SóProvas


ID
696616
Banca
FCC
Órgão
TJ-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para o pesquisador M.F.Westphal, há um tipo de pesquisa qualitativa usada por cientistas sociais e pesquisadores de mercado com objetivos diferentes. Os primeiros pretendem observar o processo através do qual participantes especialmente selecionados respondem às questões da pesquisa para que, posteriormente, possam os dados serem teoricamente interpretados. A pesquisa de mercado busca propostas imediatas e custos reduzidos. Através do trabalho com grupo procura-se apreender a psicodinâmica das motivações, para imediata obtenção de lucro. Esse tipo de investigação científica com grupos é chamado de

Alternativas
Comentários
  • O grupo focal como ferramenta de pesquisa qualitativa ajuda a identificar tendências, o foco, desvenda problemas, busca a agenda oculta dos problemas (Maria Eugênia Costa)

    GRUPO FOCAL – HISTÓRICO
    Sua origem é atribuída às ciências sociais, em 1941, por meio de Paul Lazarfeld e Robert Merton (Merton é considerado o pai do Grupo Focal).
    Dentro da ciência social, foi Robert Merton quem publicou o primeiro trabalho utilizando o Focus Group.

    GRUPO FOCAL – VANTAGENS
    As vantagens que o grupo focal apresenta está relacionada a participação e interação do grupo que enriquece as respostas.
    O grupo focal é altamente recomendável quando se quer ouvir as pessoas, explorar temas de interesse, e aprofundar o conhecimento de um tema.

    GRUPO FOCAL – DESVANTAGENS
    Em alguma situação o grupo pode-se deixar influenciar por algum comportamento mais exuberante, ou não, de um indivíduo.
    Os grupos focais não atendem as necessidades de dados estatísticos.
    Fonte: http://pesquisaemcomunicacao02.blogspot.com.br/2009/09/grupo-focal-focus-group.html
  • Para não deixar dúvidas, a banca utilizou a frase "participantes especialmente selecionados respondem às questões da pesquisa"... Com isso, a resposta só poderia ser "Grupos Focais".
  • Para S. Caplan, os grupos focais são “pequenos grupos de pessoas reunidos para avaliar conceitos e identificar problemas”, o que os torna uma boa ferramenta de marketing para determinar as reações dos consumidores com novos e atuais produtos e serviços. Pesquisas desse gênero ocorrem em um lugar previamente selecionado e são orientadas por um guia elaborado pelo moderador, sem necessariamente limitar-se ou obrigar-se a ele. Seu objetivo central é identificar sentimentos, percepções, atitudes e ideias dos participantes a respeito de determinado assunto. Os usuários desta técnica a utilizam por crer que a energia gerada pelo grupo cria uma maior diversidade e profundidade de respostas, ou seja, um esforço combinado de pessoas que produz mais informações do que simplesmente o somatório das respostas individuais.

  • As entrevistas de grupo focal constituem uma técnica de pesquisa bastante utilizada na área do Marketing. Trata-se de um método de pesquisa qualitativo, dada a ausência de medidas numéricas e análises estatísticas.


    Pesquisas baseadas em grupos focais que aplicam-se às categorias de pesquisas qualitativas descritas nos próximos três tópicos.


    Exploratória

    A abordagem exploratória busca testar aspectos operacionais de uma pesquisa quantitativa ou quando o objetivo é estimular o pensamento científico.


    Fenomenológica

    A abordagem fenomenológica tem como propósito transferir o pesquisador para o ambiente que não lhe é familiar, fazendo com que ele experimente o mesmo contexto da população pesquisada.


    Clínica

    A abordagem clínica, por sua vez, tem o intuito de trazer à tona sentimentos e sensações que não seriam percebidos através de métodos de pesquisa estruturados, lidando com informações veladas, por vezes inacessíveis e inconscientes nos relacionamentos interpessoais.