Com a introdução do Serial ATA, o barramento SCSI perdeu grande parte de seus atrativos, já que o SATA oferece uma grande parte das vantagens que antes eram atribuídas ao SCSI e, ao mesmo tempo, oferece um sistema de cabeamento mais simples.
Para preencher a lacuna, surgiu o SAS (Serial Attached SCSI), um barramento serial, muito similar ao SATA em diversos aspectos, que adiciona várias possibilidades interessantes voltadas para o uso em servidores. Ele preserva o mesmo conjunto de comandos e é por isso compatível a nível de software. Não estou falando aqui do Windows e de programas como os que utilizamos em desktops, mas sim de aplicativos personalizados, complexos e caros, utilizados em grandes servidores.
Assim como o SCSI conviveu com o padrão IDE por mais de duas décadas, o SAS está destinado a concorrer com o SATA, com cada um entrincheirado em seu respectivo nicho: o SATA nos micros domésticos e servidores de baixo custo e o SAS em servidores maiores e estações de trabalho.
http://www.hardware.com.br/termos/sas
Gabarito Letra A
SAS (Serial Attached SCSI), ou SCSI com Serial Anexado. Esse modelo, assim como o SATA, é uma evolução do SCSI, que antes utilizava comunicação paralela, e agora utiliza um tipo de transferência serial.
Ele foi inspirado no SATA e por isso mantém uma grande compatibilidade com esse modelo de armazenamento. O diferencial encontrado nos dispositivos SAS é a ligação dos HDs com extensores a uma única porta SAS.
"ESTUDE HOJE PARA VENCER AMANHÃ"