A alternativa (A) está correta. Os verbos estão flexionados de acordo com seus sujeitos. Note o p ronome relativo “que” na função de sujeito e retomando o substantivo “investimentos”. Assim, a locução verbal “parecem deslanchar” está flexionada no plural. Veja que o verbo “atinjam” também se refere a “investimentos”. “Para sustentar um crescimento duradouro nos moldes do registrado no ano passado, a economia brasileira precisa se preparar, multiplicando seus investimentos, que, aliás, parecem deslanchar. Mas leva algum tempo até que atinjam a fase de maturação.”
A alternativa (B) está correta. Note o p ronome relativo “que” na função de sujeito, retomando o pronome demonstrativo “o”. Por isso, a locução verbal “poderia comprometer” está flexionada no singular. “Nesse período, seria preferível que a economia crescesse em ritmo moderado, na faixa de 4% a 5% ao ano, para evitar pressões indesejáveis sobre os preços ou uma demanda explosiva por importações, o que poderia comprometer em futuro próximo as contas externas do país.”
A alternativa (C) é a errada, pois a locução verbal “deve basear” deveria se flexionar no plural para concordar com o núcleo do seu sujeito: “iniciativas”. Os demais verbos estão corretamente flexionados. Perceba que o verbo “buscar” encontra-se no singular, p orque é transitivo direto, p ossui p ronome apassivador “se” e com isso o seu sujeito p aciente é “um equilíbrio conjuntural”. Abaixo, encontra-se o trecho já com correção. “O Brasil felizmente tem uma economia de mercado, na qual controles artificiais não funcionam ou causam enormes distorções. As iniciativas de política econômica para se buscar um equilíbrio conjuntural devem, então, se basear nos conhecidos mecanismos de mercado.”
A alternativa (D) está correta. Note que os sujeitos estão bem explícitos: “No caso do Banco Central, o instrumento que tem mais impacto sobre as expectativas de curto prazo, sem dúvida, é a taxa básica de juros, que estabelece um piso para a remuneração dos títulos públicos e, em consequência, para as demais aplicações financeiras e operações de crédito não-subsidiado.”
A alternativa (E) está correta. Note que os sujeitos estão bem explícitos: “Se a taxa de juros precisa agir sozinha na busca desse equilíbrio conjuntural, o aperto monetário pode levar os agentes econômicos a reverem seus planos de investimento, e com isso o ajuste se torna mais moroso, sacrificando emprego e renda.”