SóProvas


ID
69727
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

É possível distinguir dois tipos de conhecimento no ambiente organizacional: o explícito e o tácito. Na visão de Spender (2001), tácito não significa conhecimento que não pode ser codificado, mas que ainda não foi explicado. O autor menciona que o conhecimento tácito, no local de trabalho, apresenta três componentes: consciente, automático e

Alternativas
Comentários
  • Alternativa c Na visão de Spender (2001), tácito não significa conhecimento que não pode ser codificado, mas que ainda não foi explicado. O autor menciona que o conhecimento tácito, no local de trabalho, apresenta três componentes:• Consciente: facilmente codificavel, pois o indivíduo consegue entender e explicar o que está fazendo.• Automático: o indivíduo não tem a consciência de que o está aplicando. • Coletivo: conhecimento desenvolvido pelo indivíduo e compartilhado com outros; é resultado da formação aprendida em um contexto social específico.Fonte:SPENDER. J. C. Gerenciando sistemas de conhecimento. In: FLEURY, M. T.; OLIVEIRA JR, M. M.. Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo, Atlas, 2001.
  • O conhecimento tácito possui uma qualidade pessoal. É um conhecimento útil para a organização, mas a utilização desse conhecimento depende das experiências, valores, emoções e relacionamentos dos indivíduos. A transmissão do conhecimento tácito “exige comunicação pessoal e interação”.

    De acordo com Spender  conhecimento tácito é um termo complexo usado para identificar o conhecimento que não pode ser armazenado na forma inanimada e, assim, transportado ou comercializado”.


    Argumenta Oliveira Júnior (2001) que o conhecimento tácito possui os seguintes componentes: consciente; automático; e coletivo. Segundo o autor, quando o indivíduo consegue entender e explicar o que está fazendo, estamos diante de um componente consciente. Quando falta ao indivíduo consciência do que está fazendo ou do papel que está desempenhando, trata-se de um componente automático. O componente coletivo diz respeito ao conhecimento desenvolvido pelo indivíduo e compartilhado com os outros membros da organização; é um conhecimento aprendido num contexto social específico.

    Fonte: Texto - APRENDIZAGEM E GESTÃO DO CONHECIMENTO NUM CONTEXTO DE TRANSFORMAÇÕES