SóProvas


ID
703885
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerando a descrição de documentos, julgue os próximos itens.

Embora possa abranger todo elemento de informação de um documento, independentemente do estágio de gestão no qual esse documento esteja, a descrição é uma atividade típica dos arquivos permanentes.

Alternativas
Comentários
  • NOBRADE - Norma brasileira de descrição arquivística

    Esta norma estabelece diretivas para a descrição no Brasil de documentos arquivísticos, compatíveis com as normas internacionais em vigor ISAD (G) e ISAAR (CPF), e tem em vista facilitar o acesso e o intercâmbio de informações em âmbito nacional e internacional. Embora voltada preferencialmente para a descrição de documentos em fase permanente, pode também ser aplicada à descrição em fases corrente e intermediária.

  • São atividades dos arquivos permanentes:

    Arranjo
    Descrição
    Publicação
    Conservação
    Referência

    Decorei assim:

    A DP  CORRE


    DP- sempre me lembra departamento de policia, logo, o bandido sempre "corre" do DP.


    Eu mesmo inventei, para min resolveu.
  • Descrição documental: 

    Para que os pesquisadores e demais usuários encontrem os documentos  de seu interesse, é necessário uma descrição documental muito bem organizada. A descrição basea-se numa gama de procedimentos técnicos, levando em consideração os aspectos formais dos documentos, além do conteúdo.

    Então, inicia-se o processo de pesquisa, através dos instrumentos de pesquisa previamente elaborados, portanto, com a descrição do acervo documental, a classificação tende a obter melhores resultados.

    Os instrumentos de pesquisa ligados à descrição são: inventários, guias, catálogos, etc, os quais detalham os documentos e indicam seu contexto, direcionando o pesquisador. Ainda que, típica dos arquivos permanentes, a descrição pode ser feita nos arquivos intermediários ou correntes. 

     

  • Há uma questão mais recente que o CESPE considera que a DESCRIÇÃO é exclusiva da fase permanente. ¬¬

  • CERTO

    CESPE/STJ/2015 - A descrição de documentos de arquivo não é uma atividade exclusiva dos arquivos permanentes. Ela pode acontecer em qualquer uma das fases. CERTO

    CESPE/TJ-AM/2019 - A descrição de documentos é uma atividade realizada necessariamente na fase permanente dos arquivos. ERRADA