O estudo de usuários é dispensável para a descrição de documentos, uma vez que um dos principais objetivos da descrição é fornecer informações a todos os tipos de usuários, sem a preocupação de atender às demandas de um público específico. ERRADA
Estudo de usuários é um tipo de avaliação que ocorre em centros de informação, tendo se intensificado a partir da segunda metade da década de 1940. FIGUEIREDO (1979, p.79) relata que nas conferências internacionais de 1948 e 1958 foram apresentados inúmeros trabalhos sobre estudos de usuários.
Segundo a referida autora, estudos de usuários são investigações para se saber o que os indivíduos precisam em matéria de informação ou para saber se as necessidades de informação dos usuários estão sendo satisfeitas adequadamente.
Através desses estudos, verifica-se por que, como e para que fins a informação é utilizada, e quais fatores afetam tal uso. Estudos de usuário ajudam na previsão da demanda e/ou da mudança de demanda por produtos e serviços, permitindo que sejam melhor alocados os recursos disponíveis.(...)
(...) PUGH apud KURTZ (1990, p.44), ressalta que os instrumentos de pesquisa produzidos pelos arquivistas são difíceis de usar e ignorados pelos usuários. Esse autor critica e reforça a função de mediador, do arquivista, entre o usuário e o sistema durante a pesquisa. Para ele, os arquivistas são treinados para avaliar documentos não levando em conta a maneira como os documentos são usados e por quem são usados, assim ele reforça a idéia dos estudos de usuários fazerem parte do programa do arquivo.
KURTZ (1990, p.43), aponta algumas razões para um sistema de avaliação contínua do uso de arquivos:• As impressões do usuário sobre o sistema fornecem dados importantes pra justificar programas;
• Os usuários fornecem informações que são valiosas nas operações de avaliação, arranjo e descrição;
• Os estudos de usuário fornecem informações para os propósitos administrativos, como pessoal, utilização de espaços e localização no depósito;
• Os estudos de usuário provêem benefícios indiretos como melhor atendimento da pesquisa, que pode envolver o pessoal do arquivo e tornar-se parte de operações futuras.
FONTE: http://rabci.org/rabci/node/27