SóProvas


ID
696100
Banca
FCC
Órgão
TJ-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                          Entre a palavra e o ouvido
Nossos ouvidos nos traem, muitas vezes, sobretudo quando decifram (ou acham que decifram) palavras ou expressões pela pura sonoridade. Menino pequeno, gostava de ouvir uma canção dedicada a uma mulher misteriosa, dona Ondirá. Um dia pedi que alguém a cantasse, disse não saber, dei a deixa: “Tão longe, de mim distante, Ondirá, Ondirá, teu pensamento?” Ganhei uma gargalhada em resposta. Um dileto amigo achava esquisito o grande Nat King Cole cantar seu amor por uma misteriosa espanhola, uma tal de dona Quiçás... O ator Ney Latorraca afirma já ter sido tratado por seu Neila. Neila Torraca, é claro. Agora me diga, leitor amigo: você nunca foi apresentado a um velhinho chamado Fulano Detal?


(Armando Fuad. Inédito)

Com base nos casos narrados no texto, é correto afirmar que, por vezes, entre a palavra e o ouvido,

Alternativas
Comentários
  • Essa questão me pareceu perigosa. Errei a questão pois não achei no texto um trecho que me fizesse afirmar que alternativa a) estava correta. Como não achava uma alternativa 100% correta, fui na menos errada (na minha visão) mesmo sabendo que a alternativa d) continha o erro ao falar:

    d)  buscamos reconhecer uma sonoridade apenas por seu efeito acústico, sem lhe emprestar nenhum sentido.

    Se alguem explicar qual parte do texto fundamenta a alternativa a) eu ficaria grato.
  • Concordo.
    Também fui de letra D por julgar a mais apropriada dentre as assertivas e continuo não encontrando qualquer elemento do texto que afirme "ocorrer uma interferência". Talvez em um contexto mais amplo com o restante do texto possa até ter esta conclusão. Mas só com este trecho, não dá para inferir isto.
  • As ondas sonoras produzidas pela voz podem interferir na recepção da palavra emitida, daí quando ouvimos pode haver a distorção do sentido original da mensagem.
    No enunciado da questão, a banca quer saber o que ocorre, muitas vezes, entre a palavra e o ouvido com base nos casos narrados no texto... Creio que o trecho que remete a essa ideia é: "Nossos ouvidos nos traem, muitas vezes, sobretudo quando decifram (ou acham que decifram) palavras ou expressões pela pura sonoridade."