RESPOSTA CERTA.
A partir dos anos 1980, os especialistas canadenses Jean Ives Rousseau e Carol Couture apresentam a visão da Arquivística Integrada, sobre a qual afirmam que o arquivo deve ser considerado e tratado desde a produção, nos arquivos correntes, até a eliminação ou guarda permanente. Esta visão fornece mais segurança ao profissional dos arquivos, pois ela congrega as demais visões apresentadas ao longo dos anos e garante integridade à gestão documental. Os arquivos são considerados como sistemas de informação integrados, com ênfase no conhecimento arquivístico sistematizado e na normalização do acesso à informação contida nos documentos.
Fonte: Prof. Roselene (Estratégia Concursos)
Pessoal, muito cuidado com a função aquisição.
Normalmente, os documentos são produzidos e recebidos, passando a fazer parte do acervo da instituição. No entanto, pode-se criar uma política de incorporação de documentos na qual todas as formas de entradas de documentos indicadas no Dicionário Brasileiro de Terminologia arquivística são aceitas, INCLUSIVE A COMPRA.
Vejam quantas formas de aquisição/entrada são admitidas caso hava uma política de incorporação de documentos:
Entrada de documentos: Ingresso de documentos em arquivo(2), seja por comodato, compra, custódia, dação, depósito(2), doação, empréstimo, legado, permuta, recolhimento, reintegração(1) ou transferência. Ver também registro de entrada de documentos. 2 Ingresso de documentos em arquivo corrente(2) através do protocolo. (ARQUIVO NACIONAL, 2005)
Portanto, temos duas situações diferentes:
1. Inserção de documentos dentro de uma política de incorporação. (permitida as várias formas de entrada de documentos citadas)
2. Inserção de documentos naturalmente, no decorrer das atividades da instituição.
Estou falando isso porque já perdi as contas de quantas vezes vi comentários falando que compra, doação, permuta e diversas outras formas de entrada não são tipos de aquisição. Isso está incorreto. Depende de qual ótica o examinador está partindo. Se falou em política de incorporação, cuidado! Pare e lembre das opções elencadas pelo Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística.
Questão para ilustrar:
(CESPE) Compra e doação são formas de aquisição de documentos no âmbito de uma política institucional de incorporação. CERTO!