SóProvas


ID
680599
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Acerca da organização do Estado, julgue os itens que se seguem.

A imunidade tributária recíproca reforça a idéia central da Federação, uma vez que retira a possibilidade de preferência entre as unidades federativas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    É isso mesmo, vejamos a previsão da imunidade reciproca

    Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

    VI - instituir impostos sobre:


    a) patrimônio, renda ou serviços, uns dos outros;


    bons estudos

  •  certo.

     

    A imunidade tributária recíproca, constante do art.150,VI,a, da Constituição Federal, impede que as entidades federativas instituam impostos sobre patrimônio, renda ou serviços um dos outros:''Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

     

    VI - instituir impostos sobre:

     

    a) patrimônio, renda ou serviços, uns dos outros''.

    Este postulado constitucional corrobora a ideia de Federação, forma de Estado adotada pelo Brasil. Isso porque, segundo Alexandre de Moraes, nossa esta forma de Estado é ''baseada na divisão de poderes e partilha de competências entre os diversos entes federativos, todos autônomos, e tem sido consagrada no direito constitucional brasileiro como um dos dogmas básicos de nosso Estado Federal, intangível em face da expressa previsão do art. 60, § 4.°, inciso I, da Constituição Federal''. (DE MORAES, Alexandre. Direito Constitucional.Atlas.p.222).

    Professora Lorraine Saldanha