SóProvas


ID
698764
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As informações a respeito do cargo a ser preenchido podem ser colhidas por meio de cinco maneiras distintas: descrição e análise do cargo; técnica dos incidentes críticos; requisição de pessoal; análise do cargo no mercado e hipótese de trabalho. A análise do cargo no mercado ocorre quando

Alternativas
Comentários
  • Obtenção de informações sobre o cargo:

    1) Descrição e análise do cargo: é o levantamento do conteúdo do cargo e dos requisitos que o cargo exige do ocupante(fatores de especificação).
    2) Aplicação da técnica dos incidentes críticos: consiste em os chefes diretos anotar sistemática e criteriosamente os fatos e comportamentos dos ocupantes do cargo considerado que produziram melhor ou pior desempenho no trabalho.
    3) Requisição de empregado: consiste em verificar os dados na requisição do empregado, que foram preenchidos pelo chefe direto e especificam os requisitos e as características que o candidato ao cargo deverá ter.
    4) Análise do cargo no mercado: se for um cargo novo, sobre o qual a empresa não tem nenhuma definição inicial, nem mesmo o chefe direto, pode-se verificar em empresas semelhantes cargos comparáveis, seu conteúdo, os requisitos e as características dos seus ocupantes.
    5) Hipótese de trabalho: se nenhuma das alternativas anteriores puder ser utilizada, pode ser empregada uma hipótese de trabalho, que é uma precisão aproximada do conteúdo do cargo e o que ele exige de seu ocupante (requisitos e características necessárias), como simulação inicial.


    Fonte: http://www.aedb.br/seget/artigos08/8_2008.pdf
  • Análise do cargo no mercado
     Quando a organização não dispõe da sinformações sobre os requisitos e características essenciais ao cargo a ser preenchido, por se tratar de algum cargo novo ou cujo conteúdo esteja fortemente atrelado ao desenvolvimento tecnológico, ela lança mão da pesquisa de mercado.
    Por outro lado, em um mundo em constante mudança os cargos também mudam e, muitas vezes, é preciso saber o que estão fazendo as outras organizações no mercado.
    Nesses casos, utilizam-se a pesquisa e análise de cargos comparáveis ou similares no mercado para colheita e obtenção de informações a respeito. O cargo comparado chama-se cargo representativo ou cargo de referência(benchmark job). Modernamente, as empresas estão fazendo benchmarking, isto é, comparando os seus cargos com a estrutura dos cargos das empresas bem sucedidas no mercado, no sentdo de desenhá-los melhor e adequá-los às novas demandas do mercado.

    Fonte: Chiavenato.
  • b) Requisição de empregado

    c) Requisição de empregado

    d) Análise do cargo no mercado

    e) Aplicação da técnica dos incidentes críticos

  • Esse assunto não é pra tá em treinamento e desenvolvimento

    e sim em Cargos.


  • Alternativa copiada do livro do chiavenato 2014

  • Gabarito: d. A pesquisa no mercado é feita quando se trata de cargos novos na empresa. O procedimento

    também pode ser entendido como benchmark job. Benchmarking é a comparação da estrutura da empresa

    com a estrutura de outras empresas bem-sucedidas, buscando conhecer as suas práticas e aperfeiçoá-las.
    (Andreia Ribas)

  • Pessoal tome cuidado com a diferença entre análise de cargo e análise de cargo no mercado. Esse assunto é visto, até agora pelos meus estudos, em duas ocasiões: análise de cargos e recrutamento/seleção.

    Análise de cargo tem haver com as capacidades do candidato a ocupar um determinado cargo. Já análise de cargo no mercado é quando existe uma vaga a ser preenchida em um determinado cargo e esse cargo é novo na organização e não se conhece as caracteristicas do candidato para preenchê-lo. Então é quase a mesma coisa a diferença está que a análise de mercado é mais especifica.

    RUMO A APROVAÇÃO/ NOMEAÇÃO.

  • LETRA D

     

    OUTRA QUESTÃO

     

    Q729499 Apesar de o cargo de coordenador que o diretor de produção procura já existir no mercado, a organização não dispõe de informações essenciais, pois se trata de uma área nova. Assim sendo, a melhor maneira de se obter os requisitos e as características sobre o cargo a ser preenchido, considerando Chiavenato (2004), é por meio de :  e) Análise de cargo no mercado.

  • Minha gente, é bom que o assunto não esteja dentro do conteúdo que você filtrou... assim, existe menos possiilidade de você correr pra marcar aquela alternativa que envolve seu tema escolhido. Na hora da prova, acima da questão que você vai resolver, não vai ter tema em negrito pra te ajudar não...

  • Acho que houve erro no gabarito.


    A análise do cargo no mercado ocorre quando:



    D a organização não dispõe de informações sobre os requisitos e características essenciais ao cargo a ser preenchido, por se tratar de algum cargo novo ou cujo conteúdo esteja fortemente atrelado ao desen- volvimento tecnológico, ela lança mão da pesquisa no mercado.


    O conceito de análise do cargo no mercado é outro!


    Análise do cargo no mercado: levantar informações sobre cargo existente no mercado.

    Hipóteses de trabalho: cargos novos e que não existem no mercado.

  • Questão abordando perfil psicográfico ou exigências do cargo.

    Alternativa A. Errado. Esse conceito se refere a requisição de pessoal. Constitui uma ordem de serviço que o gestor emite para solicitar um novo ocupante para determinado trabalho vago. A RP dispara o início do processo seletivo que irá trazer um novo colaborador para aquela posição.

    Alternativa B. Errado. Esse conceito está relacionado com descrição e análise de cargos. Constitui o levantamento dos aspectos intrínsecos (conteúdo do trabalho) e extrínsecos (fatores de especificações que retratam os requisitos que o trabalho exige do seu ocupante). Permitem informações sobre requisitos e características que o candidato deve possuir. Com essas informações, o processo de seleção pode concentrar-se na avaliação e comparação entre os requisitos exigidos e as características dos candidatos que se apresentam.

    Alternativa C. Errado. Esse é o conceito de competências requeridas pela empresa, servem como referência básica para comparar e avaliar as competências individuais oferecidas pelos candidatos.

    Alternativa D. Certo. A alternativa descreve corretamente a análise do cargo no mercado.

    Alternativa E. Errado. Esse conceito se refere a Técnica dos incidentes críticos, que consiste na anotação sistemática de desempenho excelente ou péssimo havido no trabalho. Os aspectos desejáveis (que melhoram o desempenho) ou indesejáveis (que pioram o desempenho) servem de base para comparação na investigação de futuros candidatos. É uma técnica subjetiva pelo fato de basear-se no arbítrio do gestor ou de sua equipe de trabalho, quando aponta as características desejáveis e indesejáveis do futuro ocupante. Constitui um excelente meio de colheita de dados a respeito de trabalhos cujo conteúdo depende basicamente de características pessoais que o futuro ocupante deve possuir para um desempenho bem-sucedido.

    Temos uma última ainda que é Hipótese de trabalho: caso nenhuma das alternativas anteriores possa ser utilizada para obter informações a respeito do trabalho a preencher, resta elaborar uma hipótese de trabalho: uma previsão do conteúdo do trabalho e sua exigibilidade em relação ao ocupante (requisitos e características) como uma simulação inicial. Trata-se de estabelecer hipóteses ou ideias a respeito do trabalho a preencher.

    Gabarito: D

  • A resposta correta é: a organização não dispõe de informações sobre os requisitos e características essenciais ao cargo a ser preenchido, por se tratar de algum cargo novo ou cujo conteúdo esteja fortemente atrelado ao desenvolvimento tecnológico, ela lança mão da pesquisa no mercado.