-
LETRA A Todas as empresas, independentemente do tamanho, do segmento em que atuam e dos bens ou serviços que produzem, possuem cultura organizacional, formalmente instituída ou não. Aliás, as empresas são bem mais do que isso. Elas possuem personalidade própria e podem ser rígidas ou flexíveis, apoiadoras ou hostis, inovadoras ou conservadoras, de cultura fraca ou cultura forte.
III. Não correspondem às prioridades dadas ao desempenho na função, à capacidade de inovação, à lealdade; à hierarquia e às maneiras de resolver os conflitos e problemas. ERRADA
A essência da cultura de uma empresa é expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação à empresa.
Além de tudo isso, a cultura também ajuda na resolução de problemas internos, diminui conflitos e diferenças, faz o controle da gestão, e desenvolve uma imagem positiva da organização na mente de quem a conhece.
IV. É um recurso da administração, mas não pode ser usado para alcançar os objetivos desta, como a tecnologia, os insumos de produção, os equipamentos, os recursos financeiros e os recursos humanos. ERRADA
Cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais. Em última análise, trata-se de um conjunto de características-chave que a organização valoriza, compartilha e utiliza para atingir seus objetivos e adquirir a imortalidade. Quanto mais a pessoa entender a cultura da sua empresa, maior a chance de sobrevivência no mercado.
-
Lacombe (2005) diz que as decisões de uma empresa são tomadas de acordo com um quadro de referências determinado por sua cultura. A condução da equipe e as ações realizadas na busca de resultados são condicionadas por esta cultura. É fato amplamente conhecido que as prioridades dos valores variam de uma empresa para outra, dando origem a cultura empresarial ou organizacional. Uma cultura bem definida garante consistência e coerência nas ações e decisões, proporcionando em média, melhores condições para alcançar as metas aprovadas. Refere-se ainda aos níveis existentes da cultura dentro da organização: o primeiro nível é chamado de artefatos visíveis, os comportamentos e criações, e é composto pelas lendas, rituais e cerimônias. São apenas os sintomas da cultura, seus artefatos visíveis. E o que realmente importa são as premissas básicas que estão por trás dessas aparências. O segundo nível são os valores visíveis e conscientes e correspondem às prioridades dadas ao desempenho na função, à capacidade de inovação, à lealdade, à hierarquia e às maneiras de resolver os conflitos e problemas. E o terceiro nível trata das premissas básicas, que dizem respeito ao que se pensa sobre a natureza humana, sobre a existência das reações sobrenaturais, sobre o relacionamento com o meio ambiente, sobre as relações humanas e da intimidade entre as pessoas e da atividade humana, do trabalho e do divertimento.
Ainda, segundo Lacombe (2005), os administradores usam a cultura, explicitamente, por meio de credos, políticas e normas de procedimentos, ou implicitamente, por meio de práticas e decisões, como recurso para ajudar a definir a forma como a estratégia do negócio é executada, a natureza da conduta com clientes, com o governo, a comunidade, meios de comunicação, acionistas, consultores, prestadores de serviços. Definir ainda que tipo de pessoas devem ser admitidas na organização, como devem ser desenvolvidas, definir os critérios que determinam a excelência do desempenho e as promoções de plano de carreira estabelecido.
-
Resumindo:
A cultura constitui a maneira pela qual cada organização aprendeu a lidar com o seu ambiente. É uma complexa mistura de pressuposições, crenças, comportamentos, história, mitos, metáforas e outras ideias que, consideradas juntas, representam o modo particular de uma organização funcionar e trabalhar.
Alternativa: A
-
Apenas para complementar, a alternativa II define a Cultura Organizacional formal, porém a Cultura Organizacional leva em conta aspectos formais e informais.
"Os aspectos informais e ocultos, tratados aqui como subjetivos, têm grande influência no comportamento dos funcionários e compõe a parte intangível da cultura organizacional. Os efeitos das influências subjetivas são abordados como parte fundamental da cultura organizacional e da gestão moderna."
Levando isso em consideração, a alternativa II estaria errada e a questão encontraria-se sem resposta.
http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/influencia-de-aspectos-subjetivos-da-cultura-organizacional-no-comportamento-dos-funcionarios/51029/
-
A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização.
A essência da cultura de uma empresa é expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação à empresa.
A cultura organizacional representa as percepções dos dirigentes e funcionários da organização e reflete a mentalidade que predomina na organização. Por esta razão, ela condiciona a administração das pessoas.
-
-
I. CORRETO - É vista como os valores e expectativas comuns, da mesma forma que as histórias, lendas, rituais e cerimônias. OS VALORES SÃO PADRÕES ORIENTADORES DE CONDUTA E AS EXPECTATIVAS SÃO ESPERANÇAS, OU SEJA, A CULTURA NASCE ATRAVÉS DE VALORES E CRENÇAS DOS FUNADORES E GERENTES.
II. CORRETO - A cultura pode ser explicitada por meio de códigos de ética, declarações de princípios, credos, ou simplesmente por meio do conjunto das políticas e normas da organização. OS CÓDIGOS DE ÉTICA, OS PRINCÍPIOS, OS CREDOS E AS POLÍTICAS E NORMAS SÃO ELEMENTOS BALIZADORES DA CULTURA ORGANIZACIONAL.
III. ERRADO - Não correspondem às prioridades dadas ao desempenho na função, à capacidade de inovação, à lealdade; à hierarquia e às maneiras de resolver os conflitos e problemas. CORRESPONDEM, SIM. BASTA RETIRAR O ADVÉRBIO PARA DEIXAR O ITEM CORRETO.
IV. ERRADO - É um recurso da administração, mas não pode ser usado para alcançar os objetivos desta, como a tecnologia, os insumos de produção, os equipamentos, os recursos financeiros e os recursos humanos. O CLIMA PODE LEVAR A ORGANIZAÇÃO AO SUCESSO OU AO FRACASSO.
GABARITO ''A''
-
Comentário:
I – Valores, expectativas, histórias, lendas, rituais e cerimônias, todos fazem parte de uma cultura organizacional. Portanto, item correto.
II – Códigos de ética, credos, normas, regulamentos, políticas ou declarações de princípios nada mais são do que uma formalização da cultura organizacional, daquilo que se espera de um membro da empresa. Um novo integrante, ao se deparar com esses documentos, terá uma ideia de como aquela empresa funciona, qual é a sua cultura. Assim, o item está correto ao afirmar que a cultura pode ser explicada (demonstrada) através dessas ferramentas.
III – O enunciado cita alguns valores organizacionais e elementos claramente contidos dentro de uma cultura organizacional, como a maneira como os membros solucionam os problemas e as demandas no trabalho. O próprio conceito formal de cultura dado por Schein, fala expressamente que a cultura é um padrão de suposições básicas compartilhadas, que foi aprendido por um grupo à medida que solucionava os seus problemas . Logo, o item está incorreto ao negar a inclusão dos elementos citados na afirmativa como elementos da cultura.
IV – Errado. É claro que a cultura organizacional pode ser utilizada para alcançar os objetivos da administração. Afinal, o maior motivo de por que as empresas trabalham tanto a cultura é justamente esse: usá-la como impulsionadora dos resultados da instituição.
Gabarito: A