\tProva: FCC - 2011 - TRT - 23ª REGIÃO (MT) - Analista Judiciário - Psicologia\t
\t\tDisciplina: Gestão de Pessoas | Assuntos: Motivação; \"Carregando
\t
\t\t 
\t
\t\t 
\t
\t\t 
\t
\t\t
\t

\t\tW. C. Schutz afirma que os grupos humanos têm três necessidades interpessoais básicas, a saber: inclusão, con- trole e afeição. A necessidade de controle é marcada

\t
\t\t

\t\t\t 

\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t\t
"},{"@type":"Answer","text":"

nunca vou entender essa questão

"},{"@type":"Answer","text":"

Will Schutz, psicólogo americano e grande \r\ncolaborador de Kurt Lewin em estudos sobre o funcionamento interpessoal\r\n dos grupos, é um dos referenciais da MCDG, com a sua Teoria das \r\nNecessidades Interpessoais, ao destacar a existência de três dimensões \r\nde necessidades interpessoais que caracterizam as fases de \r\ndesenvolvimento grupal: Inclusão, Controle e Abertura.\r\n

INCLUSÃO –\r\n sempre que um novo grupo se forma, cada membro desse grupo precisa \r\nsentir-se aceito, integrado e valorizado por aqueles aos quais se \r\njunta. Cada um procura o seu lugar, tentando estabelecer os limites de \r\nsua participação no grupo – o que vai dar de si, como se mostrará, qual\r\n o seu papel.

\r\n

CONTROLE\r\n – após sentirem-se incluídos e parte do grupo, surgem questões de \r\ncontrole que incluem tomadas de decisão, compartilhamento de \r\nresponsabilidades e distribuição do poder. É  a fase do jogo de forças,\r\n competições por liderança, onde cada um busca atingir um lugar \r\nsatisfatório às suas necessidades de controle e influência.

\r\n

ABERTURA / AFEIÇÃO\r\n – corresponde ao momento em que os temas afetivos ganham destaque e \r\nos elementos do grupo buscam tornarem-se emocionalmente integrados, \r\ncomeçando a expressar abertamente suas emoções e sentimentos.

Trabalhar com grupos, de forma construtiva, permite ao facilitador \r\nconduzir seus participantes a uma passagem positiva por essas três \r\nfases, oportunizando-lhes aumento de confiança em si e nos outros, pela\r\n satisfação de suas necessidades interpessoais, de forma correta e \r\napropriada, utilizando-se de técnicas de grupo que favoreçam a \r\ninclusão, o controle e a abertura dos participantes.


Fonte: http://www.abpp.com.br/artigos/68.htm

\r\n"},{"@type":"Answer","text":"

Simone, sou formada na área e gosto dos livros desses autores e professores: Andreia Ribas, Cristiane Duran,Rodrigo Rennó,Giovanna Carranza,Robbins, Chiavenato,Maximiano e Pontes.

\n"},{"@type":"Answer","text":"

Pergunta ambigua. Reconhecimento de qual fase : controle ou afeição ???

\r\n"},{"@type":"Answer","text":"

Matéria que eu mais odeio nessa vida. 

\r\n"},{"@type":"Answer","text":"

cadÊ os professores do Q.C que não querem comentar :@

\r\n"},{"@type":"Answer","text":"Isso é um schuts no saco ."},{"@type":"Answer","text":"

Luíla nem adianta pedir comentário de professor do QC, pois, a professora de adminstração geral do site é péssima! Se não achar um bom comentário já era  rsrsr

\r\n"},{"@type":"Answer","text":"

Questão de Psicologia eu nem perco tempo respondendo.

\r\n\r\n

A banca sempre desenterra uma teoria lá da pqp que ninguém nunca ouviu falar.

\r\n"}] } }

SóProvas


ID
698728
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

W. C. Schutz afirma que os grupos humanos tem três necessidades interpessoais básicas, a saber: inclusão, controle e afeição. A necessidade de afeição revela-se depois da fase de controle. É a fase do reconhecimento de

Alternativas
Comentários
  •  A necessidade de inclusão releva-se na fase inicial de formação do grupo. É como se fosse um a fase de exploração do terreno, na qual a pessoa busca encontrar sua posição no grupo. Será aceita? Ficará à margem? Terá o sentimento de “pertencimento”? Nessa fase, as idéias estão imprecisas e o senso de propósito não é ainda compartilhado.

    A necessidade de controle apresenta-se depois da fase de inclusão. É marcada por jogos de poder. É a queda de braços simbólica, às vezes o choque de lideranças.

    A necessidade de afeição revela-se depois da fase de controle, com trocas afetivas, comunicação verbal e não-verbal, manifestações de carinho e hostilidade, de harmonia e de tensão, de alegria e de tristeza. É a fase do conhecimento de diferenças. Para Schutz, "a) nem sempre as fases aqui apresentadas acontece; b) a seqüencia das fases pode repetir-se e c) o que une as pessoas no grupo é o abraço psicológico." Um “abraço psicológico” requer aprendizagem anterior: a de lidar com diferenças.

  •  Schutz  e  sua teoria das “necessidades interpessoais”. Com este conceito Schutz pretende especificar o seguinte: os menbros de um grupo não consentem em integrar-se senão a partir do momento em que certas necessidades são fundamentais porque todo ser humano, que se reúne em um grupo qualquer, as experimenta ainda que em graus diversos. Por outro lado, estas necessidades, segundo ele, são interpessoais no sentido de que somente em grupo e pelo grupo elas podem ser satisfeitas adequadamente.
    Schutz identificou três necessidades interpessoais. Estas: a necessidade de inclusão, a necessidade de controle e a necessidade de afeição.

    * Necessidade de inclusão
     como a necessidade que experimenta todo membro novo de um grupo em se perceber e em se sentir aceito, integrado, valorizado totalmente por aqueles aos quais se junta.
    * Necessidade de controle consiste, para cada membro, em se definir para si mesmo suas próprias responsabilidades no grupo e também as de cada um que com ele forma o grupo. È a necessidade que experimenta cada novo membro de se sentir totalmente responsável por aquilo que constitui o grupo: suas estruturas, suas atividades, seus objetivos, seu crescimento, seus progressos.
    *Necessidade de afeição é o secreto desejo de todo individuo em grupo de ser percebido como insubstituível no grupo: cada um procura recolher sinais concludentes ou convergentes de que os outros membros não poderiam imaginar o grupo sem ele.

    FONTE:COMUNICAÇAO HUMANA E RELAÇOES INTERPESSOAIS
    por:Cássia, Neto, Hohana e Vanessa.
  • Lidiane, eu acredito que seja difícil dizer exatamente se cai ou não, afinal de contas as bancas estão sempre inovando na intenção de saber quem está mais preparado.
    Eu acredito que seja melhor previnir, vale a pena dar uma estudadinha, afinal, as posições muitas vezes são disputadas por diferença de uma questão só, melhor fazer a diferença.
  • Obrigada, Caroline,
    Está matéria é muito chata e abstrata
    A FCC sempre inventa
  • concordo plenamente com lidiane
  • GABARITO C
  • Qual livro voltado para concursos vocês indicam?
  •  COMO GOSTAM DESSA MATÉRIA..AFFF
    Q111978 Imprimir Questão média

    O índice de acertos para essa questão está na faixa de 41% a 60%.
     
    Prova: FCC - 2011 - TRT - 23ª REGIÃO (MT) - Analista Judiciário - Psicologia
    Disciplina: Gestão de Pessoas | Assuntos: Motivação;
     
     
     

    W. C. Schutz afirma que os grupos humanos têm três necessidades interpessoais básicas, a saber: inclusão, con- trole e afeição. A necessidade de controle é marcada

     

    • a) pela busca da posição de cada participante no grupo.
    • b) por trocas afetivas permanentes.
    • c) por sutis jogos de poder.
    • d) pela manifestação de carinho e hostilidade.
    • e) pelo reconhecimento das diferenças individuais.
  • nunca vou entender essa questão

  • Will Schutz, psicólogo americano e grande colaborador de Kurt Lewin em estudos sobre o funcionamento interpessoal dos grupos, é um dos referenciais da MCDG, com a sua Teoria das Necessidades Interpessoais, ao destacar a existência de três dimensões de necessidades interpessoais que caracterizam as fases de desenvolvimento grupal: Inclusão, Controle e Abertura.

    INCLUSÃO – sempre que um novo grupo se forma, cada membro desse grupo precisa sentir-se aceito, integrado e valorizado por aqueles aos quais se junta. Cada um procura o seu lugar, tentando estabelecer os limites de sua participação no grupo – o que vai dar de si, como se mostrará, qual o seu papel.

    CONTROLE – após sentirem-se incluídos e parte do grupo, surgem questões de controle que incluem tomadas de decisão, compartilhamento de responsabilidades e distribuição do poder. É  a fase do jogo de forças, competições por liderança, onde cada um busca atingir um lugar satisfatório às suas necessidades de controle e influência.

    ABERTURA / AFEIÇÃO – corresponde ao momento em que os temas afetivos ganham destaque e os elementos do grupo buscam tornarem-se emocionalmente integrados, começando a expressar abertamente suas emoções e sentimentos.

    Trabalhar com grupos, de forma construtiva, permite ao facilitador conduzir seus participantes a uma passagem positiva por essas três fases, oportunizando-lhes aumento de confiança em si e nos outros, pela satisfação de suas necessidades interpessoais, de forma correta e apropriada, utilizando-se de técnicas de grupo que favoreçam a inclusão, o controle e a abertura dos participantes.


    Fonte: http://www.abpp.com.br/artigos/68.htm

  • Simone, sou formada na área e gosto dos livros desses autores e professores: Andreia Ribas, Cristiane Duran,Rodrigo Rennó,Giovanna Carranza,Robbins, Chiavenato,Maximiano e Pontes.

  • Pergunta ambigua. Reconhecimento de qual fase : controle ou afeição ???

  • Matéria que eu mais odeio nessa vida. 

  • cadÊ os professores do Q.C que não querem comentar :@

  • Isso é um schuts no saco .
  • Luíla nem adianta pedir comentário de professor do QC, pois, a professora de adminstração geral do site é péssima! Se não achar um bom comentário já era  rsrsr

  • Questão de Psicologia eu nem perco tempo respondendo.

    A banca sempre desenterra uma teoria lá da pqp que ninguém nunca ouviu falar.