-
Observando os níveis hierárquicos, distinguem-se três tipos de planeamento: planeamento estratégico, tático e operacional.
O planeamento estratégico considera a empresa como um todo e é elaborado pelos níveis hierárquicos mais altos da organização. Relaciona-se com objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para alcançá-los.
No segundo nível de planejamento, o tático, a atuação é em cada área funcional da empresa, compreendendo os recursos específicos. Seu desenvolvimento se dá pelos níveis organizacionais intermediários, tendo como objetivo a utilização eficiente dos recursos disponíveis com projeção em médio prazo. Em grandes empresas identifica-se facilmente este nível de planeamento, ele se dá nos escritórios superintendências regionais. Exemplificando: No Banco do Brasil esse planeamento ocorre nas superintendências estaduais. Seus planos de ação são desenvolvidos como forma e apoio às unidades operacionais (agências) num movimento sinérgico, objetivando o cumprimento dos objetivos e das metas estabelecidos no planejamento operacional (conceituado a seguir).
Já os planeamentos em nível operacional correspondem a um conjunto de partes homogêneas do planeamento tático, ou seja, identifica os procedimentos e processos específicos requeridos nos níveis inferiores da organização, apresentando planos de ação ou planos operacionais. É elaborado pelos níveis organizacionais inferiores, com foco nas atividades rotineiras da empresa, portanto, os planos são desenvolvidos para períodos de tempo bastante curtos.
-
Questão muito boa, pois o examinador te induz ao erro ao tratar a hierarquia do planejamento como perspectivas. Qual é a primeira coisa que se pensa quando se fala em perspectiva? Balanced Scorecard. Errei, pois pensei exatamente dessa forma.
Mas é melhor errar aqui que na prova, não é?!
=)
-
Prezados,
Acredito que as alternativas (a), (b) e (d) tenham gerado mais dúvidas, mas o enunciado dá uma dica: "...é hierarquizado". Quando se fala em hierarquização do planejamento refere-se às suas três esferas: estratégica, tática e operacional. Letra D.
Abs e bons estudos!
-
Letra D.
Além da hierarquia de objetivos, existe também uma hierarquia do planejamento. Nesse sentido, há três níveis distintos de planejamento: Estratégico, Tático e operacional.
Estratégico: É o planejamento mais amplo e abrange toda a organização. Tem como características:
* Projeto a longo prazo e seua efeitos e consequências são estendidos para vários anos [em geral cinco anos] pela frente;
* Envolve a empresa como uma totalidade, abrange todos os recursos e áreas de atividade, e preocupa-se em atingir os objetivos em nível organizacional;
* É definido pela cúpula da organização [no nível institucional] e corresponde ao plano maior ao qual todos os demais estão subordinados.
Tático: É o planejamento que abrange cada departamento ou unidade da organização. Suas características são:
* Projetado para o médio prazo, geralmente para o exercício anual;
* Envolve cada departamento, abrange seus recursos específicos e preocupa-se em ationgir os objetivos departametais;
* É definido no nível intermediário, em cada departamento da empresa.
Operacional: Abrange cada tarefa ou atividade específica. Suas características são:
* Projetado para o curto prazo para o imediato;
* Envolve cada tarefa ou atividade isoladamente e preocupa-se com o alcance de metas específicas;
* É definido no nível operacional, para cada tarefa ou atividade.
Espero ter acrescentando um pouco.
Bons Estudos a todos e que Deus nos abençoe!
-
Errei essa questão marquei a tetra B, vacilo meu.
-
Tenho pra mim que a letra B também estaria, de uma certa forma, até correta. Mas como a questão fala de OBJETIVOS e COMO ATINGÍ-LOS, num viéis mais prático, a letra D estaria mais correta mesmo, pois desdobra o plano estratégico nas camadas hierárquicas.
-
Questão simples, clara e corretissima em seu gabarito.
A alternativa B não está correta e nem a D é a mais correta e sim a única nesta questão:
Planejamento é... é hierarquizado a partir das perspectivas:
Letra B: (ERRADA) – Missão, Visão e Valores – conjunto próprio de características que as identifiquem e diferencie das demais organizações. Ou seja, nada tem a ver com a hierarquia da empresa.
Letra D: (CORRETA) : estratégicas, táticas e operacionais. Já explicada pelos colegas.
-
Questão fala da hierarquização dos níveis de planejamento, que são estratégico, tático e operacional. Apesar disso, foi redigida de modo a confundir as pessoas que já estudaram BSC, que fala nas perspectivas financeira, cliente, processos internos e aprendizado e crescimento.
Fonte: Estratégia Concursos
-
Questão malicioso
-
-
SÃO OS NÍVEIS HIERÁRQUICOS DA FUNÇÃO PLANEJAMENTO. LEMBRADO QUE ESSE DESDOBRAMENTO ACONTECE TEM TODAS AS FUNÇÕES DO PROCESSO ORGANIZACIONAL, E NÃO SÓ NO PLANEJAMENTO.
GABARITO ''D''
-
Níveis ou momentos do planejamento
-> Estratégico;
-> Prático;
-> Operacional;
GABARITO -> [D]
-
Gabarito D
reparem que ele falou em HIERARQUIA.
-
NÍVEIS:
Estratégico:
- Objetivo máximo para a instituição ou organização como um todo;
- Responsável: dirigente máximo (alta administração);
- Longo prazo (aproximadamente 10 anos).
Tático:
- Área funcional;
- Objetivo específico de uma área funcional;
- Médio prazo;
- EXEMPLO: Planejamento do RH.
Operacional:
- Para o dia-a-dia;
- Níveis mais baixos;
- Para cada tarefa ou operação individual
- Curto prazo.
-
GABARITO ''D''
Hierarquização dos níveis de planejamento: Estratégico, Tático e Operacional.