SóProvas


ID
699229
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A remoção temporária de um documento é assinalada, no arquivo, por meio de

Alternativas
Comentários
  • Empréstimo de Documentos
    Para se controlar melhor os documentos que saem do arquivo e para garantir a integridade do mesmo, é interessante que se adote um sistema de controle de empréstimo de documentos. Você pode criar um formulário de Requisição de documentos com os seguintes dados:
    .Identificação do Documento;
    .Classificação ou Pasta a qual ele pertence
    .O nome do requisitante e o Setor
    .Assinatura e datas de empréstimo e devolução
    Ou ainda
    Se o Empréstimo for da Pasta inteira sugerimos que se crie uma Guia Fora, que poderá ser uma Pasta (suspensa por exemplo) e queocupará o lugar da que saiu, colocando a requisição dentro dela. A Projeção da Pasta pode ser de cor diferente: vermelha que chama a atenção, por exemplo
    fonte
  • EMPRÉSTIMO OU CONSULTA Quando um documento é retirado do arquivo para empréstimo, consulta, fornecimento de informação ou juntada, usa-se o guia-fora em substituição ao documento retirado. Este guia-fora deve indicar quem retirou, data, setor ou, no caso de juntada, nº do processo da juntada.
    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAPvkAB/arquivologia
  • Opção C) - Uma "guia-fora" é uma ficha que tem como notação a palavra FORA e indica a ausência de uma pasta do arquivo. A guia fora é um indicador colocado no lugar de uma unidade de arquivamento ou item documental para assinalar a sua remoção temporária, ela indica a ausência de uma pasta do arquivo. Tem por objetivo facilitar o posteriorrearquivamento. Fontes: http://www.cid.unb.br/M452/M4522012.ASP?txtID_PRINCIPAL=1286 e http://www.pontodosconcursos.com.br/artigos2.asp?art=5340&prof=%20Professor%20Fernando%20Graeff&foto=fernando&disc=Auditoria%20Cont%E1bil%20e%20Auditoria%20Governamental 
  •           Guia-fora: Usa-se para facilitar o rearquivamento e possibilita a cobrança das pastas não devolvidas no prazo estipulado.

    Fonte: Arquivo Teoria e Prática. Marilena Leite Paes.
  • Quando ocorre o empréstimo de documentos do acervo, o profissional responsável pelo arquivamento e desarquivamento deve utilizar a guia-fora para indicar a retirado do documento.
    Gabarito C.
  • GUIA-FORA é um documento que auxilia o arquivo na hipótese de remoção temporária de um documento (empréstimo). Ao ser retirado um documento  de  uma pasta, em seu lugar será colocada uma GUIA-FORA, que conterá as informações necessárias ao rastreamento do documento, como a data de retirada, a identificação da pessoa que o retirou etc.
  •  a) jaqueta.

    jaqueta Invólucro de plástico ou material similar, contendo um ou mais bolsos, nos quais se inserem microformas.

     b) microficha.

    microficha Microforma em filme(1), cujas imagens ou fotogramas são dispostos em linhas paralelas ou colunas.

     c) guia-fora.

    guia-fora Indicador colocado no lugar de uma unidade de arquivamento ouitem documental para assinalar sua remoção temporária. Também referido como fantasma ou ficha-fantasma

     d) etiqueta.

    etiqueta Rótulo afixado sobre as unidades de arquivamento e/ou seu invólucro, contendo o informações que permitem sua identificação.

     e) clipe.

    Clipe é a uma pequena peça de metal ou plástico que serve para prender folhas de papel.

  • A remoção temporária de um documento do seu invólucro deve ser assinalada na guia-fora.

    Essa anotação tem o objetivo de informar ao usuário a atual localização do documento, bem como evitar a perda de informação por falta de peças no conjunto.

    Portanto está correta a alternativa de letra "C".
  • Ou Ficha-fantasma

    Ou Fantasma

  • por meio da guia-fora, que é exatamente como um elemento sinalizador de que algo foi retirado daquele local.

    Resposta: C