SóProvas


ID
67516
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2009
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Três meninos, Zezé, Zozó e Zuzu, todos vizinhos, moram na mesma rua em três casas contíguas. Todos os três meninos possuem animais de estimação de raças diferentes e de cores também diferentes. Sabe-se que o cão mora em uma casa contígua à casa de Zozó; a calopsita é amarela; Zezé tem um animal de duas cores - branco e laranja - ; a cobra vive na casa do meio. Assim, os animais de estimação de Zezé, Zozó e Zuzu são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Pensei assim: como a cobra já mora na casa do meio, o cão vai morar em uma das casas da ponta e não importa qual seja a casa do cão ela será contigua somente com a casa do meio onde vive a cobra. Logo, a casa do meio é do Zozó. Continuando Zezé não pode ter a calopsita porque ela é amarela e o animal dele é branco e laranja, portanto só pode ser o cão.
  • SÃO DOIS GRUPOS DE INFORMAÇÕES, OS MENINOS E OS ANIMAIS, LOGO, FAÇO UMA TABELA.
      CÃO COBRA CALOPSITA
    ZEZE     NÃO
    ZOZO NÃO NÃO SIM
    ZUZU     NÃO
    APÓS ANALISO AS FRASES. O CÃO MORA NA CASA CONTÍGUA A DE ZOZO, LOGO ZOZO NÃO POSSUI O CÃO. ZEZE TEM UM ANIMAL DE DUAS CORES E A CALOPSIA É AMARELA, LOGO A CALOPSIA NÃO É DE ZEZE. A COBRA VIVE NA CASA DO MEIO, LEMBRO QUE ZOZO VIVE NA CASA DO MEIO, POIS A CASA DELE É CONTÍGUA COM A DO CÃO, LOGO A COBRA É DE ZOZO.
    ANALÍSO AS ALTERNATIVAS E ELIMINO DE CARA A B, C e A LETRA E. A LETRA D ESTÁ ERRADA PORQUE DIZ QUE A CALOPSITA É DE ZEZE E A GENTE SABE QUE NÃO É. LOGO A ALTERNATIVA CORRETA É A LETRA A.
  • só acresentando um detalhe pra tornar a questão mais clara: vc vai saber quem sao os respectivos animais dos donos e q zozó mora na casa do meio, mas vc nunca vai saber em q casas zezé e zuzu moram, apenas q um mora na 1 e outro na 3.
  • Olá amigos, tudo bem?

    Estamos diante de uma questão de associação Lógica. Para tanto o ideal na hora da prova é construirmos uma tabela p/ correlacionarmos os elementos, vejamos como iniciar esse tipo de questão;

    1) Ler as respostas p/ identificarmos o que se pede. É sabido que queremos encontrar a relação de pertinẽncia dos animais aos seus respectivos donos.

    Partindo da primeira premissa. "Sabe-se que o cão mora em uma casa contígua à casa de Zozó"

    Conclusão: O cão não pertence a Zozó

      Cão           Cobra         Calopsita

    Zezé

    Zozó            N

    Zuzú

    Partindo para a próxima premissa. 

    A calopsita é amarela; Zezé tem um animal de duas cores - branco e laranja

    Conclusão: A calopsita não pertence a Zezé

                              Cão       Cobra         Calopsita

    Zezé                                                        N

    Zozó                 N

    Zuzú

    Seguindo por fim: a cobra vive na casa do meio

    Interpretação: Se a cobra vive no meio e o cão mora em uma casa contígua a de zozó. Zozó só pode ser dono da cobra


                          Cão               cobra         Calopsita

    Zezé                                                          N

    Zozó                 N                   S

    Zuzú

    Agora é só terminar de preencher a tabela.

                            Cão                 cobra                       Calopsita

    Zezé                  S                     N                                       N

    Zozó                 N                     S                                          N

    Zuzú                 N                    N                                          S


    CONCLUSÕES FINAIS:

    ZEZÉ --> CÃO

    ZOZÓ --> COBRA

    ZUZÚ ---> CALOPSITA

    Letra a)



  • Vamos lá:

    De cara já dá de eliminar as alternativas C e E, visto que o Cão mora contíguo à casa de Zozó, então não pertence a ele. Como a questão exige que seja respectivo e, nessas alternativas, o Cão se encontra no meio, logo não estão corretas.

    Em seguida o enunciado afirma: - Zezé tem um animal de duas cores- Branco e Laranja. E que a Colopsita é Amarela. Então, pelo mesmo critério "respectivamente", que a questão exige, conclui-se que a Colopsita não pertence a Zezé, pois seu animal tem duas cores. Assim, elimina-se a alternativa D.

    Restam-nos as alternativas A e B.

    Ora, se o Cão mora numa casa contígua à de Zozó e pertence a Zezé e o Cão vem primeiro, que tem como dono este, (de acordo com as alternativas que restaram) e que a cobra mora no meio, logo, esta pertence a Zozó que está contíguo a Zezé. Sendo uma extremidade  do Cãooutra da Calopsita.

    Assim:

    Zezé: Cão;

     Zozó: Cobra; e

    Zuzu: Calopsita.

    Fé, Foco, Força!

  • Só uma observação: para resolvermos a questão, temos que pressupor que a ordem das casas é Zezé, Zozó e Zuzu, nesta ordem. O detalhe é que o enunciado diz que as casas são contíguas mas hora nenhuma diz que a ordem das casas é essa, tampouco que a casa do meio é de Zozó. No meu entendimento, caberia a anulação da questão. O que acham?

  •         Veja a tabela abaixo. Ela resume todas as possibilidades de posição da casa, tipo de animal e cor do animal de cada um dos meninos:

                   Veja que para a posição da casa só temos duas possibilidades: ou a casa está em uma das extremidades, ou no meio das outras duas. E foram mencionadas apenas duas cores, motivo pelo qual chamei a cor do terceiro animal de “outra cor”. Agora vamos usar as informações dadas para “cortar” o que for possível, e marcar em negrito o que tivermos certeza.

    - o cão mora em uma casa contígua à casa de Zozó podemos cortar o “cão” de Zozó, pois este animal é de outro menino que mora em casa contígua à de Zozó.

     

    - Zezé tem um animal de duas cores – branco e laranja podemos marcar em negrito essa cor para Zezé, e cortá-la dos demais meninos. E podemos cortar as demais cores de Zezé.

    - a calopsita é amarela como o animal de Zezé é branco e laranja, então podemos cortar a calopsita como opção de animal dele.

     

    - a cobra vive na casa do meio guardemos essa informação, pois não há o que fazer com ela no momento.

    Veja a tabela resultante:

                   Temos ainda uma informação não utilizada (a cobra vive na casa do meio). Como não temos mais nenhuma informação para usar, o que faremos agora é “dar um chute” e verificar se conseguimos preencher todas as possibilidades sem nenhuma falha.

    Vamos supor que a cobra é de Zezé, por exemplo. Com isso, vejamos se é possível chegar às demais informações. Começamos negritando “meio” e “cobra” para Zezé, descartando as demais opções para ele, e descartando “meio” e “cobra” para os demais. Veja o que sobra:

                   Veja que Zozó e Zuzu moram nas extremidades. E repare que sobrou apenas o animal “calopsita” para Zozó, e assim resta apenas “cão” para Zuzu. Lembra-se que o enunciado disse que “o cão mora em uma casa contígua à casa de Zozó” ? Segundo esta nossa tentativa, a casa de Zuzu (que possui o cão) não é contígua à de Zozó, pois eles moram nas extremidades! Logo, é ERRADO assumir que a cobra é de Zezé.

                   Vamos testar agora a hipótese de a cobra ser de Zozó. Acompanhe abaixo o que acontece:

                   Agora foi possível cumprir com as 4 condições do enunciado:

    - o cão mora em uma casa contígua à casa de Zozó

    - Zezé tem um animal de duas cores – branco e laranja

    - a calopsita é amarela

    - a cobra vive na casa do meio

                   Logo, esta é a resposta. Assim, os animais de Zezé, Zozó e Zuzu são, respectivamente, o cão, a cobra e a calopsita.

    Resposta: A