SóProvas


ID
703780
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação aos sistemas e redes de arquivo, julgue os próximos itens.

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPE/PI) integra o Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo (SIGA), razão por que deve seguir suas orientações no que se refere à gestão de documentos

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão é associar o Ministério Público do Estado do Piauí com o Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo (SIGA). Na verdade o SIGA é órgão da Administração Pública Federal. Então, o MPE-PI deve seguir as regras da Lei do Estado do Piauí.

    Lei 8.159

    Art. 17. A administração da documentação pública ou de caráter público compete às instituições arquivísticas federais, estaduais, do Distrito Federal e municipais.

    Art. 21. Legislação estadual, do Distrito Federal e municipal definirá os critérios de organização e vinculação dos arquivos estaduais e municipais, bem como a gestão e o acesso aos documentos, observado o disposto na Constituição Federal e nesta lei.
  • Gabarito: ERRADA!
    Apenas complementando o comentário acima:
    O fundamento da questão é o Decreto 4.915/03, que "Dispõe sobre o Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo - SIGA, da administração pública federal, e dá outras providências".
    Dec. 4.915/03, art. 1o  Ficam organizadas sob a forma de sistema, com a denominação de Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo - SIGA, as atividades de gestão de documentos no âmbito dos órgãos e entidades da administração pública FEDERAL.

  • SIGA --> Apenas Administração Pública Federal

    SINAR --> Todos os Poderes em todas as Esferas

  • SINAR - orgão central é o CONARQ

    Sinar é CONE

    SIGA somente poder executivo federal.

    Bizu da professora Marilia

  • Fiquei na dúvida se fosse o Ministério Público Federal e ao pesquisar, a resposta, pelo menos na teoria, é que o MPU não vai seguir orientações do SIGA já que: Ministério Público Federal, a, não faz parte de nenhum dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e tem independência funcional assegurada pela Constituição Federal.