-
- EFICIÊNCIA é a qualidade de fazer com excelência, sem perdas ou desperdícios (de tempo, dinheiro ou energia). EFICIENTE é aquilo ou aquele que chega ao resultado, que produz o seu efeito específico mas com qualidade, com competência, com nenhum ou com o mínimo de erros. - EFICÁCIA é atingir o objetivo proposto, cumprir, executar, operar, levar a cabo; é o poder de causar determinado efeito. EFICAZ então é o que realiza perfeitamente determinada tarefa ou função, que produz o resultado pretendido.
-
Alternativa correta Item C = eficaz é alcançar o objetivo e eficiente são os meios para se alcançar o objetivo. Claro que uma empresa pode alcançar seus objetivos mesmo utilizando meios não tão eficientes (utilizando recursos inapropriadamente, gerando excesso de custos, etc)
-
Complementando o comentário dos colegas, adicionarei um exemplo: O governo pode construir uma ponte (ele vai estar sendo eficaz, ou seja, irá entragar o resultado para a população) sem ser eficiente ( gastar 1 bilão com a construção da mesma)
-
Por que o gabartio é D?
-
EFICIÊNCIA = foco nos meios
EFICÁCIA = foco no resultado
-
eficácia é a capacidade de realizar
objetivos;
eficiência é utilizar produtivamente os recursos; e
efetividade é realizar a coisa certa para transformar a situação
existente
Ou seja, tem como algo ser eficaz e não eficiente e vice-versa e a efetividade é a somatória de ambos.
Na minha opinião existem duas resposta corretas para essa questão: C e D.
-
CONCEITO:
Três
palavras indicam o desempenho da organização:
•
Eficácia: realização de objetivos; relação objetivo X resultado; visão externa.
•
Eficiência: utilização dos recursos de forma produtiva, de maneira
econômica; relação resultado X recursos; visão interna.
•
Efetividade: relação resultado x impacto.
Os desempenhos de uma organização tendem a ser relativos, a saber.:
EFICIÊNCIA X INEFICÁCIA = uma organização pode ser eficiente e não chegar aos seus objetivos; as vezes, por erro estratégico em desenvolver um produto ou serviço para o qual não há demanda no mercado.
INEFICIÊNCIA X EFICÁCIA = uma organização pode atingir seus objetivos de lucros, mas ainda sim ser ineficiente.
EFETIVIDADE X EFICIÊNCIA X EFICÁCIA = uma organização pode ter um ótimo planejamento cujo objetivo é o desenvolvimento de uma nova linha de produto, por exemplo. Logo, ela descreve suas ações para atingir seu objetivo. Uma das ações seria definir um produto que melhorasse a qualidade de vida das pessoas. O produto é definido, logo a ação é eficaz, pois o objetivo da organização no desenvolvimento do produto foi alcançado. É eficiente, pois o custo de desenvolvimento do produto estava dentro do planejamento de recursos. Porém, depois de um tempo no mercado, as vendas foram irrelevantes, pois não houve impacto significativo na melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Logo, dá para ser efetivo sendo eficaz x ineficiente / ineficaz x eficiente / ineficaz x ineficiente. Desde que o OBJETIVO MAIOR SEJA ALCANÇADO.
Se quiserem acrescentar ou corrigir algo, por favor, ajudem-me.
Bons estudos!
-
Letra D: "Algo pode ser eficaz e não ser eficiente."
Ex.Atingiu ao resultado mas com alto custo.
-
Resposta: letra (d) Algo pode ser eficaz e não ser eficiente.
Pessoal, vamos evitar fazer comentários com respostas incorretas. Se não sabe a resposta, não comenta.
-
Fazendo uma analogia com a realidade:
Eu fazendo um bolo(nunca fiz, nem tentei), vou usar mais ingredientes e errar quantidade, além de sujar mais que o normal, mas vai sair o bolo, só que daquele jeito, mas vai sair!
>>Fui eficaz sem ser eficiente!
bons estudos
-
O conceito de eficiência se relaciona com o uso dos recursos que temos disponíveis para atingir nossos objetivos. Portanto, quando falamos que alguém foi eficiente é porque esta pessoa utilizou os recursos que tinha de forma adequada.
Já a eficácia seria fazer a coisa certa! O conceito é relacionado não com a utilização dos recursos, mas se atingimos realmente o objetivo que
traçamos. Finalmente, a efetividade refere-se ao impacto das ações! Como a execução de um programa pode ou não alterar uma realidade.
A primeira alternativa está errada, pois nem tudo o que é efetivo tem de ser, necessariamente eficiente. Podemos gastar muito mais do que o
necessário, por exemplo, mas conseguir impactar a nossa realidade. Pelo mesmo motivo, a letra C também está equivocada.
O mesmo poderia ser dito em relação à eficácia. Podemos ser eficazes, mas não sermos eficientes. Ou seja, podemos atingir nossos objetivos gastando mais recursos do que o necessário. Assim, a letra B e a letra E também estão incorretas e a letra D está correta e é o gabarito.
Fonte: Prof. Rodrigo Rennó
-
É raciocínio lógico aqui? kkk