SóProvas


ID
703882
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerando a descrição de documentos, julgue os próximos itens.

O estudo de usuários é dispensável para a descrição de documentos, uma vez que um dos principais objetivos da descrição é fornecer informações a todos os tipos de usuários, sem a preocupação de atender às demandas de um público específico.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado.

    O estudo de usuários é dispensável para a descrição de documentos, uma vez que um dos principais objetivos da descrição é fornecer informações a todos os tipos de usuários, sem a preocupação de atender às demandas de um público específico.

    Importância dos Arquivos: centro vital de informação, veículo de comunicação;segurança para defesa de direitos; apoio para tomada de decisões; Finalidade: servir à administração. Servindo à administração, está constituindoa base do conhecimento da História.

    objetivo é a organização e o acesso à informação.


    • ARQUIVO: a acumulação ordenada dos documentos, em sua maioria textuais, criados por uma instituição/pessoa, no curso de suas atividades, e  preservados para a consecução dos objetivos, visando à utilidade que poderão servir no futuro. Sua finalidade á FUNCIONAL.

    Sendo a finalidade funcional, sendo base para garantia de direitos (defesa de pessoa certa/determinada) e para o apoio da tomada de decisões, como pode não se preocupar com as demandas de um público específico?

    Espero ter ajudado.
  • Apenas para complementar, o arquivo possui, sim, um público específico: administradores (produtores dos documentos) e pesquisadores. Por tal razão, inclusive, a sua finalidade - como bem disse o colega - é funcional.
    A biblioteca é o centro de documentação que não se preocupa com um público específico pois a sua finalidade é cultural, de instrução e educativa. A biblioteca é órgão colecionador e seu público é formado pelo pesquisador, estudante e o cidadão comum.
  • Para exemplificar melhor como o usuário do documento é importante:
    Imagine uma grande empresa onde existam vários gerentes, entre eles o gerente de engenharia de máquinas e o gerente de vendas. Agora imagine um documento desse setor de máquinas: ele será muito complexo, com vários cálculos, fórmulas, etc. Como é que um gerente de vendas conseguirá interpretar um documento deste? Ele dificilmente conseguirá, pois não é a área de atuação dele. Portanto, podemos entender que o documento não precisa, necessariamente, fornecer informações a todos os tipos de usuários, mas precisa, principalmente, fornecer informações para os gestores que necessitam delas para tomar suas decisões. Mas, é lógico, que existem documentos que dever estar acessíveis a vários tipos de usuários e setores da empresa, principalmente os documentos mais importantes, que são decisivos para os planos estratégios e tomada de decisões dos órgãos de cúpula.
  • O estudo de usuários é dispensável para a descrição de documentos, uma vez que um dos principais objetivos da descrição é fornecer informações a todos os tipos de usuários, sem a preocupação de atender às demandas de um público específico. ERRADA


  • Estudo de usuários é um tipo de avaliação que ocorre em centros de informação, tendo se intensificado a partir da segunda metade da década de 1940. FIGUEIREDO (1979, p.79) relata que nas conferências internacionais de 1948 e 1958 foram apresentados inúmeros trabalhos sobre estudos de usuários.
    Segundo a referida autora, estudos de usuários são investigações para se saber o que os indivíduos precisam em matéria de informação ou para saber se as necessidades de informação dos usuários estão sendo satisfeitas adequadamente.
    Através desses estudos, verifica-se por que, como e para que fins a informação é utilizada, e quais fatores afetam tal uso. Estudos de usuário ajudam na previsão da demanda e/ou da mudança de demanda por produtos e serviços, permitindo que sejam melhor alocados os recursos disponíveis.(...)

    (...) PUGH apud KURTZ (1990, p.44), ressalta que os instrumentos de pesquisa produzidos pelos arquivistas são difíceis de usar e ignorados pelos usuários. Esse autor critica e reforça a função de mediador, do arquivista, entre o usuário e o sistema durante a pesquisa. Para ele, os arquivistas são treinados para avaliar documentos não levando em conta a maneira como os documentos são usados e por quem são usados, assim ele reforça a idéia dos estudos de usuários fazerem parte do programa do arquivo.
    KURTZ (1990, p.43), aponta algumas razões para um sistema de avaliação contínua do uso de arquivos:

    • As impressões do usuário sobre o sistema fornecem dados importantes pra justificar programas;
    • Os usuários fornecem informações que são valiosas nas operações de avaliação, arranjo e descrição;
    • Os estudos de usuário fornecem informações para os propósitos administrativos, como pessoal, utilização de espaços e localização no depósito;
    • Os estudos de usuário provêem benefícios indiretos como melhor atendimento da pesquisa, que pode envolver o pessoal do arquivo e tornar-se parte de operações futuras.

    FONTE: http://rabci.org/rabci/node/27

  • Errado. Outra questão que pode ajudar:

    Q184341 - ABIN 2010

    O estudo de usuários em arquivos, apesar de não ser usual, é fundamental para se compreender os perfis dos usuários e das pesquisas por eles realizadas. (gab: certo)