SóProvas


ID
703837
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito da produção de documentos arquivísticos, julgue o próximo item.

A produção de documentos é uma das funções arquivísticas propostas por estudiosos canadenses, assim como a classificação, a avaliação, a descrição, a aquisição, a conservação ou preservação, e a difusão.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA CERTA.

    A partir dos anos 1980, os especialistas canadenses Jean Ives Rousseau e Carol Couture apresentam a visão da Arquivística Integrada, sobre a qual afirmam que o arquivo deve ser considerado e tratado desde a produção, nos arquivos correntes, até a eliminação ou guarda permanente. Esta visão fornece mais segurança ao profissional dos arquivos, pois ela congrega as demais visões apresentadas ao longo dos anos e garante integridade à gestão documental. Os arquivos são considerados como sistemas de informação integrados, com ênfase no conhecimento arquivístico sistematizado e na normalização do acesso à informação contida nos documentos.


    Fonte: Prof. Roselene (Estratégia Concursos)
  • Aquisição?...
  • Concordo com o questionamento de Marcelo, sobre a expressão "aquisição"!

    Se alguém puder sanar essa dúvida, por favor nos esclareça.

    Grato.
  • Um órgão, depois de receber uma correspondecia externa (forma de aquisição de documento) passa a integra-lo em sua propria produção de documentos depois de protocolá-lo, distribuí-lo e arquivá-lo.
  • Prezado Daniel,

    Obrigado pelo esclarecimento.

    Fé na Missão e Boa Sorte.
  • Os arquivistas canadenses, Jean-Yves e Carol Couture, dividiram a gestão de documentos  que compreende 3 fases: a produção, a tramitação, a avaliação e destinação  em 7 funções: criação, avaliação, aquisição, conservação, classificação, descrição e difusão.
  • Sou formada em arquivologia e to confusa viu!

    o arquivista não é responsável pela produção e sim pelo acompanhamento dessa produção. O arquivo pode produzir documentos? sim! fato! mas não é função primordial do fazer arquivístico.

    os documentos eles são transferidos e/ou recolhidos ao arquivo, não há aquisição de documentos. Acredito aí que esteja ocorrendo um erro de
    tradução. Até por que os documentos provenientes das relações entre instituições, passa a integrar a instituição ao qual o documento foi destinado. 

    não vejo aquisição em momento algum dentro da arquivística. Meio estranho, só se mudou e eu não fiquei sabendo! =/
  • Leila, vou tentar te ajudar...
    Quando a questão fala das funções arquivísticas, ela se refere à Gestão de Documentos, que compreende 03 fases:
    1) produção de documentos (aqui entram as diretrizes para a produção mais eficiente e responsável, como: evitar duplicação e cópias desnecessárias, produzir somente documentos essenciais etc.);
    2) utilização;
    3) avaliação e destinação.
    Ainda dentro do conceito de Gestão de Documentos, entram as 07 funções já citadas, que são: criação, AQUISIÇÃO, avaliação, conservação, classificação, descrição e comunicação (ou difusão).
    Quanto à AQUISIÇÃO, precisamos dissociá-la do conceito de compra (pois sabemos que os documentos de arquivo não são comprados). O ato de um órgão público receber um documento de uma instituição ou pessoa externa, no exercício de suas atividades, é uma forma de aquisição de documentos. 
    Espero ter ajudado! ;)
  • Aquisição seria o recebimento de documentos, entendo que  os fundos são criados  exatamente com a junção de arquivos criados ou recebidos.

  • A aquisição se refere a transferência e/ou recolhimento dos documentos.
  • As funções arquivísticas foram propostas pelos estudiosos canadenses Jean-Yves Rousseau e Carol Couture, em seu livro "Os Fundamentos da Disciplina Arquivística", e são as descritas no item.

    Portanto o item está correto.
  • Pessoal, muito cuidado com a função aquisição.

     

    Normalmente, os documentos são produzidos e recebidos, passando a fazer parte do acervo da instituição. No entanto, pode-se criar uma política de incorporação de documentos na qual todas as formas de entradas de documentos indicadas no Dicionário Brasileiro de Terminologia arquivística são aceitas, INCLUSIVE A COMPRA.  

     

    Vejam quantas formas de aquisição/entrada são admitidas caso hava uma política de incorporação de documentos:

    Entrada de documentos: Ingresso de documentos em arquivo(2), seja por comodato, compra, custódia, dação, depósito(2), doação, empréstimo, legado, permuta, recolhimento, reintegração(1) ou transferência. Ver também registro de entrada de documentos. 2 Ingresso de documentos em arquivo corrente(2) através do protocolo. (ARQUIVO NACIONAL, 2005)

     

    Portanto, temos duas situações diferentes:

     

    1. Inserção de documentos dentro de uma política de incorporação. (permitida as várias formas de entrada de documentos citadas)

    2. Inserção de documentos naturalmente, no decorrer das atividades da instituição.

     

    Estou falando isso porque já perdi as contas de quantas vezes vi comentários falando que compra, doação, permuta e diversas outras formas de entrada não são tipos de aquisição. Isso está incorreto. Depende de qual ótica o examinador está partindo. Se falou em política de incorporação, cuidado! Pare e lembre das opções elencadas pelo Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística.

    Questão para ilustrar:

    (CESPE) Compra e doação são formas de aquisição de documentos no âmbito de uma política institucional de incorporação. CERTO!

  • De acordo com Rosseau e Couture são 7 as funções arquivísticas:

    1- Criação

    2- Avaliação

    3- Aquisição

    4- Conservação

    5- Classificação

    6- Descrição

    7- Difusão

    Eu errei pois na questão o examinador usou a palavra "produção" no lugar de criação. Passando rápido eu só pensei que não era e pronto, errei.

    Mas ai puxei da memória e percebi que já vi o cespe utilizar em outras questões os termos produção e criação como sinônimos.

    Então anotado para nunca mais errar :D