SóProvas


ID
693952
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O papel da mulher está definitivamente ligado ao grupo social no qual está inserido, à medida que a questão transcende o âmbito da família.

Considerado o padrão culto escrito, é correto afirmar sobre a frase acima:

Alternativas
Comentários
  • Letra "C"
    Necessita de duas correções: a substituição de "inserido" por "inserida"  (que refere-se à mulher ) e a substituição de "à medida que" por "na medida em que".
    Diferença de "à medida que" por "na medida em que":
    À medida que é uma locução conjuntiva proporcional, logo, expressa ideia de proporção. Esta aí a explicação do porquê essa expressão pode ser substituída por “à proporção que”. Uma oração que contenha “à medida que” é subordinada à principal e mantém uma comparação com a mesma de igualdade, de aumento ou diminuição. Confira:

    a) À medida que nós subirmos, ficaremos mais cansados, porque o ar é rarefeito.
    b) Ele foi se acalmando à medida que as boas notícias chegavam.

    Na medida em que é uma locução conjuntiva causal, logo, haverá noções de causa/consequência ou efeito nas orações que tiverem tal expressão. Pode ser substituída pelas equivalentes “uma vez que”, “porque”, “visto que”, “já que” e “tendo em vista que”. Veja:

    a) Nós precisamos ler mais na medida em que crescemos, pois temos maior entendimento ao passar dos anos. (visto que)
    b) A pesquisa dever ser feita antes de dezembro na medida em que vamos estar de férias nesse período. (porque)

    Portanto, se ficar em dúvidas, é só substituir as locuções por formas equivalentes e observar se a oração não perdeu o sentido pretendido.

    Quanto às orações iniciais, as duas estão corretas gramaticalmente, mas, como vimos, possuem sentidos diferentes:

    1. À medida que convivemos com pessoas, tornamo-nos mais maduros.

    Ou: Tornamo-nos mais maduros à proporção que convivemos com pessoas.

    2. Na medida em que convivemos com pessoas, tornamo-nos mais maduros.

    Ou: Tornamo-nos mais maduros porque convivemos com pessoas.

    Fonte: Curso Intensivo. (Prof. Sabrina Vilarinho)

  • O papel da mulher está definitivamente ligado ao grupo social no qual está inserido (INSERIDA), à medida que (NA MEDIDA QUE) a questão transcende (VERBO TRANSITIVO DIRETO) o âmbito da família.
  • O termo "inserido" não está necessariamente incorreto. De acordo com o contexto, não seria nenhum absurdo semântico a concordância com o núcleo do sujeito do primeiro período - "papel" -, que é de gênero masculino.
  • Em relação a letra D:

    Transcender, nesse contexto, pode ser tanto VTD ou VTI, logo nao há erro em "transcende ao âmbito" ou "transcende o âmbito".

    Bom estudo a todos.
  • Daniel gostaria de ajuda não entendi a explicação pois vejo que pode ser causal ou proporcional como diferenciar?
  • Quem está inserida é a mulher e não o grupo social ou o papel da mulher.
    A expressão "no qual está inserido" faz parte de uma oração adjetiva. Substituindo o pronome relativo qual pelo seu termo antecedente, teríamos a seguinte construção: está inserido no grupo social. Logo o pronome relativo qual tem função de adjunto adverbial de lugar, não poderia ser classificado como sujeito
    Como não é sujeito, o adjetivo inserido não poderia concordar com grupo social, ou com o pronome qual. Então quem está inserido?
    A mulher está inserida no grupo social.
    Assim explica melhor essa concordância.
  • Mas a dúvida não é em relação a "grupo social",  e sim "papel da mulher"
    "inserido" não estaria concordando com o "papel da mulher"????
  • O papel da mulher está definitivamente ligado ao grupo social no qual está inserido, à medida que a questão transcende o âmbito da família.

    Ao meu ver, o "INSERIDO" concorda com "O PAPEL". Para isso, basta ver as concordâncias dos outros elementos, como "ligado".
    Ademais, caso concordasse com "MULHER", creio que "NO QUAL" teria de ser substituído por "NA QUAL".

    Sendo assim, restaria apenas o erro em "à medida que".

    []'s
  • O papel da mulher está definitivamente ligado ao grupo social no qual está inserida, na medida em que a questão transcende o âmbito da família.

    Inserida concorda com mulher

    na medida em que indica causa #  à medida que indica proporcionalidade
  • A alternativa apresenta os erros enumerados na alternativa C, porque a palavra “inserido” deve concordar com “mulher” e aparecer no feminino e a locução “à medida que” deve ser substituída por “na medida em que”, uma vez que aquela expressão denota a ideia de proporcionalidade, o que não se verifica no caso, enquanto esta, de causalidade. O uso de “na medida em que” é determinado por “a questão transcende o âmbito da família” ser a causa inafastável de “o papel da mulher está definitivamente ligado ao grupo social”. Nas demais alternativas, observam-se os seguintes erros: (A) Não está redigida corretamente, conforme anteriormente explicado; (B) Não se trata de uso obrigatório da vírgula, que são taxativamente enumerados a seguir: (I) Para separar palavras ou orações justapostas assindéticas; (II) Para separar vocativos; (III) Para separar apostos e alguns predicativos; (IV) Para separar orações intercaladas e outras de caráter explicativo; (V) Para separar expressões explicativas, corretivas, escusativas, continuativas e conclusivas, como isto é, a saber, por exemplo, ou melhor, além disso, aliás,digo,demais, outrossim,então,com efeito etc; (VI) Para separar orações adjetivas explicativas; (VII) De modo geral, para separar orações adverbiais; (VIII) Para separar adjuntos adverbiais; (IX) Para indicar a elipse de um termo; (X) Para separar elementos paralelos de um provérbio; (XI) Não se usa vígula separando sujeito e predicado da oração nem entre o verbo e seus complementos quando vierem juntos; (XII) Também não se usa vírgula antes de oração adverbial consecutiva; (D) A regência de “transcender” exige a preposição “a”; (E) Não existe a expressão “à medida em que”. Por outro lado, são corretas “à medida que” (proporcionalidade) e “na medida em que” (causa).
  • À medida em que ( NÃO EXISTE)

    À medida que ( proporção)

    Na medida em que( Causa)