SóProvas


ID
703609
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Tendo em vista que, de acordo com o seu conceito, as ecocidades
visam diminuir os efeitos adversos que os aglomerados urbanos
exercem sobre o meio ambiente e propõem como diretriz o
incentivo ao uso de sistemas de baixo impacto ambiental, julgue os
itens que se seguem.

Nos sistemas de reaproveitamento de água pluvial, o freio d’água deve ser instalado no interior da cisterna, no final da tubulação de entrada de água da chuva, para reduzir a velocidade de chegada da água, evitando o turbilhonamento e a suspensão de sólidos depositados no fundo da cisterna.

Alternativas
Comentários
  • O princípio é captar água de chuva antes que chegue no solo ou locais com trânsito de pessoas, animais e veículos, para evitar sua contaminação e o uso de equipamentos mais complexos.
    Simples, eficiente, confiável e automático, o sistema economiza água e dinheiro, bem como enfrenta problemas trazidos pela urbanização, como o risco de desabastecimento, racionamento, e ameniza os efeitos da impermeabilização do solo, como enchentes e inundações.

    USOS
    • Alimentação de bacias sanitárias e mictórios
    • Irrigação de jardins, pomares e outros cultivos
    • Limpeza de pavimentos, paredes, pátios, peças e equipamentos industriais e veículos
    • Reserva de incêndio
    • Ar condicionado central ou sistemas de resfriamento
    • Espelhos e fontes d`água
    • Recarga de aquíferos
    FUNCIONAMENTO
    1. O sistema prevê a utilização do TELHADO eCALHAS como captadores da água de chuva, que é dirigida para um FILTRO, autolimpante que remove detritos, e levada para uma CISTERNA (reservatório de água subterrâneo ou externo).
    2. Para evitar que a sedimentação do fundo da  cisternas e misture com a água, esta é canalizada até o fundo, e por meio de um FREIO D`ÁGUA ela brota para cima sem causar turbulência na base. Estocada ao abrigo da luz e do calor, a água armazenada se mantém livre de bactérias e algas durante um longo período, diversos meses.
    3. Outra parte do sistema, o CONJUNTO FLUTUANTE (mangueira, bóia, filtro e válvula de retenção e conector) preso à bomba submersa ou tubo de tomada de água, suga a água logo abaixo da lâmina d`água, local onde ela é mais limpa, aumentando a vida útil da bomba e de todo o sistema.
    4. Para escoar a água excedente, usa-se na cisterna o SIFÃO-LADRÃO, que elimina particulados flutuando e evita entrada de odores, insetos e roedores.
    5. Uma BOMBA de recalque ou pressurizadora alimenta os pontos de consumo (caixa d`água não potável e/ou torneiras externas de uso restrito), e o KIT DE REALIMENTAÇÃO abastece a cisterna ou a caixa de água não potável elevada automaticamente em caso de consumo acima da capacidade ou estiagem.
    6. O sistema pode ser aplicado tanto em residências em construção, com rede hidráulica separada da rede de água potável da rua, e incluir o uso em descarga de banheiros e torneiras externas, como em casas já construídas. Não sendo possível mexer nas instalações existentes, é possível aproveitar a água de chuva externamente, para jardins, limpeza de pisos e calçadas, lavar carros, entre outros usos.


    Fonte: adaptação do site  http://www.ecocasa.com.br/produtos.asp?it=1212