SóProvas


ID
680860
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Tendo em vista determinados aspectos gerais da administração
pública, julgue os itens a seguir.

Além da criatividade e da inovação, um outro fator que deve ser continuamente incentivado na administração pública gerencial é o contrato de gestão, que pode ser considerado um instrumento à disposição de órgãos descentralizados para a realização do devido controle das organizações.

Alternativas
Comentários
  • GAB. CERTO

     

    Segue breve resumo sobre o contrato de gestão.

     

    Também chamado de ''ACORDO PROGRAMA''

     

    DEFINIÇÃO AMPLA => trata-se de um ajuste cuja finalidade é o cumprimento de uma espécie de programa, em troca de algo que seja do interesse da parte que se compromete a atingir as metas nele definidas.

     

    - É obrigatória a fixação de metas de desempenho

     

    - É firmado com ORGANIZAÇÕES SOCIAIS (OS), por meio de DISPENSA DE LICITAÇÃO

     

    PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DO CONTRATO DE GESTÃO

    - Ocorreu no Brasil pelo governo Collor em 1991

    - Foi feito um contrato de gestão com a Rede Sarah de Hospitais.

    - Logo, o primeiro contrato de gestão antecedeu o PDRAE que tinha como objetivo a reforma do Estado

    De certo modo, o contrato de gestão foi utilizado antes mesmo do PDRAE. Este modelo foi introduzido no Brasil pelo governo Collor, com a experiência da Rede Sarah de Hospitais. Este instituto foi criado pela Lei n° 8.246/91, que instituiu o Serviço Social Autônomo Associação das Pioneiras Sociais, que assinou contrato com o Ministério da Saúde naquele mesmo ano.

    Portanto, a primeira experiência do contrato de gestão precedeu a chamada reforma do Estado. Esta experiência da contratualização buscava, assim, um maior desempenho através da utilização de instrumentos e modelos mais flexíveis de gestão.

  • Bresser Pereira descreve algumas características da administração gerencial, por exemplo: é orientada para o cidadão e para a obtenção de resultados; pressupõe que os políticos e os funcionários públicos são merecedores de um grau real ainda que limitado de confiança; como estratégia, serve-se da descentralização e do incentivo à criatividade e à inovação; o instrumento mediante o qual se faz o controle sobre os órgãos descentralizados é o contrato de gestão.