos em que temos pouco tempo, por
    exemplo. "



    Fonte: Prof. Rodrigo Rennó

  • errei mas vou levar a alternativa A para vida! = )

  • Questão “estranha”, pois não possui fundamento teórico. Exige apenas um certo bom-senso do candidato. Vamos analisar cada uma das alternativas:

    Alternativa A. Correto. Um verdadeiro clichê do conhecimento popular, mas que está correto. Decisões são tomadas em ambientes de incerteza, nos quais o tomador deve optar por um caminho em relação em detrimento de outro caminho possível. Se não existe um curso de ação disponível, não existe uma decisão a ser tomada.

    Alternativa B. Correto. As decisões são tomadas a partir das percepções do tomador de decisão. Assim, tomadores de decisão diferentes podem perceber de forma diferente os problemas e, assim, optar por cursos de ação diferentes.

    Alternativa C. Correto. O processos de tomada de decisão é permeado por elementos subjetivos, ainda que realizado de forma racional.

    Alternativa D. Correto. A decisão é tomada em um ambiente de incerteza, ou seja, não se pode prever todas as consequências decorrentes de uma decisão.

    Alternativa C. Errado. Não se pode fazer tal afirmação, pois a tomada de decisão deve ser realizada de forma contextualizada, ou seja, depende do ambiente, das pessoas e das circunstâncias.

    Gabarito: E