SóProvas


ID
6895
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Segundo André Gorz (Metamorfoses do Trabalho: Crítica da Razão Econômica. São Paulo: Anablume, 2003), as últimas décadas do século XX testemunharam o surgimento de sociedades do desemprego em massa de forma permanente. Essas mudanças estão associadas a inovações tecnológicas e ao denominado "crescimento sem emprego". Essas mudanças não irão apenas provocar desemprego em massa, mas também alterações na estrutura de classes socioeconômicas das sociedades de emprego. Para André Gorz, uma ruptura ou "dualização" social tornou-se o aspecto dominante de todas as sociedades industrializadas a partir de meados da década de 70. Baseado nesse pressuposto teórico de uma "dualização" social com impactos sobre os trabalhadores, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • segundo Jefferson Mendes a resposta correta é a B, pois mão de obra subcontratada é justamente a dualização
  • Letra c. Ver o texto que foi retirado a questão:

    Mas, para poder garantir a seus assalariados o emprego permanente, as grandes firmas japonesas subcontratam com uma rede vasta de empresas periféricas as fabricações e prestações de serviço que a firma matriz não tem interesse vital em assumir.

    Essas empresas subcontratadas servirão de amortecedores das flutua-
    ções conjunturais; empregam ou demitem conforme a evolução da demanda, ainda mais prontamente porque seus trabalhadores não têm, em geral, proteção sindical ou social.

    Mais em http://mactreinamentos.wordpress.com/2010/02/01/0-fim-do-humanismo-do-trabalho-andre-gorz-2007/

    LOgo, envolve a dualização do trabalhador efetivo/ estável e o terceirizado/ periférico/ subcontratado.

  • Esta questão foi anulada.
  • C e B estão corretas!

  • Porquê? no mínimo e não exatamente?